Bluetooth+Servidor Apache+J2ME

Galera esse é o meu primeiro post nesse fórum. Descidi postar pois ainda não sei o que devo procurar pra solucionar meu problema. Estou desenvolvendo um aplicativo p/ celular que deverá acessar um servidor local via bluetooth. Ele enviará solicitações ao servidor que irá consultar o banco de dados e retornar essa informação para o celular. Só que não estou achando, ou talvez eu esteja procurando algo diferente para isso. Eu configurei um servidor Apache configurado de forma padrão no endereço http://localhost/. Dai vou querer que o aplicativo busque imagens e texto desse servidor. Por exemplo, o usuário abre a aplicação, que conecta ao servidor para buscar quais as opções disponiveis. Dai na lista de opções, por exemplo tem: Impressora HP LASERJET 99999. Quando ele selecionar essa opção a aplicação buscaria no servidor a imagem da Impressora e carregaria ela em um Canvas, contendo mais informações sobre ela. Já encontrei material sobre isso para web services, mas como faço isso tudo só que via BLUETOOTH? Agradeço desde já quem puder me dizer o que devo procurar.

Bom… eu não gosto muito de frameworks para dispositivos móveis, pode procurar pela JSR 82. ou pelo projeto marge.
Para o computador é Input e output (gerenciando na mão o protocolo), ai é meio complicado e pode usar o blue-cove.

Abraços
Ricoldi

Olá lordspawn, tudo bem?

Meu trabalho de graduação foi sobre Java e Bluetooth. Tem bastante conteúdo introdutório sobre estas duas tecnologias e como elas se relacionam. Por fim, para demostrar o uso, desenvolvi um projeto Open Source de um controle remoto para PC utilizando um celular, através da tecnologia Bluetooth. Apesar do propósito simplório, acredito que a camada de comunicação entre as partes do projeto desenvolvido pode servir de base para o desenvolvimento do seu aplicativo.

O fonte está em: http://code.google.com/p/crbluetooth/

Caso queira posso te disponibilizar o trabalho escrito também.

Boa sorte!

Cara, vou dar uma estudada no material que você me passou. Muito obrigado. Se não for muito, e já que você ofereceu, eu aceito o material escrito. Vlw mesmo!!! :thumbup: :thumbup: :thumbup:

Postei ele na página do projeto. Segue o link:

http://crbluetooth.googlecode.com/files/ElioMarcolino-JavaBluetooth.pdf

Boa sorte!

Até mais!

Senhores, boa tarde!

Também tenho a mesma dúvida do nosso amigo lordspawn1978 , que iniciou o post.

O meu sistema consiste em um servidor J2SE e um cliente J2ME. A comunicação entre servidor-cliente acontece através de Bluetooth, usando o protocolo SPP para envio e recebimento de mensagens. Eu preciso implementar, no cliente, uma maneira de buscar informações no servidor, mais especificamente na aplicação PHP que roda no servidor, no endereço http://localhost e exibir na tela do cliente.

Já tenho as classes no cliente para renderizar as informações HTML e até mesmo PHP na tela do celular, porém não consegui ainda uma forma de estabelecer a conexão com a aplicação PHP do servidor através do Bluetooth.

Pesquisei muito na web mas ainda não encontrei nada parecido.

Será possivel fazer isso usando o protocolo SPP ou outro protocolo?

Desde já agradeço,

Abraço.

É sabido que é possível de se navegar na internet no celular,usando-se a conexão do computador desktop através de bluetooth.

Para isto funcionar, é necessário ter um dongle Bluetooth com software BlueSoleil ou equivalentes, onde vc instala ele no PC,atribui um IP ao celular e a partir dai, sempre que aquele celular se conectar ao desktop, ele ganhará aquele IP e portanto, poderá usar o desktop como gateway para a Internet.

Vc irá desenvolver a aplicação j2me usando a mesma API que usaria se fosse usar a rede da operadora, ou seja, você vai usar HTTConnection.

Na sua aplicação, coloque o IP que configurado no desktop. Pronto. A partir de agora as solicitações para o endereço serão atendidas normalmente.

A mágica está no BlueSoleil que faz esta gerência de fluxos. Ah sim, eu tenho um dongle assim, por isto dei a dica…hahahaha

[quote=uskaras]Senhores, boa tarde!

Também tenho a mesma dúvida do nosso amigo lordspawn1978 , que iniciou o post.

O meu sistema consiste em um servidor J2SE e um cliente J2ME. A comunicação entre servidor-cliente acontece através de Bluetooth, usando o protocolo SPP para envio e recebimento de mensagens. Eu preciso implementar, no cliente, uma maneira de buscar informações no servidor, mais especificamente na aplicação PHP que roda no servidor, no endereço http://localhost e exibir na tela do cliente.

Já tenho as classes no cliente para renderizar as informações HTML e até mesmo PHP na tela do celular, porém não consegui ainda uma forma de estabelecer a conexão com a aplicação PHP do servidor através do Bluetooth.

Pesquisei muito na web mas ainda não encontrei nada parecido.

Será possivel fazer isso usando o protocolo SPP ou outro protocolo?

Desde já agradeço,

Abraço.[/quote]

Pois é… o bonne deu ai uma ideia mais simples e até mais transparente para momentos “com bluetooth” e momento “sem bluetooth” de se fazer uma aplicação que funcione com qualquer tipo de acesso a internet, haja visto que seu serviço apache é de protocolo http.
Sendo assim você, pelo visto, deseja encapsular o protocolo HTTP dentro do SSP, me parece ser uma coisa complicada e até então desnecessaria (Sem uma explicação sua de motivo).

Portanto, não sei da sua intimidade com programação, com java e principalmente com j2me. mas acho melhor expor qual a sua real necessidade para ver se isso que quer é a melhor solução.

Não sei se fui claro.
Att,
Ricoldi

Boone e Ricoldi, obrigado pelos comentários!

A minha experiência com Java + Bluetooth é de pouca data, quase não programo.

Mas devido à necessidade, achei interessante estudar a respeito.

A minha aplicação teoricamente é a mais simples possível. Tenho uma loja de produtos de informática, e gostaria que os clientes dentro da loja, pudessem acessar atraves de seus celulares o site que eu fiz sobre produtos e informações da loja, por meio do Bluetooth (por ser gratuito e com o alcance ideal). Detalhe, o site está em um computador que roda Apache, mas não tem acesso à internet. Eu preciso simplesmente que o celular possa acessar este servidor para se conectar ao site local através do Bluetooth, usando a aplicação cliente J2ME que exibirá o conteúdo do site.

Obrigado.

Att,

[quote=uskaras]Boone e Ricoldi, obrigado pelos comentários!

A minha experiência com Java + Bluetooth é de pouca data, quase não programo.

Mas devido à necessidade, achei interessante estudar a respeito.

A minha aplicação teoricamente é a mais simples possível. Tenho uma loja de produtos de informática, e gostaria que os clientes dentro da loja, pudessem acessar atraves de seus celulares o site que eu fiz sobre produtos e informações da loja, por meio do Bluetooth (por ser gratuito e com o alcance ideal). Detalhe, o site está em um computador que roda Apache, mas não tem acesso à internet. Eu preciso simplesmente que o celular possa acessar este servidor para se conectar ao site local através do Bluetooth, usando a aplicação cliente J2ME que exibirá o conteúdo do site.

Obrigado.

Att,[/quote]

Um complicada essa questão hein, porque se a sua ideia é atinjir o maximo de aparelhos possiveis, a jsr 82 (Bluetooth acessivel a partir do j2me) não esta disponiveis para tantos aparelhos. ai você tem que analisar o foco da sua loja pra saber se as pessoas que entrarem vão possuir celulares mais simples ou mais parrudos e talvez um acess-point seja mais interessante.

Mas analisando que o cliente terá que instalar esse programa seu para poder usufruir do catalogo então talvez você já deva fazer um aplicativo proprio, sem HTML. creio que para um programa j2me instalado no celular do cliente seja esta a melhor opção, (Seja por bluetooth ou rede sem fio, talvez até um catalogo estatico (Offline) para o cliente).

*Minhas dicas.

Mas ai vai da sua necessidade contrabalanceada com a complexidade.

Att,
Ricoldi