Saudações a todos, bem galera eu necessito fazer uma conexão com um banco de dados via web utilizando uma aplicação J2ME bem meus orientadores me disseram que era para estudar SOCKETS e HTTP para fazer a conexão, mas o que vc’s acham?
Qual é o melhor método para se fazer isso? qual é a alternativa mais facil e confiavel na opinião de vc’s e como implementa-la + ou - obrigado…
Banco de dados via web em J2ME?
5 Respostas
Ola Dead…bom, depende do que vc quer fazer. Existem muitas formas de “conexão” send/receive de Dados. Vc pode usar: HTTP usando Servlet, usar Socket, ou usar web service.
veja se isso te ajuda:
(SOCKET)
http://developers.sun.com/techtopics/mobility/midp/articles/socketRMI/
(HTTP)
http://developers.sun.com/techtopics/mobility/midp/articles/network/
(WEB SERVICE)
Usando XFIRE com J2ME…lah tem .ZIP detalhe a detalhe…
http://joserobertoteixeira.blogspot.com/2007_01_01_archive.html
Boa sorte… 
[]´s
buenas galera, esse é meu primeiro post, vou aproveitar para tentar ajudar e tbm aproveitar para deixar mais uma pergunta no ar.
DEAD, acredito que o que seus orientadores disseram foi que vc poderia fazer uma aplicação servidora de socket, para ficar escutando uma porta específica, e receber requisições. Esse servidor se conectaria ao banco e faria todas as regras de negócio definidas no projeto e retornaria o desejado como resposta. É de fato uma implementação comum no mundo mobile, visto que utitlizando sockets, o tráfego diminui consideravelmente.
A outra opção que deram foi via Http, onde vc trocaria o serversocket por um servlet, ou uma requisição PHP, ou qualquer requisição Http, podendo tbm programar o retorno requerido. Existem algumas vantagens desse ultimo modelo no que se diz respeito aos tratamentos de rede (protocolo) mas tem a desvantagem do tráfego.
Na minha opnião, faria as http, mais fácil e mais confiável.
Vou deixar uma perguntinha aproveitando o tópico:
estou querendo fazer uma aplicação utilizando CDC.
Download the Sun Java Toolkit 1.0 for CDC
Aplicação tal que necessita fazer uma conexão com o Oracle (JDBC) via rede sem fio. Na verdade já baixei tudo, configurei o ambiente de desenvolvimento, porém gostaria de saber se alguém já fez algo do tipo.
Gostaria de saber tbm quais os aparelhos disponíveis no mercado hoje em dia que aceitam tal configuração. Gostaria de saber se a máquina virtual da IBM J9 é utilizada para esse fim? Ou nos aparelhos CDC já vêm uma máquina virtual apropriada? No caso, no meu ambiente de desenvolvimento, já gero um .jar, no caso de um Palm desses mais modernos aceitar CDC, como faria para gerar o .PRC?
Enfim, pode parecer um pouco confuso, mas como estou querendo utilizar CDC agora, preciso de uma força, então se alguém já usa isso, agradeceria o contato.
Obrigado.
Bem… oque foi dito mais ou menos pelos meus orientadores foi que, eu deveria fazer uma aplicação que se conectasse com um banco de dados via internet e pegasse alguns dados desse banco de alguma forma retornando eles para o celular.
Eu estou engajado em dois projetos que necessitam disso, 1 deles consiste em uma aplicação que retorne as notas de todas disciplinas de um aluno, a aplicação consiste de uma tela de login, após a validação o dispositivo faria uma conexão com o banco de dados e retornaria as devidas notas do aluno em si.
A outra seria uma forma de pesquisa em um banco de dados, a qual fariamos a uma pesquisa e haveria um retorno, ambas são bem parecidas.
Infelizmente pelo meu tempo escasso ainda não consigui estudar muito por isso havia feito a pergunta no fórum para que alguem pudesse me auxiliar mais rapidamente aonde poderia arrumar material para isso, e como poderia.
Agradeço desde já os posts aqui galera tentarei ler os links, e agradeceria se outras pessoas continuassem a mandar suas ideias.
A sim galera mais uma perguntinha relacionada, bem ouvi dizer que ao tentar fazer uma conexão via celular com um banco de dados, deve se usar threads para não travar o aparelho! pq isso acontece? por causa da sua capacidade baixa, ou pq deve-se utilizar threads para não travar o aplicativo mesmo?
Nossa esse meu tópico é um pouco antigo, mas tudo bem.
Hj em dia vejo essas dificuldades que tinha, são as dúvidas de Muitos… Como em um post recente que eu fiz eu expliquei mais ou menos pq é necessário utilizar Threads para conexão.
O Problema aqui das conexões é se o Aparelho irá suportar esse tipo de conexão.
Temos uma Hierarquia de conexões implementas pelo MIDP e pelo CLDC, as interfaces implementas pelo CLDC são quase garantidas que estarão no celular… mas daqui pra frente isso não será um problemão como era.
Apartir do nova MSA(MOBILE SERVICE ARCHITECTURE), muitas das conexões terão de ser obrigatóriamente implementadas nos celulares.
A MSA garante mais compatibilidade para todos os celulares que a implementarem e é um tópico muito comentado nos fóruns internacionais da Sun pois essa especificação traz maior padronização, fazendo assim que o WORA(“WRITE ONCE RUN ANYWHERE”) seja uma realidade.
O problema é que essa utopia JME demorará a chegar no Brasil e mesmo que chegue eu até imagino o preço dos aparelhos cujo os quais irão implementar ele.
Só pra ter uma ideia…
O Heap mínimo instituido para um aparelho com essa JRS implementada é de 1 MB.
Ela foi especificada em 2 conjuntos, um MSA completo e um MSA SUBSET que podem ser implementados opicionalmente dependendo se o Dispositivo móvel ter ou não aquela API(como Bluetooth, um celular que não tiver o suporte a ele em hardware não necessitará implementar essa API).
Pra quem se interessou nessa novidade que não é tão nova assim kkk mas diz mudar o mundo do JME podem entrar no link abaixo:
O que sinceramente vc’s acham sobre isso?