Android, Symbian, Windows Mobile e Windows Phone x Java

Galera, estou com mtas e mtas duvidas sobre sistemas operacionais de celulares, gostaria de tirar essas duvidas pq to ficando loco, cada hora leio uma coisa e nao consigo desvendar essas duvidas, rs

Estou começando com java e estou adorando essa linguagem, ja tentei pascal e basic, mas nao gostei, com java foi amor a primeira vista, adorei essa linguagem, mas vamos ao que interesse, meio do ano agora estou tentando entrar numa faculdade e o curso é voltado para Java, ai fica uma grande questao e gostaria da opiniao de vcs:

A Oracle comprou a Sun, e agora está em processo contra o google por causa do Sistema Android que de acordo com a Oracle foi usado java em seu desenvolvimento. Como java eh uma plataforma open source todos estão com o receio de que a Oracle passe a mudar isso, pois ao meu ver a Google errou em nao dar os creditos ao Java e a Oracle errará feio se começar a cobrar pelo java. Oq vcs pensam disso?

Meu tópico tem a ver mais com isso:

1- Como citei o Android apesar da Google negar foi baseado em algumas coisas do java, o Symbian, Windows Mobile e Windows Phone tb são baseados nele?

2- Há esses 4 Sistemas Operacionais: Symbian, Windows Mobile e Windows Phone e Android para celulares e tb há os programas das proprias fabricantes que em alguns celulares nao sao usados sistemas operacionais e sim programas feitos pela mesma. O JavaME programa para celulares com Sistemas Operacionais e celulares com Sistemas das Fabricantes? qual é a diferença para programar para sistemas operacionais de celulares e para sistemas das fabricantes?

3- Uma coisa q nao entendi eh pq fabricantes como a Samsung que hj está com uma das melhores linhas de smartphones do mercado não tem suporte a java em seus celulares que rodam o android, pq a Samsung nao optou por isso? Nos sites, a motorola nao colocou nada sobre Java, já os smartphones da Sony Ericsson com o Android tem suporte a Java.