Android, Symbian, Windows Mobile e Windows Phone x Java

Galera, estou com mtas e mtas duvidas sobre sistemas operacionais de celulares, gostaria de tirar essas duvidas pq to ficando loco, cada hora leio uma coisa e nao consigo desvendar essas duvidas, rs

Estou começando com java e estou adorando essa linguagem, ja tentei pascal e basic, mas nao gostei, com java foi amor a primeira vista, adorei essa linguagem, mas vamos ao que interesse, meio do ano agora estou tentando entrar numa faculdade e o curso é voltado para Java, ai fica uma grande questao e gostaria da opiniao de vcs:

A Oracle comprou a Sun, e agora está em processo contra o google por causa do Sistema Android que de acordo com a Oracle foi usado java em seu desenvolvimento. Como java eh uma plataforma open source todos estão com o receio de que a Oracle passe a mudar isso, pois ao meu ver a Google errou em nao dar os creditos ao Java e a Oracle errará feio se começar a cobrar pelo java. Oq vcs pensam disso?

Meu tópico tem a ver mais com isso:

1- Como citei o Android apesar da Google negar foi baseado em algumas coisas do java, o Symbian, Windows Mobile e Windows Phone tb são baseados nele?

2- Há esses 4 Sistemas Operacionais: Symbian, Windows Mobile e Windows Phone e Android para celulares e tb há os programas das proprias fabricantes que em alguns celulares nao sao usados sistemas operacionais e sim programas feitos pela mesma. O JavaME programa para celulares com Sistemas Operacionais e celulares com Sistemas das Fabricantes? qual é a diferença para programar para sistemas operacionais de celulares e para sistemas das fabricantes?

3- Uma coisa q nao entendi eh pq fabricantes como a Samsung que hj está com uma das melhores linhas de smartphones do mercado não tem suporte a java em seus celulares que rodam o android, pq a Samsung nao optou por isso? Nos sites, a motorola nao colocou nada sobre Java, já os smartphones da Sony Ericsson com o Android tem suporte a Java.

4- Minha preocupação é, estudar java, fazer faculdade voltada a java, e a Oracle acabar com essa linguagem por causa de besteiras, pois ela enfrentará Google e agora a Samsung por nao querer adotar Java em seus smartphones, será que isso vai acontecer? Será que o Java vai perder a credibilidade de antes?

5- Estou querendo comprar um Smartphone mas com Android, minha opção era o Samsung Galaxy, mas como quero desenvolver em java e ele nao tem suporte a java, oq vcs diriam?

Obrigado pela atenção e desculpe a ignorancia.

1 - Java não vai morrer.

2 - A linguagem do Android é Java. A diferença é a VM do Android, que não roda bytecodes padrão.

3 - Não aposte sua formação em uma tecnologia específica. Você pode e deve se especializar em uma plataforma, pode ser Java, .NET, ou qualquer outra coisa. Mas faça uma faculdade generalista para que a sua empregabilidade não morra com uma tecnologia.

Acredito que o java não vai morrer tão cedo, sobre isso pode ficar despreocupado.
Até porque o java hoje está trazendo várias linguagens para dentro dela.
Uma coisa que você pode estudar e é legal é webmobile, sites feito para celulares, é realmente algo muito interessante e roda independente de plataforma bastando ter apenas um navegador.

E qto a questao 5?? qual smartphone comprar?

Calma, vamos por partes.

Android é baseado no Java, mas roda em uma VM diferente.
Inclusive se usa Java para programar.

Windows Phone é feito com C# e é da propria Microsoft.

Symbiam e MeeGo são os sistemas da Nokia.

iOS é o sistema para iPad e iPhone da Apple.

Um smartphone top de linha com Android são os que estão sendo lançado agora, tem o Motorola Atrix, o Galaxy S 2 e mais algunas que nao lembro.

Um mediano seria o Galaxy S antigo ou o Motorola Milestone 2 (o milestone 1 (droid) já está quase ultrapassado)

[quote]Um smartphone top de linha com Android são os que estão sendo lançado agora, tem o Motorola Atrix, o Galaxy S 2 e mais algunas que nao lembro.

Um mediano seria o Galaxy S antigo ou o Motorola Milestone 2 (o milestone 1 (droid) já está quase ultrapassado) [/quote]

Obrigado pelas respostas, mas a pergunta ainda é:

Galaxy S nao tem suporte a Java, em questão de jogos e aplicativos, ou seja, pessoas que programam java só podem fazer aplicativos para ele baseado na programação java para android?

Motorola Atrix vai estar mto caro, estava pensando no MileStone 2, mas ele me parece que tb nao roda Java, ou seja, programar em javaME eh passado? o negocio agora eh programa java para android??

Queria comprar um celular em q eu possa testar programas java-android e java normal, igual eh feito com os nokias.

Obrigado,

Realmente, J2ME não roda mais nos celulares modernos.

Ou voce ignora o J2ME ou o Android.

Eu apostei minhas fichas no Android.

[quote=marlonfa]Galaxy S nao tem suporte a Java, em questão de jogos e aplicativos, ou seja, pessoas que programam java só podem fazer aplicativos para ele baseado na programação java para android?
Motorola Atrix vai estar mto caro, estava pensando no MileStone 2, mas ele me parece que tb nao roda Java, ou seja, programar em javaME eh passado? o negocio agora eh programa java para android??[/quote]
Como “suporte a Java” o que você quer dizer? Rodar programas feitos para desktop, ou rodar programas feito em J2ME?

Se for a primeira opção, não existe celular que faça isso. O que mais se aproximaria é o Nokia N900.

Se for a segunda opção, tenha em mente que programar em J2ME não é fácil, e também não existe o tal do “write-once-run-everywhere”, pois existem centenas de resoluções de tela, hardware, e afins. Você teria que fazer várias versões do seu programa para abranger um número grande de aparelhos.

E como já disseram, no Android se usa o Java para programar…um pouco diferente, com outros conceitos, mas na raiz é Java.

Me esclareça isso: antes de sair o android o J2ME fazia que tipos de programas e para que tipos de celulares? (Pergunto isso, pq ainda to estudando o J2SE.)

Pq pelo oq eu entendo, me corrijam se estou errado, o J2ME faz jogos para celulares, akeles terminados com .jar e tb faz toda a interface de um celular que nao tenha sistema operacional, dou exemplo dos celulares que tive: Motorola w178, LG gs107b, sony ericsson w580. nenhum deles tem sistema operacional mas sim um sistema desenvolvido pelos proprios fabricantes, isso tb eh feito pelo J2ME?

A minha dúvida eh essa ainda, ai entendendo isso perguntei mais uma coisa dependendo da resposta, rs

Desculpem novamente a ignorancia, mas quero entender perfeitamente para poder procurar algo que eu nao me arrependa depois.

Obrigado mais uma vez.

J2ME é utilizado para criar aplicativos “pequenos”, as fabricantes dos celulares tinham seus proprios SOs para seus aparelhos, mas instalavam a Virtual Machine para rodar j2ME para ter acesso a esse mercado de aplicativos.

Certo, entao o jeito é comprar um Sony Ericsson para eu ter J2ME e Android?
O Problema eh q os Sony Ericsson q vem teclado fisico eh soh a versao x10 Pro MINI.
Alguem me indica outro??

Voce nao vai ter J2ME nos aparalhos da Sony Ericsson por que o SO é Android(os mais novos pelo menos).

#fato
Ou voce vai ter j2me ou Android.

Erro meu, soh a versao X8 que tem Java, entao o negócio eh esquecer J2ME, vi que tem um conversor de .jar para aqruivos .apk aqui no proprio forum:

http://www.guj.com.br/java/215923-aplicativo-j2me-no-android

Bom, entao ta resolvido, agora sem sombras de duvidas vou de Galaxy, pq a SAMSUNG é a unica que esta disponibilizando atualizações para os smartphones.

Obrigado pessoal.

O Nexus S é o dispositivo que recebe as atualizações mais rapido.