Ajuda Leitura/Edição de XML External Storage

Boa noite.

Estou desenvolvendo um aplicativo android que trabalha com base xml e tenho algumas dúvidas.

Eu preciso gravar, editar e ler os xml’s dependendo do processo realizado no aplicativo.
A parte de gravação eu já fiz utilizando SOAP lendo um DataSet de um Web Service .NET.

Uma outra dúvida é que efetuei a gravação dos xml’s no SdCard devido a mesmo com os exemplos que vi aqui e na internet, não conseguir gravá-lo internamente. Também há diferença de performance neste caso?

Eu pesquisei no fórum e na internet em geral formas de desenvolver a leitura e a edição dos arquivos e obtive vários resultados diferentes.

Em termos de performance qual seria a melhor maneira de ler e editar os xml’s e também de facilidade já que estou iniciando na área e não tenho um conhecimento profundo em Java.

A ideia seria ler os xml’s e utilizá-los para carregar os listviews que utilizo no app e também caso o usuário cadastre um cliente por exemplo eu utilize a base que já existe no app para editar e adicionar esse novo cliente.

Se tiverem exemplos desses tipos de uso, ajudaria muito.

Obrigado desde já.