Bom dia meu caro!
Então… Eu também já pensei bastante em como poderia fazer isso, e francamente, ainda não consegui um modo realmente legal de implementar essa funcionalidade… hahahaha. Mas (se ajudar), ai vai algumas coisas que já pensei:
O problema de ele se “auto-atualizar” é que irá dar erro de permissão por conta de o arquivo estar sendo utilizado, por tanto, esqueça em tentar fazer isso desse modo.
Bem, então é simples! Desenvolver uma outra aplicação, tipo o “LiveUpdate” pra atualizar a aplicação! É realmente uma idéia muito boa e é nela que tento trabalhar, a única falha é que você “teoricamente” não tem permissão para acessar outra aplicação do seu celular e sair alterando arquivo.
E por fim! A aplicação realmente se “auto-atualizar”, porém, fazendo com que ela trabalhe toda por reflection, ai não teria problema, você poderia abrir um arquivo “.class” e atualizar o conteudo dele, só que pra isso, você deverá desenvolver sua aplicação desde o início pensando nisso, e infelizmente ainda não consegui fazer um exemplo disso por falta de tempo, mas… na teoria tá ai.
Não sei se consegui ajudar, mas caso consiga, poste ai a idéia!
Abraço