Android ou java web? dúvida cruel

olá a todos

explico minha dúvida. Sempre que começo a estudar java para web eu empaco na quantidade de coisas que tenho que aprender ao mesmo tempo pra poder progredir. Mesmo os melhores livros assumem que se você chegou ao capítulo dois é porque você já sabe um zilhão de coisas e tocam um ritmo bastante difícil pra quem não trabalha com java. Tenho que parar tudo pra descobrir em que isso ou aquilo se encaixa no contexto do que estou estudando agora.

Esses dias atrás resolvi dar uma change para o android. Já gostava do sistema em si, mas agora que vi grande possibilidade de em pouco tempo já começar a ver resultado do meu aprendizado eu fiquei bastante empolgado. Acho que entenderam o problema, não é?

Android é bem mais rápido de aprender mas daí vem minha dúvida. Falando em mercado de trabalho, oportunidades, salário, crescimento, facilidade de recolocação no mercado e qualquer outra coisa relevante em se falando de trabalho… qual plataforma ainda compensa mais? Java para android ou para web?

1 curtida

Eu dividiria (aliás, eu divido) o tempo e aprenderia os dois.

:thumbup:

Essa dificuldade na parte web eu acho natural, pois se você procurar por apostilas, artigos, livros etc, que falem sobre programação java pra web você verá milhares de frameworks que te exigem colocar uma cambada de XMLs no seu projeto ou até mesmo anotar os seus beans para poder operar com oS frameworkS que irá utilizar. Não posso falar muito pois não desenvolvo profissionalmente pra web, mas quando tive que estudar a parte web me deparei com o Mentawai. Com ele você não suja seu projeto ou suas classes de negócios sendo obrigado a colocar arquivos de configurações e anotações por toda parte. Com poucas linhas de código você faz um formulário inteiro gravando em banco de dados somente utilizando o Mentawai.

Dê uma olhada no site oficial e veja o que você acha…
Mas de qualquer forma você não vai escapar de estudar Servlets, JSP, JSF…

Quanto ao desenvolvimento para Android acredito que você terá mais aproveitamento dos recursos do dispositivo implementando algo nativo do que Web.

Sempre vai ter muita coisa pra estudar (mesmo que você já seja bem experiente), por isso é normal ficar perdido no começo.

Primeiro estude a base, se já conhece bem algoritmos, lógica, orientação a objetos, estude a linguagem Java. Quando se sentir confortável com ela, aí sim, parta para outros assuntos.

Embora não seja necessário entender muito de web pra programar mobile e vice-versa, depois de um tempo a curiosidade (e as vezes a necessidade) te faz estudar ambos. Pra mim é assim.

Se já conhece a base e está gostando de aprender Android, vá em frente.

Quanto a mercado, se você pretende trabalhar na sua cidade, acho que você precisa fazer uma análise aí mesmo. Saber o que as empresas daí utilizam. Entretanto a gente não deve estudar só o que o mercado usa. :slight_smile:

Estude JEE e tenha Android na manga, estude por curiosidade, pois o mercado JEE é mais estável,

Ou foque em Android, se arrisque nesse mercado “novo” só que tenha JEE na manga também, caso apareça mais oportunidades

1 curtida

Cara com certeza web é melhor. Pense pelo seguinte aspecto. Para você se dar bem com programação para android você depende do sucesso do mesmo correto? E web, você depende de algum sucesso além do seu?
Também apanhei muito com web cara, mas depois que você aprende, você faz coisas incríveis! E o mercado web com certeza é muito mais forte que android. Só que como o camarada alí em cima disse, aprenda web e android também. Mas android seria apenas o diferencial, fora que dá pra fazer muita coisa também. Estou estudando android agora.