Alguem pode me dar uma força?

Preciso de uma opnião…

eu preciso de desenvolver um sistema de força de vendas em palm, celular e pockets
funcionará da seguinte maneira.

Os vendedores pegarão seus dispositivos e vão ate os clientes, farão os pedidos atraves de seus aparelhos. Num certo momento, eles irão mandar para o servidor os seus pedidos (Estou pensando em criar aqui alguns arquivos .txt pra fazer essa comunicação).

Na empresa existe um sistema desenvolvido em delphi, que eh o sistema de controle gerencial. Este sistema terá um modulo que consiguirá ler esses meus arquivos para atualizar dados como: vendas, estoques de produtos, tabelas de preços, comissões etc…
E depois enviará alguns novos arquivos de textos para integrarem com o sistema para vendas nos dispositivos.

O que q eu queria saber?
gostaria de uma dica sobre o que estudar pra conseguir desenvolver esse projeto, quais as tecnologias eu irei ter q aprender?
NOTA: Eu não conheço nada desse mundo MOBILE. Eu sou desenvolvedor Web.

OBRIGADO.

Bom cara eu to começando do zero agora mesmo e pelo que eu já li serão necessários: java wireless toolkit(emulador), um plugin para eclipse(caso vc use esta IDE) chamado eclipseME e, logo depois fazer algumas configurações no teu eclipse para integrar o WTK…
Aki vão alguns links para tal fim:

http://www.eclipseme.org/

Nesse site tens tudo o que presisa, basta agora ler um pouco.

Quando li o seu texto pensei: " :shock: putz, o cara tá descrevendo o q eu estou fazendo, um sistema de vendas quase igual ao meu". Mas enfim, eu estou utilizando o Netbeans ide, e tô achando bem prático pra mexer com java me. O que vc precisa instalar é o “wireless toolkit” da sun, e o mobility pack tb da sun. E claro o jdk + o netbeans. Vc encontra tudo isso no site da própria sun. Uma detalhe que vc tem que ver tb é se a tecnologia que vc vai utilizar é CLDC ou CDC. Dá uma procurada na internet que vc vai achar vários tutorias de como comecar com java me.

t+

Basta você baixar o NetBeans 6 FULL, de ±170MB. Ele terá tudo o que você precisa.

No entanto, como emulador, em vez de usar WTK da Sun, que já vem no Netbeans 6, use o próprio emulador do aparelho que rodará a aplicação, se é que você sabe qual é.

Em vez de arquivos TXT, use XML.

Em vez de um módulo nesse programa Delphi, use uma aplicação web que receberá as requisições do celular, e enviará os dados direto para o banco de dados que o sistema Delphi acessa.

Acompanhe o meu blog, DevMobile http://devmobile.blog.br, que sempre terá conteúdo legal sobre desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.

Abraço,

Cara, Palms, Celulares e Pocket, utilizam CLDC e provavelmente voce usará o Profile MIDP 2.0 ou superior.
A escolha da IDE é muito importante, eu gosto muito do NetBeans pra desenvolvimento visual, para os codigo eu continuo fiel ao Eclipse.

Se for utilizar o eclipse tem que baixar o pluging no site, com relação ao NetBeans, eu o acho meio pesado, e pelo o modelo do seu prejeto, voce precisará utilizar um formulario e enviar estes dados, NESTE caso eu nao aconselho o NetBeans, pois eh muito simples e a API Screen ja é o suficiente pra fazer isso.

Com relação a como estes dados serão enviados, eu acho que no atualidade está comprovado que pra lidar com dados, nao existe melhor que o XML, neste caso EU geraria um XML.

Uma coisa que é muito importante frisar, é que dispositivos móveis tem uma limitaçao muito grande pra desenvolvimentos, e a maior preocupaçao é com relaçao ao tamanho da sua aplicaçao, por isso, economize o quão puder.

Eu me esqueci de mencionar, para a CLDC utilize a 1.1 que te dá versão para pontos flutuantes, pois se utilizar a 1.0 terá que fazer tudo com relaçao a pontos flutuantes na mao.

Se for desenvolver pra Handhelds considere usar SuperWaba