Tô com um probleminha que faz tempo não consigo resolver. Estou fazendo um programa onde preciso calcular o arco tangente de um número, mas pelo que eu andei pesquisando J2ME não tem arco tangente, só tem tangente, seno e cosseno.
Então optei por colocar a série do arco tangente ( que é convergente apenas no intervalo [-1,1]) mas a série é infinita e eu preciso de pelo menos 1000 termos para ter uma precisão razoável.
A série do arco tagente é
arctg(x) = x - (x^3)/3 + (x^5)/5 - (x^7)/7 …
O problema é que apesar de eu estar usando CLDC 1.1(com ponto flutuante) eu não consigo colocar um número elevado ao outro, entao não estou conseguindo colocar a série no meu programa.
Alguem sabe se tem um jeitinho de eu colocar o arco tangente direto ou como colocar um número elevado a outro ou como eu resover meu problema e colocar a série no meu programa???
[quote]How to use MathFP class under NetBeans IDE
From J2me wiki
Here is how to get MathFP into your NetBeans project.
* Download MathFP for J2ME CLDC
* Extract MathFP.class from the downloaded file
* Create a directory "net/jscience/util" (CASE IS IMPORTANT)
* Zip that directory as MathFP.zip
* Create a lib folder on the "Project Directory"
* Copy your MathFP.zip into that lib folder
[b]* In NetBeans, open "Project Properties" / "Libraries and Resources" and ADD JAR/ZIP[/b]
You may now use the “import net.jscience.util.MathFP” statement and the MathFP routines. [/quote]
Segue esses passos, no último tu troca pela IDE que tu tiver usando, se tiver usando eclipse é só chamar o jar no buoldpath normalmente…
Se quiser/precisar mudar o arquivo zip pra jar pro eclipse conseguir rodar então pelo DOS tu faz: ren MathFP.zip MathFP.jar
Bem, consegui colocar a MathFP e tal, ta tudo bonitinho, so que dá um erro dizendo que a função MathFP.atan(x) não é válida para double, que é o que eu estou usando.
Tem algum exemplo de uma aplicação com MathFP pra eu poder ver como funciona?? Algun link??
static long atan(long r)
Returns the arc tangent of the radian fixed-point integer.
static long atan2(long y, long x)
Returns the pricipal value of the arc tangent of y/x
Você só pode enviar long (um ou dois) e retornar um long