Existe a possibilidade de criar uma aplicação java cldc que rode em palm os, windows mobile, Symbian OS etc…
Tem alguma vm que rode em todos?
Aplicação j2me
6 Respostas
Cara, existe uma VM da IBM chamada J9. Com ela você consegue instalar um .jar no Palm OS, por exemplo.
Com windows mobile a história já muda um bocado. Você pode rodar aplicações CDC, que são bem mais robustas. Pesquisa sobre as VM`s creme e mysaifu.
Symbian nunca rodei nada com ele…
Dá uma pesquisada aqui no guj que existem diversos posts sobre isso…
[]'s.
Sim, existe.
Para Palm OS existe a J9, embora a mesma não seja mais disponibilizada pela Palm;
Para Windows Mobile, também existe a J9 da IBM, além de se ter as opções de se desenvolver usando CDC (a IBM também tem uma JVM para tal, eu mesmo escrevi um artigo usando-a);
Para Symbian, creio que a maioria dos novos telefones, ofereça suporte para CLDC 1.1 / MIDP 2.0 e outras JSRs, alguns aparelhos bem mais antigos só oferecem suporte ao CLDC 1.0 e MIDP 1.0.
Muito obrigado pelas respostas!
Pensei em usar MIDP+CLDC para ter a maior abrangencia possivel com o aplicativo.
Baixei e instalei emulador pra Windows mobile e tambem para palm os com as roms de alguns dispositivos como zire e tungstem.
Testei o mysaifu e ele funcionou muito bem no windows mobile a vantagem é que roda aplicações com swing mas é meio lento no emulador.
Ainda não rodei o mysaifu no palm os e nem sei se tem como. Se alguem tiver feito isso por favor me fale sobre os resultados.
A weme eu testei tambem no palm os com uma aplicação que baixei em http://www.mgmaps.com/winset/ e não funcionou .Deu um erro na hra de executar a aplicação que peguei como exemplo em http://www.mgmaps.com/weme/ ja no windows mobile ainda não testei e peço novamente Se alguem tiver feito isso por favor me fale sobre os resultados.
As versões disponiveis desta vm são:
Download IBM Websphere Everyplace Micro Environment
Windows-Mobile PocketPC (PDA) and Smartphone:
* Download CLDC 1.1/MIDP 2.0 for Windows Mobile 5.0 and 6.0, Smartphone Edition
* Download CLDC 1.1/MIDP 2.0 for Windows Mobile 5.0 and 6.0, Pocket PC Edition
* Download CLDC 1.1/MIDP 2.0 VGA (Hi-Res) for Windows Mobile 5.0 and 6.0, Pocket PC Edition
* Download CLDC 1.1/MIDP 2.0 for Windows Mobile 2003, Pocket PC Edition
* Installation instructions for IBM WEME on Windows Mobile
* Download JSR-75 File Connection support for MIDP 2.0, Windows Mobile (for stored maps support)
Windows XP (PC):
* Download CLDC 1.1/MIDP 2.0 for Windows XP
* Download JSR-75 File Connection support for MIDP 2.0, Windows XP (for stored maps support)
* Installation instructions for IBM WEME on Windows XP
Palm OS:
* Download CLDC 1.1/MIDP 2.0 for Palm
O mid4palm necesario para converter arquivos jar para prc não estava mais disponivel no site da sun e tive grande dificuldade de encontra-lo. Não guradei o link mas se alguem ai estiver precisando é so me pedir que envio por email.
Os emuladores eu consegui na pagina http://www.pdaexpert.net zire, tungsten, wm5, wm6 etc…
Como vcs podem ver estou estudando uma forma de criar apliações de forma que estas atendam ao maior numero de equipamentos possivel.
[color=red]Quero escrever uma vez e executar em qualquer dispositivo movel ou pelo menos na maioria deles seja ele palm, pocket ou movel[/color].
Quem ai tiver experiencia com CrEme , mySaifu, integraçao destas soluõe com as ides eclipse ou netbeans, ou qualquer outra solução será muito bem vinda.
Ao final deste estudo quero montar um tutorial sobre a programação java para dispositives moveis e falar sobre limitações, soluçoes etc… e postar aqui e em todos outros forums em portugues sobre programação mobile!
Estou tendo dificuldades para encontrar informações confiáveis sobre o assunto na net, com 3 dias de pesquisa ainda não consegui definir um ambiente de desenvolvimento ( IDE, plugins, vms, tools).
SE tu quiser mais algumas informações sobre densenvolvimento JavaME para Palm OS e Windows Mobile, dá uma olhada no link abaixo e tenta conseguir as revistas listadas nele:
SE tu quiser mais algumas informações sobre densenvolvimento JavaME para Palm OS e Windows Mobile, dá uma olhada no link abaixo e tenta conseguir as revistas listadas nele:http://siriarah.wordpress.com/2008/01/05/artigo-na-revista-webmobile/
Obrigado tecnodic . Li neste site o seguinte :
Fim da J9 para Palm OS
De acordo com o The Official Palm Blog, a Palm deixará de disponibilizar para download, a partir do dia 12/01/2008, a JVM J9 para Palm OS. O suporte ao Java ainda será mantido no site, mas o download não será mais possível, bem como não haverá mais lançamentos de novas versões da JVM. Assim, quem quiser, pode baixar até o dia 12 a JVM, neste endereço.
Vale lembrar que aplicações como o Opera Mini precisa da JVM para funcionar.
Fonte: Palm Infocenter
pqp mais essa agora!!!
Qual solução devo buscar agora ja q a j9 não será mais disponibilizada???
Ta ficando cada vez mais limitado.
Se alguem puder me ajudar, estou com os seguintes problemas, não encontro a JVM J9 da ibm para PocketPC, estranho que no site da ibm a mesma não se encontra para download na versão windows mobile 5, e é justamente esta que preciso, outro problema que estou encontrando é que consegui instalar a jvm mysaifu no meu emulador para pocket pc usando windows mobile 5, mas na hora de instalar as aplicações testei 3 aplicações diferentes que utilizão thread para conexão e a jvm me retorna a seguinte mensagem na execução
java.lang.Exception: No Main-Class attribute in \My Documents\PDA.jar
at java.lang.VMMainThread$1.run(VMMainThread.java)
at java.lang.VMThread.run(VMThread.java:120)
JVM exit
Alguem sabe me dizer pq estou tendo problemas com aplicações que trabalham com threds nesta jvm? ou seria este um problema somente no emulador? Obrigado!!