Aplicação Comercial para Windows Mobile 6.0

18 respostas
rafdutra

Boa tarde,

Estou desenvolvendo uma aplicação comercial que rodará em dispositivos com o windows mobile 6.0 mas estou tendo certa dificuldade em encontrar a solução perfeita.

O problema é que não consigo uma VM free, que suporte perfeitamente uma aplicação que utiliza o LWUIT (a melhor que achei foi a phoneME, que eu ACHO q é free), e as VMs pagas que encontrei não achei nenhuma informação de preços e licenças (IBM J9, Esmertec JBed).

Quero pedir ajuda pra tirar essas dúvidas.
Também andei pesquisando um pouco sobre JavaFX Mobile.

Estou aberto a sugestões.

Obrigado!

18 Respostas

overkill

Bom não sei se vc ja viu mas a nova versão do SDK da sun para wireless, o Wireless toolkit foi descontinuado onde tbm foi mudado o padrão das KVM ou seja agora ele não usa mais a KVM, a nova SDK - Java Platform Micro Edition Software Development Kit 3.0 ja vem com a nova VM para windows mobile e esta mesma SDK tem suporte nativo ao LWUIT, ja instalei a VM no celular tem um arquivo cab … o meu celular é um Motorolla Q11 mas ainda nao fiz nenhuma aplicação para ele pq o novo SDK deu pau no VISTA ou seja essa SDK por enquanto só para XP e VISTA.

espero de alguma forma ter ajudado.

rafdutra

Cara,

já vi sim e já instalei no meu HP iPaq 110, mas depois que eu instalo e abro o emulador, abre uma tela azul e mais nada…

Eu tenho q criar um .lnk para abrir o jar com o emulador como é feito com a J9?? ou algo assim??

rafdutra

Como eu posso rodar um midlet nessa máquina virtual CLDC Hotspot???

Eu instalei o CAB no windows mobile 6, mas quando eu abro ele só aparece uma tela azul e nenhuma opção de abrir um midlet ou algo assim!!!

Como eu faço?

overkill

Cara o SDK 3 aqui não ta rodando como disse nao consegui rodar nem o exemplo, enviei o problema a SUN vou esperar a resposta.

rafdutra

Então esse CLDC Hotspot não serve pra nada???

overkill

uhahuauhahau na teoria ele devia substituir a KVM, mas não seja tão cruel com ele pelo fato de ter tido problemas não quer dizer que não serve para nada, mas ele é bem mais poderoso em recuros que o antigo wireless tollkit, só não funciona na minha maquina ainda …

se tiver algum progresso posto aqui devo tentar durante esta semana

rafdutra

Hehehehe…

Cara…só não entendi o que vc falou sobre o Vista!!
Vc não conseguiu rodar ele no Vista?? ou no Windows Mobile??

Pq eu consegui executar ele normal no XP, o problema é que eu instalo ele no windows mobile 6 (ele instala e abre normalmente), mas fica naquela tela azul sem poder fazer nada!! Se ele funciona como uma VM eu teria como rodar um Midlet, mas não tenho essa opção!

O meu problema aqui é que eu não tenho uma VM legal pra rodar minha aplicação comercial.

overkill

Então vamos la … acho que não fui claro,

Instalei o hotspot no celular (Motorola Q11) funciona muito bem ou seja tbm só fica na tela azul como vc, mas não consigo desenvolver nada para o celular e testar pq o Java ME SDK3.0 esta dando problema no meu Vista 64 bits ele nao abre o SDK de desenvolvimento … então nao tenho como fazer uma aplicação de testes, acredito que o Hotspot deve entender quando uma aplicacao é feita no padrao SDK 3.0 ai apareceria dentro do aplicativo no celular.

Mas mesmo assim acho que vale a pena vc insistir pq a quantidade de recursos dela é bem maior que o antigo wireless toolkit.

falow

rafdutra

Ahhh sim, entendi o q vc quis dizer agora!!

Então…como eu ja tinha dito, eu consegui rodar o SDK 3.0 no XP, peguei o exemplo do LWUIT e rodei. Funcionou perfeitamente na máquina. Porém ao tentar rodar pelo emulador CLDC Hotspot no windows mobile não da certo.

Como eu conseguiria falar para o CLDC Hotspot rodar determinado JAR, ou dizer ao JAR para ser executado no CLDC Hotspot??? (Lembrando que estou usando um JAR criado e compilado com o SDK 3.0)

Vlw!

overkill

acredito que tenha que ver de que forma deve-se transferir para o celular a aplicação pq quando inicio a maquina tem um device manager que carrega la pertinho do relógio acredito que tenha que instalar através desse aplicativo … vai precisar buscar na documentacao isso amigo mas acredito que seja por ai … vou tentar consertar o maldito erro do Vista pelo menos até sair uma versão pra linux deste SDK

rafdutra

Tá certo,

brigadão cara, vou tentar procurar alguma coisa na net pq na documentação já revirei e não tem muita coisa não!!

Vlw!!

overkill

rafdutra:
Tá certo,

brigadão cara, vou tentar procurar alguma coisa na net pq na documentação já revirei e não tem muita coisa não!!

Vlw!!

Então Rafael Dutra se conseguir algo posta aqui neste tópico seria interessante a troca de idéias e soluções dos problemas

grande abraço e sorte !

rafdutra

Certo,

vou continuar tentando. Assim que conseguir alguma solução posto aqui nesse tópico.

Flw…abraço!

rafdutra

overkill:
rafdutra:
Tá certo,

Vlw!!

Então Rafael Dutra se conseguir algo posta aqui neste tópico seria interessante a troca de idéias e soluções dos problemas

grande abraço e sorte !

Bom, resolvido não está! Porém consegui utilizar o emulador para rodar aplicações no dispositivo através do PC como se o dispositivo fosse um emulador qualquer.

Ai que surge a dúvida. Esse “Sun Java CLDC Emu” é apenas um emulador para depurar um aplicativo on-device ou também é uma máquina virtual capaz de rodar aplicativos independente do PC??

Alguém ai sabe?

Rauber

Pessoal, estou com a mesma dúvida acima, alguém descobriu algo mais a respeito ?
Não consigo executar aplicações criadas apartir da SDK 3.0 e rodá-las num palm HTC P4351 com WM 6.0 !

Alguém tem uma solução ?

DaniloRomano

E ai galera, blz?
Tambem estou tentando rodar no windows mobile e nao estou conseguindo.
O celular fica “Carregando” o aplicativo qndo eu abro e nao sai disso!!!
:?

Rauber

Olá DaniloRomano,

Eu encontrei a solução. Acesse e verifique:

http://ferrauber.wordpress.com/category/java/aplicacoes-moveis/jme-sdk-3-0-emul-wm/

Espero ter lhe ajudado,
Grande Abraço.

DaniloRomano

Certo!

Brigadao cara!!! :smiley:

Vou dar uma olhada…

Eu axei tambem esse site:
http://davy.preuveneers.be/phoneme/?q=node/33

nao testei no celular ainda mas no emulador rodo bem!!!

flws
abraço

Criado 31 de julho de 2009
Ultima resposta 4 de mar. de 2011
Respostas 18
Participantes 4