[Android] Abrir diretório cartão SD

Como eu faço pra abrir um diretório específico do cartão SD?

começa por adicionar essa linha no AndroidManifest.xml:

aqui segue um método de exemplo de abertura de um arquivo que está no diretório Downloads/X do SD

private void abreArquivo(){ if(Environment.getExternalStorageState().equals(Environment.MEDIA_MOUNTED) || Environment.getExternalStorageState().equals(Environment.MEDIA_MOUNTED_READ_ONLY)){ String caminho = Environment.getExternalStoragePublicDirectory(Environment.DIRECTORY_DOWNLOADS).getAbsolutePath(); caminho += "/X/arquivo.txt"; BufferedReader bufferedReader; try{ bufferedReader = new BufferedReader(new FileReader(caminho)); roteiro.carregaRoteiro(bufferedReader); bufferedReader.close(); } catch(FileNotFoundException fnfe){ Log.i("erro", "arquivo não encontrado"); } catch(IOException ioe){ Log.i("erro", "erro de IO"); } } else{ Log.i("erro", "SD não disponivel"); } }

Mas abrir somente o diretório usando o file explorer, tem jeito?

Não entendi sua pergunta… está se referindo a JFileChooser ? Onde entra Android nisso ?

Por ex: No meu aplicativo eu tenho um botão “Abrir Diretório”, quando clicar nesse botão eu quero abrir um diretório usando o file explorer do próprio android, é possível isso?

Vê se ajuda…

http://android-er.blogspot.com.br/2010/01/implement-simple-file-explorer-in.html

Desculpe a falta de entendimento, comecei com Android não faz muito tempo.

No eclipse va em Windows -> Show View -> Other

selecione a Opção File Explore e ai procure a pasta especifica