Acesso ao acelerometro do N85

Pessoal,

aguem tem um n85, que possa me dizer se ele da suporte ao JSR256. Nas especificaçoes do mesmo diz que sim, mas no entanto em varios foruns que eu procurei, os programadores dizem que nao esta implemetado. E nao posso comprar antes de saber se tem ou nao o suporte.
Se qualquer pessoa tiver o aparelho e puder fazer o teste pra mim, eu agradeço. Pois preciso desenvolver uma aplicaçao que pegue os dados do acelerometro e envia por wifi para um computador.

Se alguem possuir um n85 e estiver afim de ajudar, eu agradeço muito!
MSN: mineirobruno@yahoo.com.br

Att,
Bruno

http://wiki.forum.nokia.com/index.php/Sensor_API

Atenção: como é informação do wiki do fórum da Nokia, não é informação oficial.

Eu ja tinha visto esta pagina… no entanto varios programadores no forum da nokia dizem que funciona somente no n97…

[quote=mineirobruno]Eu ja tinha visto esta pagina… no entanto varios programadores no forum da nokia dizem que funciona somente no n97…
[/quote]

Eu vi no site que a API está lá…e como nunca falhou a informação naquela página, então de certo vc vai poder acessar.
Mas nada como alguém que tenha o celular e estar disposto a testar, te dizer.

Cadê o seu programa de demo. Já está pronto caso alguma alma bondosa queira testar pra vc ?

Eu fiz uma versao com o SDK da Sony Ericsson e ta funcionando aqui blz… Mas esta obviamente pelo SDK, nao vai funciona num nokia…

Mas pra quem tiver um tempinho, segue o codigo que pega o nivel da bateria… Este usa o mesmo sensor jsr256, entao se funcionar este codigo, com certeza funcionara pra pegar o movimento.

é bem simples!
Agradeço a todos que puderem ajudar…

Att,

[quote=mineirobruno]Eu fiz uma versao com o SDK da Sony Ericsson e ta funcionando aqui blz… Mas esta obviamente pelo SDK, nao vai funciona num nokia…
[/quote]
Discordo. O JAR gerado vai rodar sim em um Nokia.

Negativo. Cada celular que implementa a JSR-256, a faz parcialmente, ao estilo da MMAPI, ou seja, o “sensor” do nível não vai estar presente em qualquer celular que tenha esta JSR.
Ele só vai funcionar naqueles onde claramente este provedor está especificado.
São mais de 20 sensores diferentes, e cada um deles estará presente ou não dependendo da escolha do fabricante, sua estratégia, custos,etc…

Entao, como tu me disse que deveria rodar num nokia, eu consegui um n95 emprestado e rodei o jar no mesmo.
E como eu javia dito, deu a msg: aplicativo incompativel.
Dae eu peguei o mesmo projeto e compilei de novo, mas com o SDK da nokia s60, e aí sim o aplicativo se instalou e funcionou bunito…
No entanto ele dava erro quando tentava acessar o dispositivo, pois ele nao tem o tal JSR-256.

Pelo que li no proprio site da nokia, o unico aparelho que vem com isso nativo é o n97, no entanto pode ser instalado um plugin para ativar-lo no 5800 e no n85.

http://www.forum.nokia.com/info/sw.nokia.com/id/e5ef83fe-9830-4b10-9f0c-95ada52400b8/sensor_s60_5_0.html

Mas nao posso comprar o n85 com o risco de nao funcionar, entao estou pensando em considerar o w995, pois ja tenho um w910 com a api funcionando e agora falta so a parte da wifi.

Agradeço a ajuda de todos!
Abraços

[quote=mineirobruno]Entao, como tu me disse que deveria rodar num nokia, eu consegui um n95 emprestado e rodei o jar no mesmo.
E como eu javia dito, deu a msg: aplicativo incompativel.
Dae eu peguei o mesmo projeto e compilei de novo, mas com o SDK da nokia s60, e aí sim o aplicativo se instalou e funcionou bunito…
No entanto ele dava erro quando tentava acessar o dispositivo, pois ele nao tem o tal JSR-256.
[/quote]
Vc me vai e tenta fazer funcionar em um que não tem a API. Ai vc me quebra né…caraca, eu disse que iria rodar em Nokia desde que o aparelho tenha a API. O JAR é o mesmo e não precisa ser recompilado em outro SDK. Não sei qual foi a caca q vc fez para ter que recompilar para o S60, mas de qualquer forma, não iria rodar mesmo já que a API não tem, alias tem, mas não está exposta para a implementação Java do celular. Quem quiser o acesso, que programe em C++ ou Python.

Perae, eu sei que N95 nao tem a API…
Testei nele so pra ver se uma aplicaçao compilada com o SDK da sony ercsson iria funcionar no n95… mas obvio que quando a aplicaçao tentasse acessar o JSR-256, ele iria da pau ne!!!

Mas tu so nao me respondeu porque quando eu instalei o jar nele, ele apareceu a msg “Imcompativel”, e depois eu compilei o mesmo projeto com o sdk da nokia, e aí a aplicaçao instalou normalmente(claro q deu erro depois quando tentei acessar o jsr)…
Kra, eu sou programadro já ha muitos anos, mas confesso que em aplicaçoes Mobile estou só começando. Por isso fiquei com está duvida.

Ah, e eu ja acessei o acelerometro do n95 por python, e obviamente sei que isso é possivel… Até porque tem varios exemplos na internet de como faze-lo.

Pra finalizar o topico, vi que a melhor saida é comprar um w995 que é de um acesso mais garantido por java ao acelerometro… Ou fazer o acesso por python no n85 e enviar os dados pra um buffer que a minha aplicaçao java ira buscar.