Aê pessoal, não costumo frequentar a parte de J2ME do fórum, mas preciso da ajuda de vocês. Estou trabalhando em um projeto de microprocessadores que vai envolver o celular. Tenho um experiência básica em j2se, mas nada em j2me. O programa que eu devo fazer é apenas uma interface, é opcional. Eu tenho que mandar a frequência dtmf, ou seja, tenho que digitar uma tecla do celular. Existe algum método em j2me que faça isso, que disque apenas um tecla? Qual?
Os celular que eu tenho disponível para testar a aplicação é um V3, da motorolla. Vou ter problemas com ele?
Desculpa pela dúvida incompetente , Mas queria saber se existe antes de me afundar nos livros.
heuehe…blz
seguinte, num sei se tu já percebeu, quando tu disca alguma tecla do telefone, dá para escutar um sinal. Cada tecla tem um sinal, um som diferente, cada som desses difere por uma frequência. Aê toda rede segue um padrão, que é o dtmf.
Aê meu projeto envolve a decodificação dessa frequência.
Vamos tentar controlar uma casa, aê para cada tecla do telefone, vai corresponder a um comando na casa. Tipo eu teclo 1 aew vai entrar no sistema de controle da luz, etc e tal… Só que fica muito chato eu ligar para o telefone da casa( a casa vai ter um telefone) e ter que decorar para que cada sequência de teclas serve. É para isso que eu queria o java, basicamente, que queria um aplicativo que ao ser executado no meu celular, ligasse para o telefone da casae ficasse digitando teclas.
Tipo eu executo o aplicativo, aê ele vai realizar um a ligação para o número da casa. Depois que a ligação for recebida, o aplicativo vai fornecer um menu. Tipo 1-Luz 2-Alarme , etc etc etc… Aê para cada coisa que eu apertar o aplicativo vai mandar uma determinada sequência de sinais, ou seja, como se eu estivesse digitando as teclas.
Deu para entender? Agradeço desde já!
Cara, desculpa atravessar, mas o sistema que vai receber esses sinais dtmf na casa já está pronto?
Achei muito interessante a idéia. Sempre tive vontade de mexer com esse tipo de automação residencial, mas ainda não surgiu oportunidade rs… Mas voltando ao assunto, pelo que entendo, a prioridade seria mesmo o sistema funcionar certo, mesmo que com o usuário digitando as teclas. A hora que isso funcionasse ai sim seria legal facilitar a vida com uma aplicação no celular.
Talvez vc até já esteja nesse ponto, não sei… Agora de cara também não vou ser muito útil pra ti, mas vou dar uma pesquisada quanto a isso e se achar alguma coisa te dou um retorno aqui.
Boa sorte e se achar a solução posta ai pra gente.
Deixa eu tentar explicar o porque da pergunta que eu fiz… se o sistema que vai receber o sinal na casa ainda não estiver pronto, vc for desenvolver do zero, talvez fosse mais fácil integrar a aplicação do celular com o sistema de uma outra maneira, que não por dtmf.
Em JME vc não consegue pegar a frequencia DTMF das teclas. Isso só seria possível se ela tivesse acesso aos recursos físicos de baixíssemo nível do device, mas com JME ocorre o contrário.
No entanto, sua aplicacao pode discar um numero de telefone. Ela pode fazer uma chamada. Na chamada, ela poderia discar os numeros no celular para ativar um sistema na casa.
Uma outra sugestão, mais bonita penso, é você criar um sistema cliente-servidor, e usar conexões Socket ou HTTP para enviar os comandos ao servidor. O Servidor estaria em sua casa, um PC comum, pode ser até um 486 com Windows 3.11 ou Linux. Na porta serial/paralela do PC estaria ligada a placa controladora dos equipamentos da casa. Dessa forma, por exemplo, o usuário entrava na aplicação JME no celular, e clicava no comando “Abrir Portão”. A aplicação JME faria uma conexão socket com o servidor, informando o comando que o usuário acionou, no caso, PORTAO. A aplicação servidora enviaria um valor para a porta serial/paralela, ou seja, para a sua placa controladora, e sua placa faria o serviço pesado, de abrir o portão pro usuário.
Opa…tua solução é a mais legal mesmo cara. E se eu não me engano é a padrão em projets de automação…
Mas como o projeto é da cadeira de microprocessadores, meu grupo focou o projeto no decodificador de frequências, que envolve mais o meu curso e tal. E ele já tá pronto. Testamos ontem e deu certo.
No começo eu tava pensando numa aplicação independente dee computadores e sistemas embarcados. Aê a gente pensou nesse projeto, que vai ser feito com o celular, mas que depois de pronto pode ser implementado facilmente com qualquer telefone antigo. Aê o custo cai muito, tanto de manutenção de sistema como de alimentação. E fica fácil para quem não tem condiçõees implementar em casa.
O projeto se comarado com sistemas de domótica comerciais, é bem simples, Tanto que ele não recebe sinal, eu não posso ver o estado da casa. Ele só faz enviar, aê eu não precisaria receber a frequência. Só enviar, só digitar teclas.
Tu podia me dizer quais os métodos que fazem isso? Realizar ligação e discar os números no celular depois da chamada atendida?
Valeu pesssoaal!