Aplicacao cliente / sevidor

salve galera, sou iniciante no guj (como participante efetivo) pois sempre faco consultas em varios foruns …

bom eh o seguinte, preciso desenvolver um aplicativo cliente(j2me/midp) / servidor (java desktop) para projeto final da facul.

jah andei fucando em socket e jah criei uma aplicacaozinha e a conexao esta ok.

os dados que serao trocados entre essas aplicacoes serao mensagens, mas tmb em um futuro proximo imagens e talvez ateh videos…

com socket isso eh possivel ? ou existe ou tipo de conexao ?

detalhe q essa conexao terar q ser efetivada pelo wi-fi do celular ou pelo 3g na operadora, ou seja, vai trafegar na internet…

eh isso, aguardo ae a ajuda da galera…

abraco a todos… e agradecimentos…

Com socket é possível sim.

certo nelson… com meus primeiros testes estou com alguns problemas como por exemplo: se eu mando ele ler uma mensagem… enquando o cliente n enviar ele fica travado… e vice-versa… como poderia resolver esse tipo de problema… qual seria o melhor metodo pra essa troca de informacoes ?

agradeco… abraco

Voce nao deve manter todos os celulares conectados a todo tempo no servidor.

Faça algo como:

Usuario1 manda uma mensagem pro usuario2… o celular conecta no servidor e posta a mensagem no servidor. O servidor não manda essa mensagem pra ninguem, apenas mantém ela.

A cada 10 segundos, por exemplo, os celulares estarão verificando no servidor se há ou não mensagens para eles. Quando o usuário2 se conectar ao servidor, o servidor mandará a mensagem do usuário1 para ele. Caso não tenha mensagens, não manda nada.

Esse é o funcionamento básico de um chat.

entao… axo q n deixei claro oq prciso fazer… eh o seguinte: serah uma conexao 1 para 1… um servidor e um celular. mas quando conecto ao servidor, posso solicitar mensagens a qualquer momento… e o servidor podera me responder a qualquer momento… nao pode ser algo sincronizado como envia recebe… tanto o celular quanto o servidor precisam ficar “escutando” a conexao em busca de novas mensagens, mas, a qualquer momento posso enviar tmb… e ateh agora esto com um problema, se o celular envia uma mensagem, o servidor tem q recebe-la, senao, fica travado.

obrigado, e abracos