Alternativa ao Play Store

Pessoal, existe alguma alternativa(gratuita pra nós desenvolvedores) ao Play Store? Gratuita e que me permita substituir o apk distribuído quando eu precisar.

Não sei se tem, mas se tiver, vai deixar de usar o play sorte por causa de 50 reais(Taxa única) ? Sendo que muito provavelmente ninguém irá ver seu app ? rs

A minha aplicação é parte de um serviço que eu forneço pros meus clientes, ela já é divulgada pelos meus meios e não há necessidade de divulgação paralela à minha pois só quem vai baixar e usar são os clientes, a minha necessidade é somente ter um repositório onde jogar a aplicação e facilitar a instalação uma vez que muitos dos meus clientes estão muito longe de mim e muitos também têm muito pouco conhecimento de nível usuário Android. O que eu preciso é de uma “ferramenta” que facilite a instalação/atualização do meu aplicativo.

Alternativa à Play Store não tem.

O que você pode fazer é disponibilizar o .apk de alguma forma, junto com um tutorial ensinando o usuário a instalar no aparelho.

Por exemplo este tutorial: http://www.androidz.com.br/portal/o-que-e-um-arquivo-apk-e-como-instalar.html

Instalar apps fora do market nunca é o processo mais fácil. Considere que você tem que destravar o sistema de cada usuário.

E pode ter certeza, o usuário não vai saber colocar essa opção rs.

E pode ter certeza, o usuário não vai saber colocar essa opção rs.[/quote]

Podem acreditar, um deles um dia desses não sabia como chegar no MENU cara! O cara tem um Galaxy Note 3, um celular super hiper ultra p* das galáxias e não sabe NEM abrir o menu do celular! Aí vocês imaginam a minha situação como é. Eu achei uma opção, o Aptoide que inclusive tem download dele NO Play Store, ou seja, o cara baixa Store do Store, instala, pesquisa lá a minha aplicação e instala só que ainda não é o que eu preciso pois pra cada versão que eu disponibilizar o transtorno é grande pois eu tenho que deletar a versão antiga e upar a versão nova, além de a tela principal ao longo da instalação do aplicativo, na hora do download, algumas vezes SOME, e o usuário só acha se ele baixar aquela cortininha onde ficam as notificações e clicar na notificação referente ao Aptoide. Quer dizer, pros usuários mais orelhudos, ainda não é bom.

Olhem que interessante, parece que saiu uma alternativa…

http://g1.globo.com/tecnologia/tem-um-aplicativo/noticia/2013/11/amazon-lanca-no-brasil-loja-de-apps-para-android-concorrente-do-google.html

[quote=Ruttmann]Olhem que interessante, parece que saiu uma alternativa…

http://g1.globo.com/tecnologia/tem-um-aplicativo/noticia/2013/11/amazon-lanca-no-brasil-loja-de-apps-para-android-concorrente-do-google.html[/quote]

Essa loja já exista há muito tempo fera, a notícia é de hoje mas a loja em questão já existe há muito tempo. Eu inclusive já entrei lá pra dar uma olhada, mas não vi onde eu posso fazer o upload ddo meu aplicativo. A loja é GRATUITA pra desenvolvedores?

Cara, eu tenho um app interno aqui da empresa, eu fiz uma gambiarra aí, que deu MUITO certo por enquanto…

eu tenho uma conta no dropbox, jogo o .apk dentro da pasta public, e coloco um botão lá na aplicação pro usuario apertar pra atualizar.

Daí sempre que lanço uma versão nova, substituo a apk la dentro da pasta, e o usuario atualiza manualmente…

Eu uso assim, pq essa aplicação não é interessante publicar no play, nem ninguem mais poderá acessar, a não ser os proprios usuarios aqui da empresa… então, se sua situação for igual, alguma coisa parecida com isso pode resolver!

Complementando, vc pode manter um controle de versão em um banco de dados, que quando o usuario atualiza, ele vai la no banco do seu servidor e sincroniza a versão dos dois, pra vc ter um controle…

é, eu sei que é gambiarra mesmo… mas funciona! kkkkkk

edit-----

os meus usuarios também estão longe, então antes de entregar o aparelho pra eles, eu ja deixo as configurações prontas, pra ele nao precisar mexer nisso nunca… daí ele só aperta o botão atualizar la, o app internamente acessa o link disponibilizado no dropbox, salva no cartão, e executa… daí o usuario só tem que ir confirmando nas telas de instalação que aparece.

[quote=saryoromulo]Cara, eu tenho um app interno aqui da empresa, eu fiz uma gambiarra aí, que deu MUITO certo por enquanto…

eu tenho uma conta no dropbox, jogo o .apk dentro da pasta public, e coloco um botão lá na aplicação pro usuario apertar pra atualizar.

Daí sempre que lanço uma versão nova, substituo a apk la dentro da pasta, e o usuario atualiza manualmente…

Eu uso assim, pq essa aplicação não é interessante publicar no play, nem ninguem mais poderá acessar, a não ser os proprios usuarios aqui da empresa… então, se sua situação for igual, alguma coisa parecida com isso pode resolver!

Complementando, vc pode manter um controle de versão em um banco de dados, que quando o usuario atualiza, ele vai la no banco do seu servidor e sincroniza a versão dos dois, pra vc ter um controle…

é, eu sei que é gambiarra mesmo… mas funciona! kkkkkk

edit-----

os meus usuarios também estão longe, então antes de entregar o aparelho pra eles, eu ja deixo as configurações prontas, pra ele nao precisar mexer nisso nunca… daí ele só aperta o botão atualizar la, o app internamente acessa o link disponibilizado no dropbox, salva no cartão, e executa… daí o usuario só tem que ir confirmando nas telas de instalação que aparece.[/quote]

Valeu parceiro, vou dar uma estudada nessa ideia. Sobre a questão de o dispositivo já sair com o aplicativo instalado e as configurações feitas, é diferente da minha situação, aqui é rastreamento de veículo, o cliente já tem o celular dele e instala a minha aplicação no celular dele, e muitos dos clientes estão a mais de 1000km daqui. Vou estudar a ideia ali em cima, essa questão da versão no banco eu já fiz uma coisa parecida num ERP que eu trabalhava.