Bluetooth Marketing

Olá gente blz ?
é o seguinte eu sou estudante de publiciade e tenho que apresentar uma ação de Bluetooth Marketing, a ação é mais ou menos assim:

  • O usuário passa por um toten e se ele estiver com o bluetooth ligado ele recebe uma mensagem convidando ele a baixar o conteudo da campanha, e estou com problema para desenvolver um aplicativo que possa fazer isso, tenho uma noção de programação pois fiz 1 ano e meio de ciencias da computação, mas nada muito afundo caso alguem possa me ajudar com exemplos ou tutoriais para eu seguir…

caso exista algum programa pronto também que realize esta função, mesmo que seja pago dependendo do valor posso estudar a compra…

um abs galera

[quote=tsmarzaro]Olá gente blz ?
é o seguinte eu sou estudante de publiciade e tenho que apresentar uma ação de Bluetooth Marketing, a ação é mais ou menos assim:

  • O usuário passa por um toten e se ele estiver com o bluetooth ligado ele recebe uma mensagem convidando ele a baixar o conteudo da campanha, e estou com problema para desenvolver um aplicativo que possa fazer isso, tenho uma noção de programação pois fiz 1 ano e meio de ciencias da computação, mas nada muito afundo caso alguem possa me ajudar com exemplos ou tutoriais para eu seguir…

caso exista algum programa pronto também que realize esta função, mesmo que seja pago dependendo do valor posso estudar a compra…

um abs galera[/quote]

Bluetooth Marketing é uma denominação bonita para uma forma de envio de SPAM. Já pensou em uma feira vc com o bluetooth ligado e todo hora o celular perguntando se deseja aceitar o conteúdo de sicrano ou beltrano ? Aff… :cry:

Bem o que posso te recomendar é procurar por Bluetooth aqui no fórum pois tem muita coisa para o que vc precisa.

http://www.navita.com.br/neo/site/comunidade/artigos/boaspraticasbluetooth.cfm

se fosse SPAM não teria resultado, e claro que são obedecidas algumas regras de como só enviar o convite uma vez por aparelho entre várias outras, esta forma de propagação de conteudo como forma de publicidade, já provou ser bastante eficiente se usada corretamente da mesma maneira que o Email Marketing se difere do SPAM…

mas voltando ao que se trata o forum, alguem conhece um tuto de java que fale sobre a conexao pc / cel ?

[size=18][color=red]Off-Topic[/color][/size]

O termo Spam, abreviação em inglês de spiced ham (presunto condimentado), é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa.

Na sua forma mais popular, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. . O termo spam, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e noutras situações até modestas. Geralmente os spams têm caráter apelativo e na grande maioria das vezes são incômodos e inconvenientes.

Há dois modos de fazer um bluetooth marketing.

1- Um programa JavaSE/Delphi/C++ rodando num computador com suporte a bluetooth, e que fique procurando pelos celulares que passarem por perto. Neste caso você não precisará saber nada sobre J2ME.

2- Um programa J2ME rodando nos celulares dos vendedores externos bem como em um celular presente dentro da loja que está fazendo o marketing. Essa seria mais interessante, pois uma pessoa poderia ficar percorrendo todo o shopping, talvez distribuindo folders, e ao mesmo tempo com seu celular procurando os prospects com bluetooth. Aqui teremos um problema, pois um prospect poderá receber a mensagem promocional várias vezes, relativo a quantidade de celulares distribuindo a promoção, pois o controle de quais celulares já receberam a promoção ficará centralizado em cada celular.

Em qual dessas 2 formas você pensou?

[quote=npereirajr]… Aqui teremos um problema, pois um prospect poderá receber a mensagem promocional várias vezes…
[/quote]

Poderá se aceitar em cada uma destas investidas o conteúdo Bluetooth tentando ser enfiado goela abaixo.

Se o usuário que passeia não aceitar, ou nem ligar para seu celular ficar vibrando, poderá passear por toda uma feira imune a qualquer propaganda.

Você tem razão Boone. Não seria legal ficar chateando o prospect caso haja mais de 1 celular fazendo o marketing.

No entanto talvez isso nem precise ser considerado como um grande problema.

Uma forma de resolver isso, seria manter um banco de dados web com os IDs bluetooth dos devices que já receberam a promoção. Quando um celular fornecedor enviasse o marketing para um celular receptor, ele enviaria para o servidor web o ID do receptor, e manteria também o mesmo ID em sua base local RMS. Dessa forma, quando um outro celular fornecedor fosse enviar a promoção via bluetooth, antes de enviar faria uma verificação no servidor web pelo ID do receptor, e se constatado que aquele ID ainda não recebeu a promoção, enviava para ele.

No entanto, isso poderia gerar alguns segundos de atraso, pelo fato de ter que fazer uma requisição web. Com esse atraso de alguns segundo, talvez o prospect já esteja longe, fora do alcance do bluetooth. Nesse caso, um celular fornecedor de marketing teria mais sucesso se tivesse uma ótima conexão com a internet, talvez um BlackBerry com serviço BIS/BES ativo resolveria grande parte da perda.

Falaê!

Dá uma olhada nesse programa, talvez atenda suas necessidades: http://www.bluesender.com/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1
É necessário um adaptador bluetooth, para envio do sinal!

Abs

[quote=tsmarzaro]Olá gente blz ?
é o seguinte eu sou estudante de publiciade e tenho que apresentar uma ação de Bluetooth Marketing, a ação é mais ou menos assim:

  • O usuário passa por um toten e se ele estiver com o bluetooth ligado ele recebe uma mensagem convidando ele a baixar o conteudo da campanha, e estou com problema para desenvolver um aplicativo que possa fazer isso, tenho uma noção de programação pois fiz 1 ano e meio de ciencias da computação, mas nada muito afundo caso alguem possa me ajudar com exemplos ou tutoriais para eu seguir…

caso exista algum programa pronto também que realize esta função, mesmo que seja pago dependendo do valor posso estudar a compra…

um abs galera[/quote]

Todos os softwares bluetooth já mantém um BD com os IDs dos devices, evitando assim o reenvio do arquivo em caso de recusa ou aceitação por parte do usuário, o q não caracteriza spam.
Por se tratar de marketing de proximidade, é essencial o trabalho dos promotores e a devida sinalização para q o sucesso da campanha, seja pelo número de downloads ou relevância da experiência, seja satisfatório!

:smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

[quote=npereirajr]Você tem razão Boone. Não seria legal ficar chateando o prospect caso haja mais de 1 celular fazendo o marketing.

No entanto talvez isso nem precise ser considerado como um grande problema.

Uma forma de resolver isso, seria manter um banco de dados web com os IDs bluetooth dos devices que já receberam a promoção. Quando um celular fornecedor enviasse o marketing para um celular receptor, ele enviaria para o servidor web o ID do receptor, e manteria também o mesmo ID em sua base local RMS. Dessa forma, quando um outro celular fornecedor fosse enviar a promoção via bluetooth, antes de enviar faria uma verificação no servidor web pelo ID do receptor, e se constatado que aquele ID ainda não recebeu a promoção, enviava para ele.

No entanto, isso poderia gerar alguns segundos de atraso, pelo fato de ter que fazer uma requisição web. Com esse atraso de alguns segundo, talvez o prospect já esteja longe, fora do alcance do bluetooth. Nesse caso, um celular fornecedor de marketing teria mais sucesso se tivesse uma ótima conexão com a internet, talvez um BlackBerry com serviço BIS/BES ativo resolveria grande parte da perda.[/quote]

[quote=Cantona]Todos os softwares bluetooth já mantém um BD com os IDs dos devices, evitando assim o reenvio do arquivo em caso de recusa ou aceitação por parte do usuário, o q não caracteriza spam.
Por se tratar de marketing de proximidade, é essencial o trabalho dos promotores e a devida sinalização para q o sucesso da campanha, seja pelo número de downloads ou relevância da experiência, seja satisfatório!

:smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:
[/quote]

O adaptador bluetooth deve estar ligado ao computador? Como este programa controla os celulares que estão distribuindo as propagandas?

Sim, senão o programa não funciona.O programa localiza os aparelhos com o Bluetooth ligado, informa o modelo do aparelho, fabricante, ID, status se o conteúdo foi aceito ou não.E ainda dá pra configurar o número de tentativas de envio, mas o ideal é deixar configurado com uma única tentativa.
Vale a pena baixar o programa e testá-lo.O adaptador vc encontra por 15,00.

Abs

[quote=JavaES][quote=Cantona]Todos os softwares bluetooth já mantém um BD com os IDs dos devices, evitando assim o reenvio do arquivo em caso de recusa ou aceitação por parte do usuário, o q não caracteriza spam.
Por se tratar de marketing de proximidade, é essencial o trabalho dos promotores e a devida sinalização para q o sucesso da campanha, seja pelo número de downloads ou relevância da experiência, seja satisfatório!

:smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:
[/quote]

O adaptador bluetooth deve estar ligado ao computador? Como este programa controla os celulares que estão distribuindo as propagandas?[/quote]

Oi gostei muito do topico mais tenho uma duvida .
No site do programa ele diz q tem uma alcance de 10 metros . Mais caso eu tenha uma antena maior esse alcance almentaria ?

abraço

Certamente aumentaria, pois depende diretamente do stack bluetooth que tu tens.

Eu estou criando uma aplicação desta em Java, e meu stack bluetooth, como um pen-drive, comprei no mercado livre por uns 13 reais, ele tem um alcance de 50m de raio!!

Seria interessante este tópico continuar, pois este é um assunto muito bacana, que envolve muitas áreas e tem tudo para estourar.

Pois pelo que li acima, tem muita gente que saca da área de marketing e poderia dar umas aulas poraqui de Mobile Marketing, e conceitos tanto de Marketing Permissivo quanto de Marketing de Proximidade.

Assim como a criação de sistemas utilizando a tecnologia bluetooth.

Abraços.

Ae galera, sou novo aqui e formando em Publicidade e Propaganda, tenho muito interesse nessa área e visto coisas interessantes nesse fórum.

Minha opinião quanto ao bluetooth marketing é que se aplicada de forma controlada e com certo responsabilidade, os consumidores só tem a ganhar e os comerciantes também.

Porém não podemos pensar em bluetooth marketing apenas em pontos comerciais. Sou de Campinas e já venho desenvolvendo projetos e buscando futuros clientes na área, que garanto ser muito mais rentosa que virar estágiario de criação numa agência fora da capital, hehehe por isso invistam, vale a pena! podem apostar!

Aqui vão alguns exemplos de aplicação dessa tecnologia, são inúmeros eu sei, mas podemos colocar em discussão alguns!

  • Estádio de futebol e vc lá, durante a partida do seu time do coração, recebendo no celular informações da rodada, do jogo, do seu time, wallpapers, o gol em video minutos depois de acontecer, a narração do rádio, enfim
  • Pontos turísticos com informações históricas, de gastronomia e até passeios.
  • Promoções criativas e diferenciadas, temos uma onde numa avenida com 5 semaforos temos 4 outdoors, um em cada um dos 4 primeiros sinais, no 5 é a lanchonete. A promoção é, se vc parar nos 4 sinais vermelhos, vc ganha um vale 2 milk shakes se vc comprar 2 lanches, vende? veeende, acredite, o cara para no verde as 4 da manha pra pegar as 4 mensagens, le suas 4 comunicações, se diverte, mas vem que vem esperando o milk shake e acaba consumindo nao so os lanches, mas tbem porções e outras tentações.
  • Museu, exposições de arte: é só parar em frente ao objeto exposto e receber informações na tela do seu celular
  • Shows de banda: vc la cantando feliz com seu ídolo, enquanto no seu celular chove wallpaper, flashs do show, fotos, letras de musica, curiosidades sobre os integrantes e a propria banda
  • no banco: fazer pagamento, transferencia, tirar extrato, direto do seu celular, sem custo nenhum e sem depender de caixa ou caixa eletronico, rapido e facil

são muitas opções, espero que muitos, cada vez mais se interessem por esse meio que acredito, tenha vindo para ficar e revolucionar principalmente o meio publicitário e o artístico.

é isso

Cantona, cara, esse link o programa é pra teste, conhece algum crack? ou algum lugar que seja, de graça? hehehehhee

e como disse o Cabeloide, continuemos

é isso
vlw!
fui!

[quote=tsmarzaro]Olá gente blz ?
é o seguinte eu sou estudante de publiciade e tenho que apresentar uma ação de Bluetooth Marketing, a ação é mais ou menos assim:

  • O usuário passa por um toten e se ele estiver com o bluetooth ligado ele recebe uma mensagem convidando ele a baixar o conteudo da campanha, e estou com problema para desenvolver um aplicativo que possa fazer isso, tenho uma noção de programação pois fiz 1 ano e meio de ciencias da computação, mas nada muito afundo caso alguem possa me ajudar com exemplos ou tutoriais para eu seguir…

caso exista algum programa pronto também que realize esta função, mesmo que seja pago dependendo do valor posso estudar a compra…

um abs galera[/quote]

Olá Thiago,

Você já conhece o [b]Bluemark /b? É um sistema de bluetooth marketing desenvolvido pela minha empresa a [b]Techmobil /b.

Acho que pode ser o que você procura. Qualquer dúvida é só falar.

Abs!

Olá Amigos,

trabalhamos com software de Bluetooth Marketing, nosso software é BrTecno - Bluetooth Marketing.
Ele é um software desenvolvido por nós, no Brasil em português e testado com vários celulares e já funciona em vários locais.

Para conhecerem nosso software acesse o link http://www.brtecno.com/bluetooth o valor dele é bastante acessível R$ 299,00, já o suficiente para inciar suas campanhas ou empresa de Bluetooth Marketing.

Yalle Paixão
BrTecno - Bluetooth Marketing
Fone: 62-3091-4955
www.brtecno.com
www.brtecno.com/bluetooth

FreeBlue é um Software Gratuito (Freeware)

Eu concordo que o Bluetooth Marketing é um meio diferenciado para a propaganda e publicidade. No entanto muitas pessoas tem dúvidas sobre como obter resultados positivos. Assim é preciso ler bastante sobre o assunto e principalmente avaliar os casos de sucesso. Tem um software, o FreeBlue (gratuito), para a prática do Bluetooth marketing no site a mais informações de boas práticas para bluetototh marketing.

Download: www.iscope.com.br

[]s

[quote=iscope]FreeBlue é um Software Gratuito (Freeware)

Eu concordo que o Bluetooth Marketing é um meio diferenciado para a propaganda e publicidade. No entanto muitas pessoas tem dúvidas sobre como obter resultados positivos. Assim é preciso ler bastante sobre o assunto e principalmente avaliar os casos de sucesso. Tem um software, o FreeBlue (gratuito), para a prática do Bluetooth marketing no site a mais informações de boas práticas para bluetototh marketing.

Download: http://www.iscope.com.br

[]s

[/quote]

[quote=iscope][quote=iscope]FreeBlue é um Software Gratuito (Freeware)

Eu concordo que o Bluetooth Marketing é um meio diferenciado para a propaganda e publicidade. No entanto muitas pessoas tem dúvidas sobre como obter resultados positivos. Assim é preciso ler bastante sobre o assunto e principalmente avaliar os casos de sucesso. Tem um software, o FreeBlue (gratuito), para a prática do Bluetooth marketing no site a mais informações de boas práticas para bluetototh marketing.

Download: http://www.iscope.com.br

[]s

[/quote][/quote]