Analise

2 respostas
P

Ae pessoal.
Vocês costumam fazer a modelagem dos aplicativos que vocês desenvolvem? Casos de usos, especificações, diagrama de classes…?

Estou começando a desenvolver uma aplicativo e estou em dúvida se vale a pena fazer uma modelagem.

Que procedimento vocês adotam no início de um projeto?

2 Respostas

vamorim

Um mínimo planejamento é sempre bem vindo. O nível de detalhes de documentação varia bastante de acordo com a complexidade do software, responsabilidades, exigência do cliente (ou professor :slight_smile: ), e outros.

Duas sugestões, bem diferentes por sinal. XP e Praxis.

Atenção! Estudar um processo de desenvolvimento exige muito mais esforço que estudar tecnologia. Seja persistente.

Shelson

Sugestão:

Uma boa literatura a respeito é o livro PMI Book (tb chamado carinhosamente de PMI Bock).

Google tb ajuda bastante.
www.google.com.br

Utilize o máximo dele. Numa linguagem mais popular, mas que pra mim serviu como “insight”, foi : [“Dê seus pulos”]

Mas vou responder de maneira clara e objetiva à sua pergunta:

• Sempre é correto seguir um método para alcançar objetivos , projetos.
    A diferença entre um ótimo e um medíocre programador/analista/consultor, é o capricho , o método, a paixão pelo negócio envolvido.
    Em Java especificamente, é muito fácil criar classes. Mas como falar delas
    faz a diferença. Uma documentação, um diagrama / espeficiação sempre ‘vem a calhar’ nesses casos.

Será muito mais fácil, como exemplo simples de uso, reaproveitar ou mesmo, criar uma nova versão do projeto.

Espero que ajude … Posso te passar referências se vc não as encontrar em alguns dias … Mas tente. mesmo !

Criado 17 de julho de 2004
Ultima resposta 17 de jul. de 2004
Respostas 2
Participantes 3