Aplicação J2ME e webservice

Galera preciso estudar como montar uma aplicação J2ME que acessa uma base de dados através de um servidor web, e com isso consegue acessar estes dados, fazer alterações e tal, aguem sabe de algum toturial ou exemplo para que eu possa estudar conexão http, montar um servidor tomcat ou seja montar uma aplicação de manipulação em um banco atraz da rede? Valeu!!!

Olá amigo, o que você pode fazer é o seguinte:
na parte do j2me … o que você fará é chamar um url : tipo www.site.com/insert.php?nome=fulano&idade=10
ou seja, o j2me simplesmente “chamará” esta url passando as informações na propria url. E o arquivo .php(que deve ser implementado por vc) é quem fará a conexao com o BD e fará a inserção do BD. Tem que fazer assim, porque com j2me não da pra conectar direto no BD.
Espero que tenha entendido.

para maiores esclarecimentos, olhe este post que coloquei a respeito disso e com código mostrando como manipular informações no Banco de dados com j2me

http://www.javafree.org/javabb/viewtopic.jbb?t=859411#124557

Eu estava pensando nisso,uma outra forma seria eu montar um servlet e fazer a conexão do j2me passando e recebendo os dados pelo servlet correto.

exatamente! Dá pra fazer com servlets tranqüilamente.

blz vou começar a estudar aqui qualquer coisa eu posto aqui no forum valeu!!!

Você pode fazer como o edprado explicou atravéz do método POST ou GET.

Eu particularmente gosto de usar WebServices. Eu crio um servidor Tomcat com o Axis(que trata os WebServices), programo o WebService para fazer o que eu desejo, no seu caso você programaria métodos em seu WebService para fazer a insersão, consulta, altualização e exclusão de dados do seu Bancode Dados. Além de programar os métodos para retornar apenas o que você deseja receber no celular.
No celular você faria uma conexão com o servidor chamando pelo seu WebService e indicando o método que deseja usar e seus parâmetros. Por exemplo:

String URL = "htp://ip_do_servidor:8080/axis/seu_WebService.jws";

try{
                        stringBuffer = new StringBuffer();
                        // Chama o WebService
                        client = new  SoapObject(URL,"buscarCliente");   //Estou chamando o método buscarCliente do meu WebService
                        client.addProperty( "id_cliente","500" );   //Estou passando o parâmetro do método buscarCliente, neste caso eu passo a ID do cliente
                        ht = new HttpTransport(URL,"buscarCliente");
                        stringBuffer.append(ht.call(client));
                        String reposta= stringBuffer.toString();              //Armazeno as informações que me foram retornadas em resposta.

}catch (IOException ioe) {//Se ocorrerem erros de conexão
                        ioe.printStackTrace();
                    }catch (SecurityException se) {//Se o usuário optar por não se conectar na internet
                        se.printStackTrace();
                    }

No link abaixo voc6e encontrará um tutorial que ensina passo-a-passo como montar configurar um servidor para WebServices java e como fazer um WebService e fazer uma conexão com ele pelo celular:
http://imasters.uol.com.br/artigo/2741/java/web_services_via_j2se_e_j2me/

legal gostei, uma duvida como vcs testam estes endereços? por exemplo estou com uma pagina funcionando em meu servidor tomcat, http:\localhost:8080\teste\ mas como eu vou testar este endereço? no simulador do wireless toolkit tem como fazer isso? valeu!

Tem sim… só que seu serivdor deve estar ativo(startado).
Você estrutura toda a conexão no código da aplicação exatamente como ela funcionaria se estivesse em um celular de verdade. Aí basta executar no emulador que ele acessa a URL especificada e simula direitinho oque acontece.

Sim mas tipo, pelo o que eu vi fica mais facil eu trabalhar através de paginas web, assim toda a manipulação do bano é feita pelas paginas, e não pela aplicação j2me, desta forma é necessario apenas um browser no celular, ou seja não é necessario desenvolver uma aplicação no j2me correto? e como eu vou testar este site no celular? tem como no simulador da sun?

nao precisa desenvolver um browser no celular…

simplesmente, como o método connector.open(url) ele automaticamente chamará o servlet ou o arquivo php com os devidos parâmetros…

blz jah to testando, mais uma coisa existe tabela para j2me? se eu quiser mostrar um resultado de uma consulta, qual a melhor forma de demonstrar isso.

Se não me engano os métodos POST e GET retornam uma página HTML, e você tem que varrer esta página lendo string por string em busca das informações que voc6e deseja… certo??? Me corrija se eu estiver errado

No caso uso WebService pois ele me retorna uma String contendo exatamente oque eu quero, sem códigos HTML.

Outra duvida vamos supor que eu precise fazer uma consulta e esta consulta me retorne varios resultados em um resultset, como enviarei estes dados devolta para a midlet com a servlet, como recuperar todos estes resultados?

EX:
COD NOME IDADE
1 ANTONIO 25
2 CARLOS 15
3 MARIA 35
4 JOÃO 20