Arquitectura Cliente-Servidor

Boa noite pessoal,

Estou a estudar a viabilidade de desenvolver uma aplicação móvel em Android, para comerciantes, em que o client-side instala-se num smartphone (A) como é obvio, através do Google Play, e o server-side instala-se num outro smartphone (B) que se instala através do Play também.

Através do B o comerciante tira fotos dos seus artigos e faz upload adicionando uma descrição (desse artigo) para aplicação do lado do servidor, de maneiras que o usuário A, que tem a aplicação do lado do cliente possa apreciar os produtos.

Resumindo:

  1. A captura de dados para o servidor deverá ser feita através de um telemóvel que possa tirar fotos de produtos e fazer upload para o sistema e adicionando um texto para descrever o produto.
  2. A consulta dos produtos será feita por um telemóvel com Android.

Será possível fazer isso? Caso não seja. Agradecia que me dessem sugestões de como fazer. Mas queria tentar não fazer o uso de computadores (PC/Mac) ou uma web app para carregar os dados para aplicação. Quero um sistema puramente mobile. Talvez ira recorrer aos computadores para armazenar a BD do sistema.

Obrigado!

Mas como tu vai fazer as informações passarem de um pra outro, diretamente?
Sem um servidor no meio do caminho, fica meio complicado fazer algo que preste.
O vendedor e o comprador terão de se encontrar e passar os dados via BlueTooth?
Ou terão que carregar os dados do mesmo PC?
E quem vai ver os dados de quem? É só do Mobile X pro Y?

A forma mais apropriada é um computador fazer o meio campo, e que o upload e download de dados seja feito online.

O mais normal é o Mobile enviar um JSON para o servidor, com as atualizações. E de volta receber um JSON com outras atualizações.

Quanto a pergunta principal do tópico, é possível sim, muitos sistemas comerciais tem integração com tablet.

Boa tarde Artur,

De facto percebi a tua explicação e faz sentido, e com ela e outras que tive de outros desenvolvedores percebi que:
O que eu pretendo é o seguinte:

A aplicação que pretendo desenvolver deverá apresentar a arquitectura que pode ser vista no desenho

A ideia é que ela tenha 3 sides (lados).

Side 1 (não sei como chamar). Para captura de produtos comerciais através de fotos e inserção de texto para descrever os mesmos que estará somente instalada no dispositivo Android do comerciante e que automaticamente irá fazer o upload dessa informação.

Side 2 (server-side). Um servidor, de preferência na nuvem, que receberá essa a informação do side 1 e armazenará num BD (não sei ainda qual o + adequado)

Side 3 (client-side). que será instalado nos dispositivos Android dos clientes (compradores) através do Google Play

Assim, os comerciantes farão uso do side 1 para carregar info para o server, e os seus clientes irão instalar o side 3 para pesquisarem produtos.

picture link: http://ubuntuone.com/5rNUlyy7RVgLqWNlCGJtYy

Thank you Artur.