Meu sistema nao inicializa!

Boa tarde, comunidade!

De antemão, gostaria de avisar que não instalei o layout de meu teclado, por isso não tera acentos, mil desculpas, mas estou tendo alguns problemas que detalharei adiante. Por isso peco humildemente que façam um pouco de esforços para entender meu problema.

Ha um tempo atrás eu tinha dois sistemas instalados, o Linux Mint e o Windows 10 Home, estava usando tranquilamente os dois S.O. no meu computador, porem me veio a ideia de deixar somente o Windows 10 Home no meu computador e por isso realizei um procedimento para remover o Linux Mint do meu computador (na qual, não deu muito certo).

Segui exatamente o seguinte tutorial https://www.baboo.com.br/windows/como-remover-sistemas-em-dual-boot-2/

Acontece que quando eu realizei os passos citados nesse tutorial, ao reiniciar minha maquina eu não tive acesso a mais nada! Não conseguia inicializar o meu Windows e por isso tive que formatar para restaurar novamente, digamos que, a entrada de inicialização do Windows.

Agora eu formatei meu disco e instalei o Linux Mint novamente, desta vez sera definitivo! Porem o problema acontece quando eu não consigo inicializar o Linux Mint de forma independente, preciso iniciar o S.O. a partir do PenDrive que utilizei para instalá-lo (por isso não instalei o layout do meu teclado para escrever corretamente, desculpas!). E como se não tivessem reconhecendo meu sistema, não sei! Ainda sou iniciante nessa área de Dual Boot, Boot manager, por isso eu gostaria de uma ajuda para restaurar novamente as configurações padrões de minha maquina, de forma com que meu sistema inicialize. Espero que tenha ficado claro o problema, qualquer coisa mais detalhes!

Obs. Ele esta instalado em meu HDD, porem ele não e inicializado. No Windows ele tinha um recurso de Windows Boot Manager o que contornava esse problema.

Agradeço a atenção e compreensão e aguardo pacientemente uma resposta para resolução do problema. Obrigado!

talvez vc tenha instalado o GRUB no pendrive por engano durante a instalação, mostre o retorno dos comandos:

sudo fdisk -l
lsblk
sudo blkid

e nos informe a mensagem de erro quando liga sem o pendrive

1 curtida

Creio que nao.

Ele nao da nenhum erro, ele so nao da boot no meu HDD, na qual esta instalado o Linux Mint.

Acredito que foi porque eu removi aquelas entradas no EasyBCD, por isso ele nao esta mais dando boot no meu HDD, por isso quero saber como configurar para minha maquina dar boot novamente no meu HDD, pois o sistema ta la e ele nao e iniciado!

tenta isso:

sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair
sudo apt-get update
sudo apt-get install -y boot-repair

e abra o programa como root:
sudo boot-repair

1 curtida

O que faco no programa apos inicializa-lo?

Clica em “Recommended Repair”

1 curtida

Deu certo! Porém ele está mostrando no início o menu do GNU GRUB, como faço para tirá-lo? Para ter uma inicialização limpa?

Não acho necessário este menu já que não tenho um outro sistema instalado!

De imediato, agradeço imensamente o auxílio!

Gostaria de saber também se das próximas vezes que eu tiver que instalar um novo sistema/distro eu terei novamente esses problemas, esse reparo concertou de vez esse problema?

1- Abra o arquivo de configuração do grub como root com o seu editor de texto(gedit, mousepad, leafpad, sublimeText, etc):
sudo mousepad /etc/default/grub

2- troque:
#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT = 0
por
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT = 0
(só remover o ‘#’)

3- acrescente
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET = true

4- onde ta
GRUB_TIMEOUT=10
mude para
GRUB_TIMEOUT=0

5- acrescente
GRUB_DISABLE_OS_PROBER=true

fica parecido com isso (essa é só uma parte):

GRUB_DEFAULT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
GRUB_TIMEOUT=0
GRUB_DISABLE_OS_PROBER=true
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”quiet splash”
GRUB_CMDLINE_LINUX=””

salve e feche o arquivo

e atualize esta configuração com o comando:
sudo update-grub

Eu pessoalmente não recomendaria remover o GRUB (também tenho só um único sistema instalado(Arch Linux) e deixei o grub intacto, do jeito que o próprio sistema instalou)

se vc formatar as partições e instalar um novo sistema, o GRUB sera instalado automaticamente (preste atenção para instalar no dispositivo certo)

a única coisa que vc teria que fazer de novo seria remover o GRUB

1 curtida

Teria alguma forma de ocultá-lo então? Porque vai ficar sempre exibindo aquele menu antes da inicialização, sendo que sempre vou escolher uma opção.

Aliás só tem umas 2 outras opções, que é uma outra do Linux Mint e um negócio lá de EFI/ubuntu/“arquivo que nao sei o nome”.algumacoisa

Já olhei em alguns sites com informações do GRUB e sei que é importante, porém para mim não tem nenhuma utilidade. No caso, seria importante se eu tivesse outros sistemas operacionais ou a intenção de instalá-los futuramente, certo?

essas linhas sao exatamente para ocultar o GRUB:

GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
GRUB_TIMEOUT=0
GRUB_DISABLE_OS_PROBER=true

Sim

o próximo sistema que for instalado vai instalar o GRUB por conta própria(se estiver oculto, o sistema vai “desocultar”(vc entendeu oq eu quis dizer kk))

1 curtida

caso vc prefira uma GUI tem esse programa:

sudo add-apt-repository ppa:danielrichter2007/grub-customizer 
sudo apt-get update
sudo apt-get install grub-customizer -y

ai vc
1-> vai na aba "Configurações Gerais"
2-> desmarca as opções “Mostrar Menu” e "procurar por outros sistemas operacionais"
3-> clica no botao de atualizar (uma seta redonda azul)
4-> clica em “salvar”

1 curtida

Enfim, muito obrigado cara!

Deu tudo certo, felizmente.

que bom que tudo funcionou.
favor marcar a resposta como solução

1 curtida