Ajuda! Algumas questões sobre J2ME

Pessoal, sou iniciante em J2ME e estou com algumas dúvidas com relação a esta plataforma:

1º - Existe alguma forma de se conectar uma aplicação J2ME com um servidor em uma rede LOCAL sem ter a interferência (cobrança… :smiley: ) da operadora?
2º - Existe um modo de se utilizar a câmera do celular como um leitor de código de barras? Já li alguns artigos dizendo que a Contactless Communication API (JSR 257) é capaz de fazer isso, mas tenho lá minhas dúvidas;

Agradeço desde já qualquer ajuda…

[quote=vinicius_jssouza]Pessoal, sou iniciante em J2ME e estou com algumas dúvidas com relação a esta plataforma:

1º - Existe alguma forma de se conectar uma aplicação J2ME com um servidor em uma rede LOCAL sem ter a interferência (cobrança… :smiley: ) da operadora?
[/quote]
:arrow:Bluetooth
:arrow:Wi-fi
:arrow:Cabo
:arrow:Infravermelho

[quote=vinicius_jssouza]
2º - Existe um modo de se utilizar a câmera do celular como um leitor de código de barras? Já li alguns artigos dizendo que a Contactless Communication API (JSR 257) é capaz de fazer isso, mas tenho lá minhas dúvidas;

Agradeço desde já qualquer ajuda…[/quote]
Só nos celulares mais parrudos você terá uma qualidade de imagem boa o suficiente para ser interpretada por um algorítimo.
As cameras atuais geram imagem embassada que não permitiria uma análise correta.
Não importa o padrão do código de barra, se é EAN…QRCODE,etc…

Desisti de implementar algo com a câmera por conta disto…tinha a idéia de escanear uma lata de Neston e ir para o site da Nestlé…