Bluetooth

Ae galera, vou implementar na minha aplicação para conectar via bluetooth que vai rodar em um Motorola Z3. Gostaria de saber se preciso baixar alguma API especifica deste modelo ou somente utilizar a API que a JME oferece???

[]'s

Utilizando somente a API J2ME voce consegue implementar o bluetooth, caso voce tenha que implementar uma parte do projeto em um pc (eu desenvolvi uma conexão bluetooth entre um celular e um pc para fazer um streaming de video) voce necessitara de programas específicos que contenha um stackBlueTooth (não lembro como era o nome corretamente mas era algo parecido), eu utilizei um chamado blueSolei.

Massa… BlueSoleil ja tenho aqui utilizo ele pra se comunicar com o palm…

vlw []'s

[quote=malves_info]Massa… BlueSoleil ja tenho aqui utilizo ele pra se comunicar com o palm…

vlw []'s[/quote]

Então você já tem tudo rapaz ! É JSR-82 na cabeça ! Quebra tudo ! :lol:
Depois diz como ficou a bagaça… :stuck_out_tongue:

Só mais uma duvida. No Palm eu conecto com o Bluetooth e no PC o Bluesoleil gerencia esse trafego e simula tbm uma rede virtual tipo uma conexão web, e atravez desta conexão eu acesso meu servidor web php via ConnectHTTP para popular os dados da web no palm (Sincronização). Agora que vou fazer uma conexão Bluetooth do celular para o pc , será que teria como eu configurar meu celular pra conectar igual ao PALM.

[]'s

[quote=malves_info]Só mais uma duvida. No Palm eu conecto com o Bluetooth e no PC o Bluesoleil gerencia esse trafego e simula tbm uma rede virtual tipo uma conexão web, e atravez desta conexão eu acesso meu servidor web php via ConnectHTTP para popular os dados da web no palm (Sincronização). Agora que vou fazer uma conexão Bluetooth do celular para o pc , será que teria como eu configurar meu celular pra conectar igual ao PALM.

[]'s

[/quote]

Não será possível conectar via Bluetooth com seu servidor web no PC. Não de forma automática e sem sua expressa intromissão. Explico:

O Bluesoleil através do LAN Profile, pode atribuir um IP local ao seu celular, mas ele depende que você faça isto após o celular conectar no PC Só daí então, a aplicação no celular, usando HttpConnection, pode referenciar este IP local (192.168.1.*) para acessar o servidor web.

Entendi… :slight_smile: alguém teria um artigo ou tuto da API JSR-82

Grato.!

Um probleminha na minha aplicação… fui fazer um teste no PALM TREO que tem a maquina virtual instalada IBM, fui executar e deu o seguinte erro:

java.lang.NoClassDefFoundError: javax.bluetooth.DiscoveryListener

Sera que não tem a API JSR-82 :shock:

owned

[quote=malves_info]Um probleminha na minha aplicação… fui fazer um teste no PALM TREO que tem a maquina virtual instalada IBM, fui executar e deu o seguinte erro:

java.lang.NoClassDefFoundError: javax.bluetooth.DiscoveryListener

Sera que não tem a API JSR-82 :shock: [/quote]

Amigão,

Marge (https://marge.dev.java.net/) na cabeça !!! Framework que implementa tudo facil facil para vc.

Abraço

Sera que tem como eu baixar essa API JSR-82 e incluir no meu projeto?? ou alguém teria uma ideia melhor :frowning:

Bom quando fui implementar eu, preferi fazer no braço mesmo, pois assim eu aprendi como realmente funciona o bluetooth. Claro que tive que ler muito para entender mas valeu a pena.

Mas eu estou fazendo no braço… Busca por dispositivos… Serviços…Conexão… e para isso utilizo a API JSR-82. Não seria?

Pelo que estou vendo o PALM não tem a API JSR-82… se alguém souber se tem como eu instalar ela no PALM como é feito no Desktop ou incluir na minha aplicação eu agradeço…

[]'s

[quote=malves_info]Pelo que estou vendo o PALM não tem a API JSR-82… se alguém souber se tem como eu instalar ela no PALM como é feito no Desktop ou incluir na minha aplicação eu agradeço…

[]'s[/quote]

Não há como instalar qualquer JSR em qualquer aparelho. Ou ele tem embutido (vem de fábrica com) isto ou nada feito. Vc tem certeza que este seu Palm tem Bluetooth ? Que Palm é este ?

Tem sim… é o PALM TREO 680

Bom é completamente diferente um celular ter bluetooth e o celular ter a API JSR-82, voce tem que ver nas especificações dos celular se ele possui, se nao me engano a API JSR-82 vem no MIDP 2.0;
Alias o celular que eu usei tinha MIDP 2.0 e CLDC 1.1

[quote=lucifeler]Bom é completamente diferente um celular ter bluetooth e o celular ter a API JSR-82, voce tem que ver nas especificações dos celular se ele possui, se nao me engano a API JSR-82 vem no MIDP 2.0;
Alias o celular que eu usei tinha MIDP 2.0 e CLDC 1.1[/quote]

É isto mesmo…outro exemplo que posso dar é celular que tem câmera, suporta java, mas não implementa parte da MMAPI responsável por gravar vídeo.

Reforçando: Não basta o celular ter o hardware, também tem que ter suporte no java. E isto, só se confirma indo ao site do fabricante e vendo detalhadamente a especificação, pois muitas lojas por aí, podam esta informação ou ela está imprecisa.

Froid viu… mas ta valendo… Valeu pela ajuda!