Acessar Camera V3

Bom Dia,
Alguem sabe se tem algum detalhe a configurar para acessar a camera do Motorola V3 ? Permissoes ?

Player player = Manager.createPlayer("capture://video");

É lancada uma excecao :

createPlayer() failed

Estou utilizando o WTK para fazer o deploy, percebi que tem uma sessao para definir permissões do midlet, la adicionie javax.microedition.media.control.VideoControl.getSnapshot; mas e pra camera tem alguma permissao ? (logicamente, se adicionei permissao para tirar foto, teoricamente acessa a camera).

Valeu 8)

Renan

A propriedade “Video Capture” do celular esta false, alguem sabe como eu a ativo ?

Não há o que ativar. Assim como eu, descobri amargamente que a implementação da MMAPI em um celular, não permitia a captura de vídeo e foto pela implementação java do celular. Os fabricantes tem esta liberdade, pois na MMAPI diz que isto pode ser opcional, e é através destas propriedades que você vai descobrir se o celular tem o recurso para ser acessível via J2ME ou não.

Embora o aparelho tire foto e grave vídeo, esta funcionalidade pode não ser exposta ao J2ME e isto é uma decisão estratégica do fabricante, que sabe-se lá porquê, deve ter seus motivos para não ter disponibilizado tão recurso.

Não há o que fazer, a não ser testar outro aparelho.

Aqui no trabalho fiz 2 implementações tanto para captura de fotos quanto de video,
primeiro usando a MMA (jsr 135) e depois fiz uma mais avançada usando a AMS (JSR 234).
Realmente não é todos os celulares que a possuem, alias é bem a minoria.

Entre todos os que usamos aqui abaixo os que eu sei que funcionam pois já usei:

<> Z530 - Suporta a 135 (Não testei a 234)

<> N95 - Suporta a 135 e a 234 (Mas não suporta PDA Profile (JSR 75) que é necessaria para vc acessar arquivos no celular e consequentemente acessar a foto que vc acabou de tirar.)
Editado após muito tempo: suporta a 75 sim boone

<> K550 - Suporta a 135 e a 234 (e a PDA Profile (JSR 75))
<> K790 - Suporta a 135 e a 234 (e a PDA Profile (JSR 75))

Na minha opnião o K500 e o K790 são os melhores para este tipo de trabalho, se alguem conhecer algum melhor posta ai que para mim vai ser de grande ajuda.

Att,
Ricoldi;

ps: Realmente a questão da falta de assinatura do MIDLet é um pé no saco… pois pergunta sempe um monte de coisa, tentei fazer um Stream de video ficou blzinha, só que cada vez que ele começa a fazer o buffer pra mandar pro servidor ele pergunta se pode usar a camera! igual quando vai tirar foto que pergunta tb.

j2ME é util, legal (eu gosto) mas trabalhosooooo d+. e muitas vezes limitado por bobeira dos fabricantes, concorda Boone?

[quote=ricoldi]Aqui no trabalho fiz 2 implementações tanto para captura de fotos quanto de video,
primeiro usando a MMA (jsr 135) e depois fiz uma mais avançada usando a AMS (JSR 234).

<> N95 - Suporta a 135 e a 234 (Mas não suporta PDA Profile (JSR 75) que é necessaria para vc acessar arquivos no celular e consequentementa acessar a foto que vc acabou de tirar.)

Na minha opnião o K500 e o K790 são os melhores para este tipo de trabalho, se alguem conhecer algum melhor posta ai que para mim vai ser de grande ajuda.

Att,
Ricoldi;

ps: Realmente a questão da falta de assinatura do MIDLet é um pé no saco… pois pergunta sempe um monte de coisa, tentei fazer um Stream de video ficou blzinha, só que cada vez que ele começa a fazer o buffer pra mandar pro servidor ele pergunta se pode usar a camera! igual quando vai tirar foto que pergunta tb.

j2ME é util, legal (eu gosto) mas trabalhosooooo d+. e muitas vezes limitado por bobeira dos fabricantes, concorda Boone?[/quote]

Carinha, acho que você não testou corretamente pela presença da FileConnection (JSR-75), pq um celular poderoso como o N95, n
ão tem como não implementar ela, se outros mais fraquinhos, implementam. Inclusive de uma olhada no site deles e veja que lá tá dizendo que implementa sim.

Quanto a questão da assinatura, usam a justificativa de dar mais segurança para o usuário não ter midlets saindo por aí e se conectando a rede na surdina, mas a verdade é que a assinatura poderia ser um processo gratuito, no mínimo, bem mais barato.

[quote=boone][quote=ricoldi]Aqui no trabalho fiz 2 implementações tanto para captura de fotos quanto de video,

<> N95 - Suporta a 135 e a 234 (Mas não suporta PDA Profile (JSR 75) que é necessaria para vc acessar arquivos no celular e consequentementa acessar a foto que vc acabou de tirar.)

Att,
Ricoldi;

j2ME é util, legal (eu gosto) mas trabalhosooooo d+. e muitas vezes limitado por bobeira dos fabricantes, concorda Boone?[/quote]

Carinha, acho que você não testou corretamente pela presença da FileConnection (JSR-75), pq um celular poderoso como o N95, n
ão tem como não implementar ela, se outros mais fraquinhos, implementam. Inclusive de uma olhada no site deles e veja que lá tá dizendo que implementa sim.

Quanto a questão da assinatura, usam a justificativa de dar mais segurança para o usuário não ter midlets saindo por aí e se conectando a rede na surdina, mas a verdade é que a assinatura poderia ser um processo gratuito, no mínimo, bem mais barato.[/quote]

Bom, devo estar fazendo algo errado… pq testei em 2 N95 que temos aqui a versão 2 e 3 dele e em ambos não funcionou…

Edit: Sobre assinatura, estou tentando comprar um certificado para assinar meus midlets já faz uns 3 meses e nada… a sun aqui no brasil não dá suporte, a codesign que é a representante da verysign no brasil tb não. é phoda viu… só com os gringos pelo visto…

[quote=ricoldi][quote=boone][quote=ricoldi]Aqui no trabalho fiz 2 implementações tanto para captura de fotos quanto de video,

Att,
Ricoldi;

Quanto a questão da assinatura, usam a justificativa de dar mais segurança para o usuário não ter midlets saindo por aí e se conectando a rede na surdina, mas a verdade é que a assinatura poderia ser um processo gratuito, no mínimo, bem mais barato.[/quote]

Bom, devo estar fazendo algo errado… pq testei em 2 N95 que temos aqui a versão 2 e 3 dele e em ambos não funcionou…

Edit: Sobre assinatura, estou tentando comprar um certificado para assinar meus midlets já faz uns 3 meses e nada… a sun aqui no brasil não dá suporte, a codesign que é a representante da verysign no brasil tb não. é phoda viu… só com os gringos pelo visto…[/quote]

Vc em que usar System.getProprerty(“microedition.io.file.FileConnection.version”). Se retornar NULL, é porquê não existe suporte.

Quanto ao certificado, vc tem que descobrir quais o que o celular que vc vai querer que a aplicação funcione, suporta, e isto não é nada fácil, vc terá que ir no site do fabricante e também tentar algum canal como representante da operadora ou diretamente com o fabricante.

Sabendo quais são os suportados (as vezes 1 só é) fica mais fácil orientá-lo.

[quote=boone][quote=ricoldi][quote=boone][quote=ricoldi]Aqui no trabalho fiz 2 implementações tanto para captura de fotos quanto de video,

Att,
Ricoldi;

Edit: Sobre assinatura, estou tentando comprar um certificado para assinar meus midlets já faz uns 3 meses e nada… a sun aqui no brasil não dá suporte, a codesign que é a representante da verysign no brasil tb não. é phoda viu… só com os gringos pelo visto…[/quote]

Vc em que usar System.getProprerty(“microedition.io.file.FileConnection.version”). Se retornar NULL, é porquê não existe suporte.

Quanto ao certificado, vc tem que descobrir quais o que o celular que vc vai querer que a aplicação funcione, suporta, e isto não é nada fácil, vc terá que ir no site do fabricante e também tentar algum canal como representante da operadora ou diretamente com o fabricante.

Sabendo quais são os suportados (as vezes 1 só é) fica mais fácil orientá-lo.[/quote]

é, eu sei!

Desculpem pelo meu amadorismos. Mas qual JSR que o dispositivo precisa ter para eu conseguir acessar a camera através do java ?
Pois o celular que estou testando possui as implementacoes da 118, 120 e 135. E o CLDC versao 1.0.
Inclusive encontrei no https://developer.motorola.com alguns documentos que especificam de como utilizar a camera do V3, exatamente como implementei, o detalhe é que o V3 deles possui CLDC versao 1.1, entao é por isso que no meu no funfa (ele nao suporta)… Estou correto ?
Especificao V3 : https://developer.motorola.com/products/handsets/motorazrv3cldc1/
Obs: https://support.developer.motorola.com/cgi-bin/motodev.cfg/php/enduser/std_adp.php?p_faqid=565&md_data=dXJsPWh0dHBzJTNBJTJGJTJGZGV2ZWxvcGVyLm1vdG9yb2xhLmNvbQ%3D%3D
Valeu

[quote=renanpto]Desculpem pelo meu amadorismos. Mas qual JSR que o dispositivo precisa ter para eu conseguir acessar a camera através do java ?
Pois o celular que estou testando possui as implementacoes da 118, 120 e 135. E o CLDC versao 1.0.
Inclusive encontrei no https://developer.motorola.com alguns documentos que especificam de como utilizar a camera do V3, exatamente como implementei, o detalhe é que o V3 deles possui CLDC versao 1.1, entao é por isso que no meu no funfa (ele nao suporta)… Estou correto ?
Especificao V3 : https://developer.motorola.com/products/handsets/motorazrv3cldc1/
Obs: https://support.developer.motorola.com/cgi-bin/motodev.cfg/php/enduser/std_adp.php?p_faqid=565&md_data=dXJsPWh0dHBzJTNBJTJGJTJGZGV2ZWxvcGVyLm1vdG9yb2xhLmNvbQ%3D%3D
Valeu[/quote]

Como já lhe disse, o acesso a câmera é algo que pode existir ou não na implementação da MMAPI no teu celular.

Se você consultou a propriedade “supports.video.capture” e ela te retornou false, é porquê embora teu cel tenha a MMAPI, nesta parte de captura não há o acesso, logo, terá que trabalhar com outro celular (modelo/fabricante).Tem certeza de já ter feito isto ? Acho que não…

Segundo a spec do V3:

APIs: Java ME

* JSR 30 (CLDC 1.0)
* JSR 118 (MIDP 2.0)
* JSR 120 (WMA 1.1)
* JSR 135 - Video Playback

Segundo a spec do V3i:

APIs: Java ME

* JSR 75 (Fileconnection API)
* JSR 82 (Bluetooth)
* JSR 118 (MIDP 2.0)
* JSR 120 (WMA 1.1)
* JSR 135 - Audio Capture
* JSR 135 - Audio Playback

* JSR 135 - Still Image Capture
* JSR 135 - Video Capture

* JSR 135 - Video Playback
* JSR 139 (CLDC 1.1)
* JSR 185 (Java Technology for the Wireless industry)
* JSR 205 (Wireless Messaging API)

Tenho o V3e que é CLDC 1.1 e MIDP 2.0, se quiser posso fazer um teste.

[]'s

Bom Dia,

Estou testando minha aplicacao com um N95 (preciso tirar foto com o dispositivo), consigo acessar a camera sem problemas, o detalhe é q a imagem resultante da foto ta muito estranha.
Parece que o zoom da camera ta setado no maximo.
ALguem sabe o que pode estar havendo ? Preciso setar alguns parametros no tamanho da imagem será ?

Obrigado :lol:

[quote=renanpto]Bom Dia,

Estou testando minha aplicacao com um N95 (preciso tirar foto com o dispositivo), consigo acessar a camera sem problemas, o detalhe é q a imagem resultante da foto ta muito estranha.
ALguem sabe o que pode estar havendo ? Preciso setar alguns parametros no tamanho da imagem será ?

Obrigado :lol: [/quote]

Ahh…agora você está conseguindo…significa que antes você estava fazendo caquinha né… :smiley:

Você pode setar o tamanho, qualidade, formato da imagem (jpeg,png,etc), tudo isto no getSnapshot.

E num fodástico N95, que tem a API http://www.jcp.org/en/jsr/detail?id=234]AMMS, você pode ter um controle mais avançado sobre a imagem capturada.

[quote=boone][quote=renanpto]Bom Dia,

Obrigado :lol: [/quote]

Ahh…agora você está conseguindo…significa que antes você estava fazendo caquinha né… :smiley:

Você pode setar o tamanho, qualidade, formato da imagem (jpeg,png,etc), tudo isto no getSnapshot.

E num fodástico N95, que tem a API http://www.jcp.org/en/jsr/detail?id=234]AMMS, você pode ter um controle mais avançado sobre a imagem capturada.

[/quote]

Ola boone, ainda nao cheguei a nenhuma conclusao sobre nossa discussao do V3.
Caquinha não… agora estou usando outro aparelho, um N95.
Naquele V3 sei que nao funfa, conforme posts acima… mas valeu
Obrigado.

Eu disse pois neste post aqui vc disse que não tava funcionando no N95…e agora neste outro disse que está…então vc estava fazendo caquinha sim… :wink:

Não chegou a nenhuma conclusão ? Ué…não testou usando a dica de consultar a propriedade que te passei ?

E quanto a qualidade da foto, os parâmetros resultaram em qualidade melhor ?

Ex: “encoding=jpeg&width=640&height=480&quality=10”

Veja, é um exemplo. Nem todos os celulares salvam em jpeg, por isto, novamente tem que se consultar uma propriedade especifica para saber quais os formatos de arquivo são possíveis de se salvar a foto: JPEG, PNG, BMP, etc…

[quote=boone][quote=renanpto]
Ola boone, ainda nao cheguei a nenhuma conclusao sobre nossa discussao do V3.
Caquinha não… agora estou usando outro aparelho, um N95.
Naquele V3 sei que nao funfa, conforme posts acima… mas valeu
Obrigado.
[/quote]

Eu disse pois neste post aqui vc disse que não tava funcionando no N95…e agora neste outro disse que está…então vc estava fazendo caquinha sim… :wink:

Não chegou a nenhuma conclusão ? Ué…não testou usando a dica de consultar a propriedade que te passei ?

E quanto a qualidade da foto, os parâmetros resultaram em qualidade melhor ?

Ex: “encoding=jpeg&width=640&height=480&quality=10”

Veja, é um exemplo. Nem todos os celulares salvam em jpeg, por isto, novamente tem que se consultar uma propriedade especifica para saber quais os formatos de arquivo são possíveis de se salvar a foto: JPEG, PNG, BMP, etc…[/quote]

Boone acho que estamos confundindo o problema.
Ontem estava testando com um V3, que rodava a aplicacao mas a aplicacao nao conseguia acessar a camera.
Por falta de tempo, emprestei um N95 para rodar o projeto. Ele atende todos os requisitos do projeto.
Estou conseguindo acessar a camera blzinha.
O detalhe é que quando tiro a foto a imagem criada recebe zoom (parece ser o maximo), e focando no lado esquerdo superior.
Testei setando o tamanho. Aconteceu mesmo problema.

int width = videoControl.getSourceWidth();
int height = videoControl.getSourceHeight();
arrayImage = videoControl.getSnapshot("encoding=jpeg&width=" + width + "&height=" + height);

Testei conforme sua dica, ele continua aplicando zoom e foco, mas a qualidade da imagem caiu.

arrayImage = videoControl.getSnapshot("encoding=jpeg&width=640&height=480&quality=10");

Vi que no N95, proximo da camera tem escrito …/5.6 AutoFocus 5 Megapixel.
Sera que pode ser esse AutoFocus que ta zicando minha imagem ?
Obrigado

[quote=renanpto]

int width = videoControl.getSourceWidth();
int height = videoControl.getSourceHeight();
arrayImage = videoControl.getSnapshot("encoding=jpeg&width=" + width + "&height=" + height);

Testei conforme sua dica, ele continua aplicando zoom e foco, mas a qualidade da imagem caiu.

arrayImage = videoControl.getSnapshot("encoding=jpeg&width=640&height=480&quality=10");

Vi que no N95, proximo da camera tem escrito …/5.6 AutoFocus 5 Megapixel.
Sera que pode ser esse AutoFocus que ta zicando minha imagem ?
Obrigado[/quote]

Cara, na boa acho que tá faltando você ir mais a fundo.
Quanto citei “quality=10” foi um exemplo. É lógico que a foto vai sair pior devido ao valor do parâmetro…eu dei o exemplo, cabe a você correr atrás de estudar o que representa cada parâmetro para alcançar teu objetivo…
Te falei sobre a API AMMS e vc nem aí…tem que estudar brother…senão não dá !
Outra coisa…se nos dois N95 tá dando este problema, então ou é muita coincidência, ou fotos via J2ME recebem este tipo de tratamento padrão e de algum modo vc poderia controlar (ex: usando a AMMS).
Já experimentou tirar as fotos pelo próprio celular, sem ser via programa, descarregar ambas (as tiradas via programa e fora dele) no PC e comparar para ver se tem a mesma qualidade ? Sabe, são coisas que vão te ajudar a entender teu problema.
Recomendo que tire de um mesmo lugar para a comparação ficar mais fácil de ser feita e as diferenças serem mais perceptíveis…

[Editado]
Só para vc ter uma idéia quando eu falo que tem que estudar…
Acabei de digitar no google autofocus amms e ele já me trouxe um artigo do fórum nokia sobre como usar isto…mais baba do que isto não tem né…mas vc tem que ir atrás…não sou mais inteligente do que vc, mas com certeza, fui com mais vontade para buscar a resposta…

Tá aqui o artigo:
http://wiki.forum.nokia.com/index.php/How_to_use_auto_focus
[/Editado]

Ok, voce tem razão, tem que estudar…
Isso que vou fazer, qualquer coisa eu posto as duvidas ai…
Há eu só tenho um N95…
Outra coisa para nao ficar com impressao de que nao quero pesquisar, depois que inseriu o post anterior, estava olhando api.
Tbm nao precisar dizer, que quero tudo pronto… estou pesquisando sobre isso desde ontem a noite.
Obrigado.

[quote=renanpto]Ok, voce tem razão, tem que estudar…
Há eu só tenho um N95…
Obrigado.[/quote]

Desculpe, te confundi com o ricoldi. É ele que tem 2 N95. Mesmo assim, com um, vc já tem um pusta equipamento. Agora é só aproveitar…

Se inveja matasse eu já tava morto…Uns com tanto, outros com tão pouco…hehehe…

[quote=boone][quote=renanpto]Ok, voce tem razão, tem que estudar…
Há eu só tenho um N95…
Obrigado.[/quote]

Desculpe, te confundi com o ricoldi. É ela que tem 2 N95. Mesmo assim, com um, vc já tem um pusta equipamento. Agora é só aproveitar…

Se inveja matasse eu já tava morto…Uns com tanto, outros com tão pouco…hehehe…[/quote]

hahahha 8) Concerteza… estou fazendo projeto final da facul… e esse N95 não é nem meu. hahahah
Eu tenho um motorola lixo., botoes todos gastos… que por 49,90 voce compra em qualquer loja… :roll:
Faze o que né, é o capitalismo. :wink: