Android x Windows 8

Primeiramente agradeço aquelas que responderem!

A microsoft lançará em breve o Windows 8, segundo alguns relatos a mesma quer entrar no mercado de tablets.

A pergunta é: Será que a microsoft conseguirá atingir ou mesmo ameaçar o Android?

bem, para quem já viu o windows 8 (versão virtual machine), pode perceber que terá ms-office e outros aplicativos muito utilizados no windows desktop,
além disso a navegação é bem fácil, na minha opinião e mais dois colegas da FATEC.

Outra coisa importante, aplicativos em java iria funcionar normalmente, possivelmente. Então você poderia instalar o netbeans ou eclipse e desenvolver para tablets com o windows 8, será que vai dar certo?

A microsoft tentou utilizar o windows mobile no celular kino, e foi um fracasso. Mas agora parece diferente, e na minha opinião acho que $$$ vai pesar, mas quem tem possibilidades pode pagar.

A asus é uma das empresas que irá lançar o tablet com o windows 8 em 2012, segue os links.

Vejam:
http://www.downgratis.com/sistemas-operacionais/windows-8/
http://www.tecmundo.com.br/windows-8

Não acredito que irá ameaçar o android, mais sim, atingir uma boa parcela dos usuários, pois pelas demostrações que vejo por ai, o Windows 8 está excelente. O mercado de dispositivos móveis vai ficar acirrado. A Microsoft está investindo pesado neste mercado e com a Nokia como sua parceira a competição deve ficar ainda mais feia. Pelo que eu vejo hoje os usuários querem uma plataforma que possua: diferencial, usabilidade e muitas aplicações a sua escolha.

Bem, meus alunos na Etec estão gostando bastante do Windows 8, mesmo não estando nos tablets deles, estão me perguntando como trocar o Sistema Operacional. Acredito que é mais curiosidade, alguns tem dificuldades em mexer com o Android, porém é falta de habito mesmo, pois acho excelente. Bem, a Nokia como parceira da Microsoft é um negócio interessante, o que será que vai dar??

Além disso, já estão me perguntando sobre a certificação do windows 8, não sou muito fã de certificação para S.O., mas pelo que pesquisei não encontrei nada ainda.

Todas as respostas aqui irei mostrar em sala de aula no curso de informática da Etec, e agradeço o paulo por responder.

Aguardo mais opiniões.

Boa noite,

Estou aqui como desenvolvedor mobile e posso lhe dizer que fiquei um pouco decepcionado com a linguagem do windows phone 7.5! Ele tem uma proposta inovadora focando nas pessoas mas seus recursos ainda são limitados se comparados ao Android.

Ontem participei de uma maratona de programação para Windows Phone 7.5, 27 horas de hardcore! Posso lhe dizer que achei vários pontos em aberto na plataforma, mas como ela é “nova” não posso julga-la como ruim até porque quem diz o que é bom ou ruim são os usuários. Eu como programador, amo programar para tudo =)

Sei Android, estou aprendendo WP7, iOS e assim vai. A vida é um ciclo e nós temos que nos adaptar!

A vida é dinâmica e tem “MOBILIDADE”! :slight_smile:

Estou ansioso para entrada windows 8 no mercado de tabblet, a platafroma windows e melhor para programador, acho o c# uma linguagem mais inteliegente que java,também creio será possivel programar em outras linguagens.
Creio o tempo de desenvolvimento de um bom aplicativo será reduzido.

Acredito que os tablets que irão funcionar com o Windows 8 terão hardwares mais parrudos que muitos dos tables que funcionam com Android, um tablet mais parrudo irá elevar o preço final do produto, daí a pergunta é: O consumidor irá escolher um tablet com Windows 8 no lugar de um iPadx?
Os produtos da Apple estão no topo da “cadeia alimentar do mercado”, mesmo com todas as facilidades do Windows 8, afinal irá se integrar com o SO para usuários normais mais usado no mundo, acredito que a escolha final ainda será os iPads, os usuários ainda irão optar pelo “luxo e sofisticação” dos iPads. Por outro lado temos alguns tablets mais baratos, que funcionam com Android, acho que nesse tipo de mercado o Windows 8 passará longe, então o Android ainda terá seu sucesso garantido nesse tipo de mercado. Acredito que essa analise também funcione para o smartphones.

Mesmo assim espero que a Google fique de olho na Microsoft enquanto ainda é tempo, ou então a história irá se repetir, assim como o iOS tomou o lugar do Symbian, que a pouco tempo atrás era um excelente SO para smartphones e hoje em dia está praticamente esquecido. Últimamente a Microsoft vem investindo forte nos seus programas de treinamento, quem já desenvolveu em .NET sabe disso, a Microsfot mantém um ótimo site com a documentação da tecnologia, em vários idiomas diferentes, inclusive em Português, sem falar nos programas com S2B, Profissional 5 estrelas e tantos outros, a cada dia está mais fácil aprender a desenvolver para a plataforma .NET, e consequentemente para Windows Phone, que há um bom tempo já está incluido nos programas de treinamentos da Microsoft.

Algo interessante que eu ví no Windows Phone foi a sua interface gráfica, saiu totalmente da linha de cópia do iOS, a Microsoft teve peito de introduzir uma nova interface gráfica bem diferente da interface mais utilizada hoje em dia, que são praticamente cópias do iOS, isso demonstra a preocupação da Microsoft em desenvolver um sistema totalmente novo, com o melhor nível de interação.

Enfim, acho que a Google tem muitos motivos para se preocupar com o despertar da Microsoft.

INTÈ!

Ps.: Vale lembrar que há um tempo atrás a Microsfot e Apple se uniram para processar a Google por quebra de patentes relacionadas ao Android, sinal que a Microsoft e Apple querem tomar, de um jeito ou de outro, essa fatia do mercado que a Google conquistou…

como sou desenvolvedor oque mais me atrai é parte de desenvolvimento, espero que a MicroSoft permita que se faça aplicativos nativos(compilados ), e abra espaço para outros compiladores que não C#.

Oque não gosto do Android é a obrigação do uso da linguagem java.
Java tem muitos méritos, porém seu sucesso não se deve proceder por força(força seu uso).
Gosto de ver casos como o Firefox, que superou o Internet Explore sem forçar a barras.O Chrome
pode até ser o melhor navegador,porém creio que parte seu sucesso foi forçado,devido a fama do
Google( Se é Google é bom)

Também espero que a Google se torne oque a Microsoft já foi.A concorrência é algo saudavel.
Se não existisse a AMD a Intel manteria seus preços altos,e também não faria tantas inovações.

Acredito que o Windows 8 vai atingir a parcela de usuarios que ainda não são adeptos a tablets e ainda vai aproximar mais o que temos do desktop para os tablets.

+++++