Eu estava lendo sobre o Android, o sistema operacional para celulares.
O desenvolvimento no Android não será através de JME nem Java, mas de Dalvik criado pelo google.
Eu sou iniciante em JME e tenho contato com programação á apenas um ano então a opinião de alguem mais experiente é muito interessante para mim, se os novos celulares usarem o Android então para que servirá a JME?
[quote=s3v3r1n0]Eu estava lendo sobre o Android, o sistema operacional para celulares.
O desenvolvimento no Android não será através de JME nem Java, mas de Dalvik criado pelo google.
Eu sou iniciante em JME e tenho contato com programação á apenas um ano então a opinião de alguem mais experiente é muito interessante para mim, se os novos celulares usarem o Android então para que servirá a JME?[/quote]
Sua pergunta é pertinente.
Na minha opnião, mesmo com o advento do MIDP 3.0, o JME está com os dias contados.
O Google pelo tamanho e importância que tem e dindin, vai conseguir tornar o Android o que o MIDP não foi.
Acho sim que daqui 1 ano poderemos dizer que o Android comecará a mostrar a que veio, e sinceramente acho que tem tudo para dar certo.
Etnão vc acharia certo se eu ddizer que aprender JME a partir de agora seria uma completa perda de tempo?
Qnd o assunto é ESTUDO, CONHECIMENTO nunca é perda de tempo…
hj em dia, pode ser q alguem fale q aprender COBOL, SAP é perda de tempo…mas o mercado ainda necessita de profissioanis na área e se ouve falar q pagam mto bem…
a nao ser q, TODAS as aplicacoes JME q rodam hj acabem pq seus colaboradores migraram para outra linguagem…
Eu já acho que mesmo que o Android seja um fiasco, o JME estará com os dias contados. A razão disso é que os celulares vão ficar tão mais potentes que não haverá dificuldades em se colocar uma implementação completa de Java SE no celular.
Mas assim mesmo, o JME pode valer a pena, pois pode haver novos tipos de dispositivos mais limitados, que não seja os celulares, onde haja uma KVM pra rodar os aplicativos.
[quote=Leonardo3001]Eu já acho que mesmo que o Android seja um fiasco, o JME estará com os dias contados. A razão disso é que os celulares vão ficar tão mais potentes que não haverá dificuldades em se colocar uma implementação completa de Java SE no celular.
Mas assim mesmo, o JME pode valer a pena, pois pode haver novos tipos de dispositivos mais limitados, que não seja os celulares, onde haja uma KVM pra rodar os aplicativos.[/quote]
Concordo com vc que a tendência é termos um JSE no celular, sendo o MIDP relegado a celulares de povão…bem básico mesmo, sem muita coisa e baratos.
Acredito que os celulares que irão rodar o Android, não serão os básicos, mas sim máquinas iguais as que hoje rodam Synbian (Ex: Nokia N73).
Então, não esperem celulares com Android pra povão tão cedo pois o preço do brinquedo vai ser proporcional aos truques que ele fará, que tenho certeza são muitos, vide por exemplo a API para reconhecimento de faces em uma imagem, a API de Speech, WIFI entre outras coisas bacanas que ainda não estão no release inicial do SDK mas que vão aparecer nos próximos meses antes do Google bater o martelo, entendendo que o framework está completo e autorizar os fabricantes a iniciar o processo de fabricação com tudo que foi testado e melhorado, desde o dia 12 até aquele momento.
O JME está com os dias contados sim, mas não deixaria de aprender JME por isto. Ainda vai levar um tempo até ele pegar por aqui, portanto você ainda tem no mínimo mais uns 2 a 3 anos de sobrevida para isto.
exato, e há de lembrar que jme não é utilizado somente em celulares…
pessoal,e o que acham daquela implementação de Laszlo para J2ME?Aquilo vai pra frente?
Grato,
Rafael Roque