Alguém já está usando o Android Studio, lançado no Google I/O/
O link é http://developer.android.com/sdk/installing/studio.html
Alguém já está usando o Android Studio, lançado no Google I/O/
O link é http://developer.android.com/sdk/installing/studio.html
Eu testei, mas como opinião pessoal achei ele um tanto confuso. Trabalha com muuuuuita aba, isto dificulta a visualização por completo da IDE, para mim.
E acho um pouco complicado trabalhar com uma IDE limitada a apenas uma plataforma (Android), posso estar enganado sobre este ponto.
Porém, devo ressaltar que as vantagens trazidas são muito boas, como o auto-complete das Application Resources, os Preview Sizes de diversos devices em runtime, entre outros…
Ou seja, tem seus pontos fortes e fracos, mas continuo usando o Eclipse, quem sabe pelo costume que tenho com a IDE.
Como eu sou ainda iniciante, prefiro me inteirar da nova plataforma, que tem recursos mais modernos.
Acho que se ficar no Eclipse e aprendê-lo plenamente vai tomar meu tempo, pois no meu entender eles vão priorizar o Studio em detrimento do Eclipse, aí terei que aprender duas ferramentas.
Ao usar, não entendi uma coisa: importei 4 projetos e uma Library do Eclipse, mas só aparecem um dos projetos e a Library, como faço para visualizar todos como no Eclipse? Tentei diversas coisas mas nada deu certo.
Obrigado
Você importou os projetos como módulos ou como projetos no Intellij?
Digo isso porque existe uma diferença entre eles. O projeto do Eclipse é um módulo do Intellij e o projeto do Intellij e a workspace do Eclipse.
O Eclipse dá um show nesse quesito. O conceito dele de perspectivas e do modo como cada view é customizável é fantástico! Sinto falta disso no Intellij.
Se você está desenvolvendo pra Android, pra quê vai querer uma plataforma com suporte a C# ou Ruby? Se você só tem um martelo, vai tratar tudo como um prego.
É, realmente você tem razão @Ataxexe. É que acabei me acostumando com IDE’s que possui maior gama de possibilidade para programar. Mas a lógica do martelo cai exatamente aí! 
No Menu File > Reopen eu posso escolher outro projeto, e devo escolher entre “This Window” ou “New Window” para abri-lo.
Se eu escolher o primeiro, ele fecha o anterior para abrir o escolhido.
Se escolher New, ele abre outra instância do Studio, ficando com as duas abertas, o que é interessante quando se quer verificar alguma coisa em um para configurar no outro.
Então não é possível aparecerem todos os projetos como aparecem no Eclipse?
[quote=ideiainformatica]No Menu File > Reopen eu posso escolher outro projeto, e devo escolher entre “This Window” ou “New Window” para abri-lo.
Se eu escolher o primeiro, ele fecha o anterior para abrir o escolhido.
Se escolher New, ele abre outra instância do Studio, ficando com as duas abertas, o que é interessante quando se quer verificar alguma coisa em um para configurar no outro.
Então não é possível aparecerem todos os projetos como aparecem no Eclipse?[/quote]
Não, justamente porque o Intellij não possui o conceito de workspace ampla como o do Eclipse. Eu demorei um pouco pra me acostumar com isso (mas foi questão de costume mesmo, você acaba compreendendo a decisão da JetBrains depois de um tempo).
O que realmente faz falta são as perspectivas e as customizações das abas…
Obrigado, Ataxexe, entendi que a forma de trabalho é outra, e como eu disse interessante, pois posso consultar algo de outro projeto com mais agilidade.
Outra coisa que ocorreu quando eu importei meus projetos do Eclipse é que ele mexeu neles na própria workspace deste e assim não pude mais executá-los.
Por isto, desinstalei o Studio, restaurei os projetos na Workspace e consegui trabalhar com eles normalmente.
Agora reinstalei o Studio e quero importá-los de novo, mas não vi como salvar em outro local e fiquei com medo de repetir o erro.
Como eu disse também, quero me inteirar do Studio para aprender mais de Android nele, pois acredito que será a IDE mais utilizada pelos desenvolvedores a partir de agora.
Abraço e sucesso a todos
Eu acho que seria mais prudente, pelo menos por ora, copiar os projetos e importar as cópias para o Studio. Isso porque ele ainda está instável e pode acabar tendo algum bug que “estrague” o projeto.
Se você usa git, pode criar um branch para o projeto e usar o Studio sem ter medo de ele alterar algo (ou clonar o repositorio para ter mais flexibilidade e poder usar os dois IDEs em conjunto).
Fiquei curioso agora como ele trata diversos projetos no mesmo workspace. Vou testar depois.
Não seria importar os arquivos BUILD.GRADLE que gerei ao exportar o projeto na opção “Generate Gradle build files?”.
No Studio:
Meu medo é concluir e atualizar no Eclipse.
To querendo testar essa plataforma, mas ela não abre. Alguém tem o mesmo problema?
Vou verificar isso, não sei se é a máquina aqui do trabalho, em casa vou testar também.
Vou verificar isso, não sei se é a máquina aqui do trabalho, em casa vou testar também.[/quote]
Tem que configurar variavel de ambiente JAVA_HOME apontando pro diretorio do JDK. Aqui mesmo explica: http://developer.android.com/sdk/installing/studio.html
Para programa com esse Android Studio é usando a mesma programação que uso no eclipse com java ? Ou é diferente ?
Mesma coisa. Só vai ter menos trabalho não precisando se preocupar com instalação de SDK do Android nem plugin ADT.
Mesma coisa. Só vai ter menos trabalho não precisando se preocupar com instalação de SDK do Android nem plugin ADT.[/quote]
Mas tem uma versão que a gente baixa zipada que já vem, eclipse, sdk e adt, com tudo, no site do android developer é só descompactar e ser feliz. Outra coisa, estava olhando as imagens aqui enquanto baixa, tem como eu mudar o fundo de preto para branco que nem o eclipse ?
Mesma coisa. Só vai ter menos trabalho não precisando se preocupar com instalação de SDK do Android nem plugin ADT.[/quote]
Mas tem uma versão que a gente baixa zipada que já vem, eclipse, sdk e adt, com tudo, no site do android developer é só descompactar e ser feliz. Outra coisa, estava olhando as imagens aqui enquanto baixa, tem como eu mudar o fundo de preto para branco que nem o eclipse ?[/quote]
Onde tem esse pacote plug and pray do Eclipse com Android? Eu gosto mais do Eclipse, mas não tô afim de configurar nada no momento pois não trabalho muito com Java.