Galera eu sou novato , se alguem puder ajudar eu queria sabe qual plataforma uso para começar desenvlver app para andoid! , (netbeans) sera que é bom?
Bom dia,
Par desenvolver aplicações para Android é necessário unicamente :
1- JDK 1.7
2- SDK Android ( http://developer.android.com/sdk/index.html)
Mas para mais conforto e produtividade um IDE é uma mais valia.
Em ordem de preferência :
1 - ECLIPSE (bons plugins da Google : ADT , GWT, GAE , WindowBuilder Pro...etc)
2- IntelliJ IDEA Community Edition
3- NetBeans (interessante para desenvolver para plataforma Java EE e JavaCard)
Obrigado ajudo bastante , tu tem algum tipo de contato tenho mais duvidas , mas claro se nao for incomodo e se voce puder vlws parcero!
O Netbeans (que você exemplificou), não é uma “plataforma”, como propriamente dito, e sim um ambiente de desenvolvimento.
Você já possui alguma familiaridade com Java SE? Caso não tenha, sugiro que começe pelo JSE, e só depois comece a desenvolver em JME.
Bom dia,
… para começar desenvlver app para andoid! …
… e só depois comece a desenvolver em JME. …
Na minha opinião você pode aprender Java SE em desenvolvendo para ANDROID diretamente !
Por outro lado Java ME é muito limitado no lado do CLDC/MIDP , por isso penso que o JME (CLDC/MIDP) já não vale a pena perder tempo nele.
Mas o Java ME para CDC isso sim vale a pena programar para ele. Certamente que o CDC será a única coisa que ficara do Java ME.
JAVA ME CDC é plataforma? qual a diferença , do ECLIPSE? java me jdk oq sao? sao kit de desenvolvimento mais nao sao a msm coisa que eclipse ?
Bom dia,
Eclipse é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) ele permite utilizar as funcionalidades do JDK via uma interface gráfica (GUI Graphical User Interface) .
Eclipse é ele mesmo escrito em JAVA (para poder funcionar necessita que o JDK esteja instalado e corretamente configurado com a var PATH …) e utiliza interface gráfica (GUI) baseada numa API (Application Programming Interface) chamada SWT.
Eclipse foi desenvolvido no principio por IBM e depois doado a comunidade Open Source a través da criação da fundação Eclipse.
Uma das mais valias do Eclipse é a possibilidade de integrar novos módulos (Plugins) na plataforma Eclipse , ele é assim extensível.
O NetBeans foi o primeiro IDE escrito em JAVA a implementar o conceito de módulos (Plugins) e a ser extensível como já era o Emacs escrito em C/C++ por James Gosling.
Segundo algumas opiniões o nome Eclipse representava a vontade da IBM de eclipsar (fazer desaparecer) o sol (SUN) e o NetBeans da Sun.
Com ECLISPE RCP (Rich Client Platform) você pode escrever aplicações para Desktop e Laptop. Alias foi o único verdadeiro sucesso do JAVA no lado cliente ao nível das aplicações das empresas.
Vamos agora falar de Java ME , como você sabe existem pelo menos 5 plataformas JAVA atualmente :
--> Java SE
–> Java EE
–> Java ME
–> Java Card
–> ANDROID SDK
Java ME é construido em camadas a primeira chamasse a Configuration e a segunda o Profile :
Exemplos de Configurations :
CLDC (Connected Limited Device Configuration)
CDC (Connected Device Configuration)
Exemplos de Profiles :
MIDP (Mobile Information Device Profile)
DoJa, desenvolvido por NTT DoCoMo para i-mode J2ME
Uma imagem vale mil Palavras :
http://objetjava.free.fr/ISTR/MIDP20/J2ME_Expose.html
Post Scriptum :
Desculpa mas ([b]e não mais[/b]) : neste fórum tem muitos erros ortográficos e um deles é a confusão entre "mas" e "mais" :
Mais = +
Exemplo :
Um mais um igual dois
mais não são a mesma coisa que eclipse ? devia ser mas não são a mesma coisa que eclipse ?
Terminado este ponto sobre o famoso desacordo ortográfico no qual a gente não pode escrever exatamente como se prenuncia por que se não as palavras perdem a sua origem etimológica e o português não seria universal e comum entre a Europa, África, Ásia e América. http://www.cplp.org/
Se vc está começando, o ideal é usar uma IDE mesmo. Eclipse + ADT (o plugin de eclipse para Android) é o ideal. No Netbeans é possível, mas não é tão bem integrado. Se vc quiser um ambiente mais integrado ainda, baixa o MOTODEV Studio (http://developer.motorola.com/docstools/motodevstudio/download/). Ele nada mais é que o Eclipse + ADT + Alguns Extras (code snippets, Device Anywhere, etc). Eu uso Eclipse + ADT mesmo.