Pessoal, estou querendo aprender a desenvolver sistemas para coletores de dados, que após dar entrada de dados disponibilizar uma opção para sincronizar estes dados com um servidor. Mas, procurando via google sóa chei HelloWord usando o EclipseME (Wireless Toolkit da Sun).
Alguém poderia me indicar onde achar tutoriais que ensine do básico a trabalhar com manipulação de dados ?
hummmmm… Pq, tem diferença ? eu estava pensando em usar Palm ou celular ou até mesmo um coletor de dados próprio do tipo http://www.lxe.com/pdf/VX6Datasheet.pdf !!!
Existe algum livro que ensine isso ? ou sabe de algum tutorial ?
Existem os coletores de dados comuns (para falar a verdade só conheço estes ), em que você tem a opção de ler códigos de barras por um scanner embutido no próprio aparelho… São muito úteis…
E mesmo estes coletores exitem diferenças entre estes…
Existem coletores que carregam sistemas operacionais “avançados” dentro deles, como os da Symbol que carregam o WinCe (também existem coletores que utilizam o palm OS)
Existem coletores também que utilizam sistemas operacionais mais “primitivos”, como o próprio DOS, que a unica utilidade destes é utilizar um programa que se comunique com estes via socket em rede wireless.
Para o segundo caso, qualquer linguagem serve, ai pode ser até c ansi, java, c#, cobol, clipper, qualquer coisa que consiga se comunicar via socket que resolve, pois a aplicação será rodada unica e exclusivamente em um servidor…
Agora… entrada de dados via celular é tortura… a não ser que seja smartphone e olha la ainda…