Acredito que os tablets que irão funcionar com o Windows 8 terão hardwares mais parrudos que muitos dos tables que funcionam com Android, um tablet mais parrudo irá elevar o preço final do produto, daí a pergunta é: O consumidor irá escolher um tablet com Windows 8 no lugar de um iPadx?
Os produtos da Apple estão no topo da “cadeia alimentar do mercado”, mesmo com todas as facilidades do Windows 8, afinal irá se integrar com o SO para usuários normais mais usado no mundo, acredito que a escolha final ainda será os iPads, os usuários ainda irão optar pelo “luxo e sofisticação” dos iPads. Por outro lado temos alguns tablets mais baratos, que funcionam com Android, acho que nesse tipo de mercado o Windows 8 passará longe, então o Android ainda terá seu sucesso garantido nesse tipo de mercado. Acredito que essa analise também funcione para o smartphones.
Mesmo assim espero que a Google fique de olho na Microsoft enquanto ainda é tempo, ou então a história irá se repetir, assim como o iOS tomou o lugar do Symbian, que a pouco tempo atrás era um excelente SO para smartphones e hoje em dia está praticamente esquecido. Últimamente a Microsoft vem investindo forte nos seus programas de treinamento, quem já desenvolveu em .NET sabe disso, a Microsfot mantém um ótimo site com a documentação da tecnologia, em vários idiomas diferentes, inclusive em Português, sem falar nos programas com S2B, Profissional 5 estrelas e tantos outros, a cada dia está mais fácil aprender a desenvolver para a plataforma .NET, e consequentemente para Windows Phone, que há um bom tempo já está incluido nos programas de treinamentos da Microsoft.
Algo interessante que eu ví no Windows Phone foi a sua interface gráfica, saiu totalmente da linha de cópia do iOS, a Microsoft teve peito de introduzir uma nova interface gráfica bem diferente da interface mais utilizada hoje em dia, que são praticamente cópias do iOS, isso demonstra a preocupação da Microsoft em desenvolver um sistema totalmente novo, com o melhor nível de interação.
Enfim, acho que a Google tem muitos motivos para se preocupar com o despertar da Microsoft.
INTÈ!
Ps.: Vale lembrar que há um tempo atrás a Microsfot e Apple se uniram para processar a Google por quebra de patentes relacionadas ao Android, sinal que a Microsoft e Apple querem tomar, de um jeito ou de outro, essa fatia do mercado que a Google conquistou…