Android Studio, Cadastro um objeto no ArrayList, mas quando vou consultá-lo, ele não existe!

Olá a todos! Sou nova no Android Studio ainda e ta acontecendo uma coisa que quando eu programava em Java não acontecia… Cadastro um objeto no ArrayList, mas quando vou consultá-lo, ele não existe!

Tenho uma classe do tipo ArrayListe e faço cadastro normalmente, mas quando saio da aba de cadastro é como se o cadastro fosse excluído tbm. Observei isso em duas situações:

1º) Tenho um método checarDuplicidade() que não deixa o msm objeto do tipo Administrador ser cadastrado novamente e quando eu cadastro um administrador que saio da aba de cadastro, se eu voltar pra msm aba de cadastro e tentar cadastrar novamente esse msm administrador, ele cadastra, como se não tivesse cadastrado antes!

2º) Quando Cadastro um administrador e sigo pelo menu à frente, lá na Classe MenuAdministrador onde quero consultar esse administrador ele levanta a exceção de que o administrador é Inexistente.

Ou seja, ele cadastra, mas quando sai da aba de cadastro, ele é apagado, quero saber por que já que não tem nenhum comando de exclusão em nenhum canto!

Alguém pode dar uma ajuda?! Desde já, mt obg!

Códigos, please

Estamos falando da mesma activity ou não?

Administrador e ArrayLista são Classes em Java normal, mas Activity só apartir de CadastroAdministrador. Está dando pra entender o que eu digitei lá em cima?

Mexer no Android é meio complicado, se você virar o celular (trocar de posição da vertical pra horizontal), ele já perde os dados. Então você precisa salvar tudo em um arquivo .txt ou SQLite ou Firebase ou trabalhar com WebService

Vcs podem me indicar algum vídeo ou site pra estudar sobre o SQLite? Pois os que eu já vi não foram bons pra assimilar bem o assunto… Grata!

Eu curto esse Canal: https://youtu.be/cp2rL3sAFmI (É indiano, então logo eu não entendo o que ele fala, apenas vou olhando o código e fazendo junto e entendendo como funciona tudo, em português eu não curto muito).

Outro vídeo que vi bem por cima: https://youtu.be/FXrEdywYLIg (Em indiano tbm)

Ok, obg!