Estou fazendo uma analise de um aplicativo que utiliza posicionamento gps, minha duvida é a seguinte com somente o gps ativado o posicionamento é preciso ou é necessário o 3g ou wifi estar ativado pra haver um posicionamento preciso do local onde se encontra o aparelho?
Oi,
Até onde eu sei, o 3G ou Wifi só é necessário se fores utilizar o serviços do google, como por exemplo o GoogleMaps (classe no Android com.google.android.maps.MapView).
Como essa classe se comunica com os serviços do GoogleMaps, é necessário declarar a permissão INTERNET e a permissão ACESS_FINE_LOCATION (necessária para usar a simulação de GPS).
No Android existe uma API especifica voltada para serviços de localização. Para isso, basta criar uma classe que implemente a interface android.location.LocationListener (método onLocationChanged()).
É mais ou menos por ai …
Tchauzin!
Esses detalhes você encontra dentro do LocationManager: http://developer.android.com/reference/android/location/LocationManager.html
Se não me engano o provider GPS é o mais preciso.
Você também pode usar um método chamado getBestProvider que retorna qual o melhor provider de localização disponível. O método ta listado no link acima.