Botao Canvas + touch screen

8 respostas
E

Li vários tópicos aki mas nào consegui captar mensagem!
Sou novato em J2ME e estou tentando fazer um tela com vários botòes para um cel com touch screen (Motorola A1200), acontece que nào estou conseguindo capturar o evento de quando a tela é pressionada! e onde ela foi pressionada! alguém pode me ajudar??? Imaginem uma calculadora touch screen, é isso qe estou tentando fazer!

Obrigado!

8 Respostas

P

ejukas:
Sou novato em J2ME e estou tentando fazer um tela com vários botòes para um cel com touch screen (Motorola A1200), acontece que nào estou conseguindo capturar o evento de quando a tela é pressionada! e onde ela foi pressionada! alguém pode me ajudar??? Imaginem uma calculadora touch screen, é isso qe estou tentando fazer!

Obrigado!

Ao invés de desenhar usando o Canvas, te recomendaria fazer o mesmo só que usando a classe CustomItem
Ela tem o método pointerPressed e pointerReleased que são chamados sempre que ocorre interação por toque na tela, nos celulares que suportam touch-screen, como este do Motorola A1200 que por sinal vai funcionar esta dica que lhe dei pois este aparelho é MIDP 2.0.

Então a coisa é bem simples: Basta criar o seu controle (ex: ButtonCustomItem) derivando da classe CustomItem e instaciar depois tantos botões quanto tiverem na calculadora.O seu controle vai ter um método setLabel para definir o texto a ser exibido no botão.
Depois é só adicionar estas instancias ao Form e pronto. O desenho da calculadora está feito, basta agora fazer a lógica para fazer as operações matemáticas.

Estude com carinho o javadoc desta classe e verá que tudo o que precisa para teu botão ser implementado está lá.

P

ejukas:

Obrigado!

Ao invés de desenhar usando o Canvas, te recomendaria fazer o mesmo só que usando a classe CustomItem
Ela tem o método pointerPressed e pointerReleased que são chamados sempre que ocorre interação por toque na tela, nos celulares que suportam touch-screen, como este do Motorola A1200 que por sinal vai funcionar esta dica que lhe dei pois este aparelho é MIDP 2.0.

Então a coisa é bem simples: Basta criar o seu controle (ex: ButtonCustomItem) derivando da classe CustomItem e instaciar depois tantos botões quanto tiverem na calculadora.O seu controle vai ter um método setLabel para definir o texto a ser exibido no botão.
Depois é só adicionar estas instancias ao Form e pronto. O desenho da calculadora está feito, basta agora fazer a lógica para fazer as operações matemáticas.

Estude com carinho o javadoc desta classe e verá que tudo o que precisa para teu botão ser implementado está lá.

E

CustomItem!!! nào conhecia este cara! vou estudar!!! :slight_smile:

:smiley: Muito Obrigado Boone

Eu estava pegando pelo canvas o pointerPressed, que me passa X e Y da caneta! Eu iria fazer uma funçao que verificava se na posicao pressionada havia uma imagem! Se sim, eu capturava o click como se fosse um botao!

Heis que me surge este tal de CustomItem!!!

Mais uma vez valeu Boone!

Wolf_X

to ressussitando a thread pq to precisando acessar o ponto em uma canvas q eu uso para rodar um ambiente virtual, portanto nao tenho como correr.
como eu faria tal coisa ???
os metodos pointer sao void enao implementao eventos, como funciona ???
obrigado

N

No www.devmobile.blog.br tem um artigo que responde sua dúvida.

M

Ejukas… ao que parece tu ja fez os botoes utilizando canvas… to entrando agora em J2ME e Canvas… e estou precisando criar um botao… tu tem o codigo pra disponibilizar… ou algum tutorial…sobre botoes com Canvas…

agradeço !!!

Muca

kcouto

Por favor, como implementar isso em Palm? J’a tentei usar o pointerPressed e o pointerReleased, mas nada feito! =T

ronaldoabreu

Caros,

Aguem tem exemplo de como desenhar atraves do toque da tela, pois pesquisei e nao achei muita coisa!!!

Abraços
Fico no aguardo!

Criado 23 de setembro de 2007
Ultima resposta 8 de mar. de 2012
Respostas 8
Participantes 7