Sou iniciante em android, tenho algum conhecimento em JAVA.
Vi algumas coisas de Arduino e me estigou a estudar essas 2 tecnologias acho q tem mto futuro.
Mais enfim fiquei afim de fazer alguma aplicação com as 2 tecnologias.
A ideia q eu tenho é bem “boba” quero colocar uma placa do arduino aki na minha casa e quero usar a biblioteca do android para ver o endereço da placa.
Sei la é simples
mais é pra eu ter o primeiro contato com as tecnologias.
Boa ideia de aprender ambos ANDROID e ARDUINO por que são mesmo cada vez [b]MAIS [/b] utilizados e necessários ...
Interessante mesmo esse italiano chamado ARDUINO ( http://www.arduino.cc/ ).
Qual será a meio de comunicação entre a placa do Arduino e o Android (mobile e/ou SDK) : USB, Wifi, Bluetooth, XBee , ... ??
http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1264405691
Utiliza Google Translate para traduzir se for necessário ...
[b]MAS [/b] tem muita ferramenta na Internet sobre ANDROID e ARDUINO :
http://www.amarino-toolkit.net/index.php/getting-started.html
[i]Nota sobre a língua portuguesa : Neste fórum a muitos erros na ortografia de MAS e MAIS :
a palavra “mais” = + e a palavra “mas” = “but” em inglês
Exemplo :
Mais enfim fiquei afim de fazer … a forma correta : Mas enfim fiquei afim de fazer …
mais é pra eu ter o primeiro … a forma correta : mas é para eu ter o primeiro … [/i]
Então cara quero testar vários tipos de comunicação, mais a minha ideia é colocar uma placa aqui em minha casa e eu conseguir localizar a mesma de qualquer lugar…
e se caso amanhã essa placa não estiver na minha casa estiver sei la onde…?
o android consiga localizar do mesmo jeito…
Tem alguma ideia de como possa fazer isso?
Sabe se é dificil, sabe onde encontro bons treinamentos de android e arduino aqui em São Paulo, material, livros sei la?
Como vai garantir a comunicação da placa com o Android?
Ela vai ter internet via satélite ou algo do tipo? Como vai saber se o meio de comunicação da placa esta OK…
Enfim, de “Qualquer Lugar” acho meio dificil vc conseguir isso…
Fazer comunicar uma placa ARDUINO com um ANDROID é relativamente fácil e existem muitos exemplos de projetos que usam isso !
Existem 3 problemáticas a resolver :
1- Definir o canal de comunicação com a placa ARDUINO ao nível físico : RS232, USB, Ethernet, Wi-fi, 3G, 4G, etc …
2- Definir o programa para o micro-controlador (linguagem próximo do material eletrónico, C/ Assembler) .
3- Definir a Aplicação Web ( pode utilizar JAVA no JETTY ou TOMCAT ou mesmo GlassFish …)
Existem varias possibilidades de fazer comunicar um aparelho com o Sistema Operacional ANDROID e uma placa ARDUINO :
1- Ligar uma (ou varias) placa eletrónica ARDUINO via USB (ou RS232 ou Wifi …) a um PC o qual esta ligado na Internet (via Ethernet, xDSL, Wifi, 3G, 4G, etc…) , depois vasta ANDROID se ligar ao PC.
No PC vasta instalar um servidor web ao qual ANDROID se liga via HTTP (o que é relativamente fácil).
O servidor web pode ser por exemplo JETTY (da fundação Eclipse, que é melhor que o famoso TOMCAT da fundação Apache).
Vasta desenvolver uma aplicação web ( ficheiro / arquivo .WAR ) que faz a ligação entre os clientes web de ANDROID e a placa ARDUINO com os seus sensores ou motores passo a passo.
2- Ligar diretamente ARDUINO a uma interface Ethernet a qual se liga à Internet a uma aplicação web na Internet
Tini (Interface de Rede minúscula) é um circuito híbrido fabricado pela Dallas Semiconductor para facilitar o design
equipamentos que podem se comunicar através de uma rede como a Internet. É equipado com um micro-controlador da família 8051, um
memória flash de 2 MB SRAM.
O componente vem com um sistema operacional chamado TINI_OS, uma concha e um lama chamado
máquina virtual Java. Isto permite que Tini pode ser programado em Java.
Eventualmente usado para um tipo de placa-mãe S400 também desenvolvido pela Dallas Semiconductor. Este cartão implementa as interfaces
comunicação física e seus controladores. Os meios de comunicação são variados : Ethernet,
CAN OneWire, SPI, I2C bus, porta serial …
Conclusão aprender JAVA, ANDROID , ARDUINO e JavaCard 3.0, TINI, SunSPOT é uma boa aposta para no chamado "Internet of Things"