Ajuda com jar

Minha dúvida é: O J2ME não aceita importar de um JAR externo não é? Exemplo: Criei um Pessoa.jar, coloco ele no BUILD do projeto, mas quando vou simular no WTK, na hora de instanciar uma classe desse jar ele gera um excption dizendo que não encontrou a classe. O que há? Alguem pode me ajudar?

Depende do seu Jar, o ideal é vc montar o jar usando JavaME, se for JavaSE concerteza vai dar erro pela diferença de classes.

Acho que vc não entendeu. Tipo, estou no eclipse, eu coloca um JAR externo, tipo, kxml.jar no Libraries do projeto. Ele aceita importa e tal, mas quando executo o emulador ele dá pau na hora de instanciar alguma classe do kxml.jar, ou seja, dá um exception dizendo que não encontrou a classe a que fiz referência. Olhando o Jar que o plugin do J2ME gera, vejo que realmente ele nao compila meu sistema e põe minhas lib externas dentro do JAR gerado e tbm nao faz nenhuma referencia no MANIFEST ou JAD. Pode me ajudar com essa duvida?

Vc fez a configuração no teu projeto para que ele referenciasse este JAR ? Se não fez, ele não vai adicionar.

Fala aí Stalone Cobra… me dá a ideia como faz isso.

Fala aí Stalone Cobra… me dá a ideia como faz isso. [/quote]

Botão da direita no projeto->Properties
Java Build Path
Clica em Libraries e depois Add JARs

Foi difícel assim ?

Fala aí Stalone Cobra… me dá a ideia como faz isso. [/quote]

Botão da direita no projeto->Properties
Java Build Path
Clica em Libraries e depois Add JARs

Foi difícel assim ?

[/quote]

Nem doeu cara, mas agora o Pessoa.Jar está dentro do Pacote Midlet.jar gerado, porem quando tento instanciar uma classe da lib Pessoa.jar, ele dá um java.lang.NoClassDefFoundError: core/teste/Pessoa. Devo fazer alguma referência no Manifest.mf? Como em J2ee, onde coloco a propriedade Classpath? Valeu a ajuda até agora. Estou no desespero com essa p…

Nem doeu cara, mas continua dando java.lang.NoClassDefFoundError: core/teste/Pessoa, apesar, agora do Pessoa.JAR gerado ter dentro um .JAR que eu faço referencia. Porem, na hora de instanciar uma classe dessa lib, ele dá um java.lang.NoClassDefFoundError: core/teste/Pessoa

core/teste/Pessoa é o nome (como está organizado dentro) do pacote dentro do Pessoa.jar ? Se não for, corrija isto no código que faz uso deste jar Pessoa

core/teste/Pessoa é o nome (como está organizado dentro) do pacote dentro do Pessoa.jar ? Se não for, corrija isto no código que faz uso deste jar Pessoa[/]
Está sim… não sei mais o que fazer. Ele nao referencia ao meu Jar externo.

Ressucitei este tópico porque estou exatamente com o mesmo problema.

Adicionei os jar do projeto Marge.
Depois fui em Build Path, adicionei os jar em ‘Libraries’ e depois em ‘Order and Export’.

Quando rodo com somente em ‘Libraries’ marcados, aparece a mensagem de erro abaixo:

...
java.lang.NoClassDefFoundError: net/java/dev/marge/chat/ui/MainMenu: net/java/dev/marge/communication/ConnectionListener 
	at com.sun.midp.midlet.MIDletState.createMIDlet(+29)
	at com.sun.midp.midlet.Scheduler.schedule(+52)
	at com.sun.midp.main.Main.runLocalClass(+28)
	at com.sun.midp.main.Main.main(+80)
Execution completed.
...

Quando ‘Order and Export’ está marcado também, aparece este:

...
java.lang.ClassNotFoundException: net/java/dev/marge/chat/ChatMIDlet
	at com.sun.midp.midlet.MIDletState.createMIDlet(+29)
	at com.sun.midp.midlet.Scheduler.schedule(+52)
	at com.sun.midp.main.Main.runLocalClass(+28)
	at com.sun.midp.main.Main.main(+80)
Execution completed.

Alguém sabe o que é isso ? Estou quebrando a cabeça aqui há horas. :frowning:

core/teste/Pessoa é o nome (como está organizado dentro) do pacote dentro do Pessoa.jar ? Se não for, corrija isto no código que faz uso deste jar Pessoa[/]
Está sim… não sei mais o que fazer. Ele nao referencia ao meu Jar externo.[/quote]

Pessoal, tbm tive esse problema.
Foi mt simples, vá nas Properties do projeto, Java Build Path, na aba Libraries adicione todos os jars que deseja, depois em Order and Export, marque os jars que vc importou.
Pronto :lol:

Chegou atrasado, pois dei a dica em Abril/2009 neste post. É que vc leu…

Pessoal, valeu.

Mas já tentei as dicas mencionadas e nada.
Parece que o erro tem algo a ver com isso. Ocorre quando tento fazer o packaging.

[quote=j0nny]Pessoal, tbm tive esse problema.
Foi mt simples, vá nas Properties do projeto, Java Build Path, na aba Libraries adicione todos os jars que deseja, depois em Order and Export, marque os jars que vc importou.
Pronto :lol: [/quote]

Cara. Usa o Netbeans e tudo fica lindo. Só importar o jar no seu projeto e pronto.

Resolvido com Netbeans. Fica lindo msm :lol: