Bluetooth

Olá,

Estou começando no mundo Mobile e tenho a seguinte dúvida:

Quando eu tenho um aplicativo executando em um micro com Bluetooth e quero fazer este servidor(de arquivos por exemplo) enviar arquivos para dispositivos móveis proximos à ele, como funciona esta comunicação? O servidor pode iniciar a comunicação? ou apenas o cliente(dispositivo móvel) pode?

O meu servidor consegue encontrar qualquer dispositivo ou apenas aqueles com Bluetooth ativado? Posso solicitar ao usuario do aparelho movel para baixar(e instalar) uma determinada aplicação Java por bluetooth?

Para minha aplicação servidora enviar um arquivo para o aparelho móvel, como é realizada esta transferência? já existe um programainha que vem com o aparelho e é responsável por “receber arquivos”?

Como podem ver, muitas dúvidas…

Agradeço por qualquer tipo de ajuda,

Grato

Anderson Miranda

Vou tentar responder algums perguntas:
Pra existir uma comunicação tanto o cliente quanto o servidor vão ter um UUID comum, que identifica o serviço que você está procurando e dai a conexão começa. Pra criar uma conexão você vai ter que ter um dispositivo aguardando uma conexão (o servidor) pra assim outro conseguir conectar.

• Somente quando um dispositivo está ativo ( com o bluetooth ligado) é que ele vai conseguir ser descoberto. Ele pode não estar com o programa rodando, mas dai ele vai ser descoberto mas não vai ser possível criar a conexão.
  • Os aparelhos já vem com um programa pra transferencia de arquivos, acredito que seja com algum UUID padrão, mas se você quiser criar um programa em java vai ter que implementar seu próprio serviço. É tri fácil criar uma conexão bluetooth, só seguir os passos e utilizar os métodos da especificação que não tem erro. No site da sun tem alguns tutoriais sobre isso e neste link:
    http://fivedots.coe.psu.ac.th/~ad/jg/
    tem tem 2 capítulos de um livro (free) que ensinam a criar conexões, bem tranquilo. Só lembrando que se você vai fazer uma aplicação desktop e outra em dispositivo móvel a API JSR-82 não vai funcionar pro PC, tem que usar alguma outra como a Bluecove!

Espero que tenha esclarecido alguma coisa!
Abraço.