Boa tarde,
Estou a criar um jogo que requer uma ligação bluetooth.
O jogo requer que seja enviado para o oponente (apenas 1) a validação de uma jogada (1 string).
Ou seja, 1 jogador terá que ser servidor e cliente de bluetooth ao mesmo tempo. Servidor quando recebe a jogada do oponente e cliente quando envia a jogada para o oponente.
Alguém me pode ajudar em como criar uma simples classe em que consiga ser servidor e cliente ao mesmo tempo e constantemente (até um dos jogadores ganhar)?
Estou mesmo a precisar de ajuda, já tentei de várias maneiras seguindo vários exemplos da net e até agora sem sucesso Sad.
Muito Obrigado
Rui
[code]enquanto !gameOver
se servidor
espera dados
senao
cliente envia dados
se servidor
faz os calculos que tem que fazer pra atualizar cliente e servidor
se servidor
servidor envia dados
senao
cliente espera dados
atualizar tela /*do cliente e do servidor*/
fim enquanto[/code]
Usa esse código, tanto pro cliente quanto pro servidor.
Olá é o seguinte
fica muito ruim vc ser o servidor e cliente ao mesmo tempo, pelo que sei não pode, mas que pode acontecer é que a aplicação PODE SER servidor OU cliente. NÃO os dois ao mesmo tempo.
aí você faz o seguinte:
algum tem que pedir uma conexao. pra ou outro aplicativo e quem pede eh o cliente e outro será o servidor.
se A pede um conexao com B … A Será o cliente e B o servidor. apartir daí pode ficar trocando mensagem tranquilamente.
eita falei demais, resumindo: eh negocio de cliente/servidor eh soh na hora de conectar depois eh moleza.
acabei de me lembrar acho que pode sim fazer cliente servidor ao mesmo tempo EU ACHO, tenta fazer em duas Threads.
ATé Mais
[quote=“edprado”]eita falei demais, resumindo: eh negocio de cliente/servidor eh soh na hora de conectar depois eh moleza.
ATé Mais[/quote]
Exato, acho que não fi claro quando coloquei o código acima, pra estabelecer a conexão um tem que entrar como servidor e eguardar a conexão e outro tem que entrar como cliente pra iniciar a partida. Depois de feita a conexão é aplicado o código citado, ele pode ser usado tanto pelo cliente quanto pelo servidor, usando assim a mesma classe.
O servidor vai receber todos os dados e fazer os cálculos e o cliente somente vai enviar os dados pro servidor, receber e atualizar sua tela, o servidor é quem cuida da lógica do jogo.
Usei esta lógica na simulação de um jogo de corridas e funcionou muito bem, testei entre um SonyEricsson k750 e um Nokia6230 e o resultado foi mais que satisfatório, extremamente rápido e sem quebra de sinal.
Se teu jogo exige resposta rápida então use o protocolo L2CAP, senão use RFCOMM que é mais fácil pra trabalhar.
Uma das edições da WebMobile tem um exemplo de jogo da velha BT, dá uma olhada nele.
DESENVOLVIMENTO DE UM FRAMEWORK PARA JOGOS SOBRE A PLATAFORMA BREW -> www.cin.ufpe.br/~tg/2003-1/ifn.doc
procure também no forum.nokia.com la tem algumas coisas pra games.
Existe um livro Open Source chamdo J2ME Game Dvelopment with MIDP2, criado e mantido por Jason Lam, o site oficial dele é:
http://www.jasonlam604.com/books.php
E a página do projeto, hospedado no SourceForget.net fica em:
Apesar de ser uma iniciativa legal, a última release é de 30 de Junho de 2004, ou seja, mais de dois anos atrás… mesmo assim acho que ainda é válido como introdução ao mundo de games. :¬)