Ajuda com transmissão de dados

11 respostas
hyr4x

Pessoal, estou precisando desenvolver uma aplicação para celular que envia/recebe dados de/para um PC.

Não sei por onde começar. Pensei em desenvolver um aplicativo servidor (para o PC) utilizando socket. Exemplo: o PC tem um IP público e fica escutando a porta 5000 (200.200.200.200:5000).

O cliente (celular) gera um arqivo texto com as informações digitadas pelo usuário e se conecta com o PC (200.200.200.200:5000) utilizando o SocketConnection para enviar o arquivo que será analisado pelo servidor e futuramente retornado.

Algumas dúvidas:

1- É possível fazer desta maneira?
2- Quando o usuário executar o midlet cliente no celular ele conseguirá acessar a internet usando GPRS (Operadora Oi) e se conectar com o servidor?
3- Existe uma maneira melhor de fazer isso?

Obrigado a todos.

11 Respostas

filipeandrep

Amigo sinceramente eu não sei responder suas perguntas mas eis um caminho para as pedras:

http://javafaq.nu/java-example-code-756.html

hyr4x

Valeu cara! Vou dar uma olhada e posto a resposta mais tarde!

griciolli

Olá hyr4x, cara eu fiz algo semelhante ao que vc está pensando em fazer, eu utilizei o protocolo http para transmitir e receber os dados, e do lado do servidor eu usei scripts em php para receber e responder as requisições feitas pelo celular. Quanto ao celular se conectar a internet, se o aparelho oferecer acesso a rede GPRS você consegue normalmente, no meu caso eu utilizo aparelho do operadora CLARO

Abraços…

hyr4x

Valeu griciolli, eu consegui fazer a comunicação no simulador, mas quando passei para o celular não consegui enviar a mensagem. Acho que o problema é que a operadora bloqueia. Estou usando a porta 7000 e socket. Vou tentar usar o http como protocolo.

Valeu a dica!

M

Se distância não for relevante você pode fazer uma conexão bluetooth! Ai nem internet precisa.

hyr4x

Pra falar a verdade a distância é muito grande, o bluetooth é inviável.

Quanto ao servidor eu estou com problemas. Não sei nada de servlets e muito menos de PHP.

Alguém pode me dar uma dica ou mostrar algum código (PHP) como tratar essa recepção de dados?

Obrigado!

M

Cara aproveitando seu topico. Vc passou que gera um arquivo texto. por acaso vc arquiva em RMS pra depois gerar um arquivo texto.???

M

Interação de J2ME e PHP

tognoli
tognoli

Valeu griciolli, eu consegui fazer a comunicação no simulador, mas quando passei para o celular não consegui enviar a mensagem. Acho que o problema é que a operadora bloqueia. Estou usando a porta 7000 e socket. Vou tentar usar o http como protocolo.

Amigo já fiz aplicações que se comunicam com um server, geralmente faço duas versões uma por socket e outra por http.
Por socket o tráfego é bem menor, e a conexão pelo menos na TIm é mais barata, por http vc utiliza muito mais dados na comunicação.
O que acontece é o seguinte na TIM por exemplo em conexões GPRS podem ser feitas com dois perfis o TIM WAP FAST e TIM CONNECT FAST, o segundo é mais barato e funciona com http e socket, o primeiro passa por algum tipo de proxy e só serve para http, a maioria das operadoras liberam o primeiro acesso como default, o outro acesso tem q ser configurado no seu celular, procure em sessões web e teste algo, se não conseguir entre em contato com a operadora e ela pode lhe ensinar a configurar, uma dica, diga que está querendo conectar do seu notebook na internet e o que precisa fazer para configurar.
Disse no começo que sempre faço duas versões, pois por socket é mais barato e rápido a conexão, porém muitas vezes da problema, para evitar ter que explicar para os clientes já faço a outra versão e deixa a opção do cliente.

Espero ter ajudado

A

Aproveitando o gancho aqui, queria fazer uma pergunta aos amigos deste fórum.

Quais os dados, ou as variáveis, ou o arquivo, que as operadoras ou os programas de sincronização de agenda de celulares procuram para fazer esta sincrozação e guardar as agendas?

Criado 27 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 9 de mar. de 2009
Respostas 11
Participantes 7