Aplicativo mobile de um sistema web legado

Trabalho para um colégio e cuido de dois sistemas em Java que utilizam o framework JSF, um interno de gestão escolar que tem parte bem arquitetadas outras são bem legados e não utiliza nenhum framework na parte de acessar o banco, e é bem inviável reformular tudo, e o outro é estilo portal do aluno para acesso das crianças e dos pais também, que utiliza tecnologias mais atuais para o database e segurança entre outras coisas,esses apps acessam um mesmo banco de dados, entretanto tem uma api rest interna para os dois se comunicarem, esse webservice fica no sistema de gestão para o portal consumir algumas regras de négocios similares, preciso criar um aplicativo para esse portal para os usuários terem duas opções, minha dúvida é como inserir essa outra interface nessa arquitetura, gostaria que esse app tivesse uma independência a ponto de evoluir sem tanta necessidade desses sistemas web, mas ao mesmo tempo que consumisse os serviços deles para diminuir o tempo de dev/manutenção, a ideia inicial é criar utilizando Ionic porque não preciso de tanta performance mas tem que ser multiplataforma e já tenho conhecimento em Angular, pensei em duas opções: Criar um backend em Java que vai alimentar o meu app em Ionic e consumir os serviços criados e que vou criar nos meus outros webapps, ou fazer o meu mobile acessar diretamente meus outros dois, no primeiro caso vou aumentar a manutenção mas diminuir o acoplamento e no segundo vai ser mais rápido o desenvolvimento mas vou ter bastante dependência.

Como em tudo, a gente quem tem que saber o que fica melhor, porque a gente conhece o real problema. Tem coisas que em teoria vai muito bem, já na pratica nem tanto. Isso com certeza quem tem que decidir é você e sua equipe.