Botao Canvas + touch screen

Li vários tópicos aki mas nào consegui captar mensagem!
Sou novato em J2ME e estou tentando fazer um tela com vários botòes para um cel com touch screen (Motorola A1200), acontece que nào estou conseguindo capturar o evento de quando a tela é pressionada! e onde ela foi pressionada! alguém pode me ajudar??? Imaginem uma calculadora touch screen, é isso qe estou tentando fazer!

Obrigado!

[quote=ejukas]Li vários tópicos aki mas nào consegui captar mensagem!
Sou novato em J2ME e estou tentando fazer um tela com vários botòes para um cel com touch screen (Motorola A1200), acontece que nào estou conseguindo capturar o evento de quando a tela é pressionada! e onde ela foi pressionada! alguém pode me ajudar??? Imaginem uma calculadora touch screen, é isso qe estou tentando fazer!

Obrigado! [/quote]

Ao invés de desenhar usando o Canvas, te recomendaria fazer o mesmo só que usando a classe CustomItem
Ela tem o método pointerPressed e pointerReleased que são chamados sempre que ocorre interação por toque na tela, nos celulares que suportam touch-screen, como este do Motorola A1200 que por sinal vai funcionar esta dica que lhe dei pois este aparelho é MIDP 2.0.

Então a coisa é bem simples: Basta criar o seu controle (ex: ButtonCustomItem) derivando da classe CustomItem e instaciar depois tantos botões quanto tiverem na calculadora.O seu controle vai ter um método setLabel para definir o texto a ser exibido no botão.
Depois é só adicionar estas instancias ao Form e pronto. O desenho da calculadora está feito, basta agora fazer a lógica para fazer as operações matemáticas.

Estude com carinho o javadoc desta classe e verá que tudo o que precisa para teu botão ser implementado está lá.

[quote=ejukas]Li vários tópicos aki mas nào consegui captar mensagem!

Obrigado! [/quote]

Ao invés de desenhar usando o Canvas, te recomendaria fazer o mesmo só que usando a classe CustomItem
Ela tem o método pointerPressed e pointerReleased que são chamados sempre que ocorre interação por toque na tela, nos celulares que suportam touch-screen, como este do Motorola A1200 que por sinal vai funcionar esta dica que lhe dei pois este aparelho é MIDP 2.0.

Então a coisa é bem simples: Basta criar o seu controle (ex: ButtonCustomItem) derivando da classe CustomItem e instaciar depois tantos botões quanto tiverem na calculadora.O seu controle vai ter um método setLabel para definir o texto a ser exibido no botão.
Depois é só adicionar estas instancias ao Form e pronto. O desenho da calculadora está feito, basta agora fazer a lógica para fazer as operações matemáticas.

Estude com carinho o javadoc desta classe e verá que tudo o que precisa para teu botão ser implementado está lá.

CustomItem!!! nào conhecia este cara! vou estudar!!! :slight_smile:

:smiley: Muito Obrigado Boone

Eu estava pegando pelo canvas o pointerPressed, que me passa X e Y da caneta! Eu iria fazer uma funçao que verificava se na posicao pressionada havia uma imagem! Se sim, eu capturava o click como se fosse um botao!

Heis que me surge este tal de CustomItem!!!

Mais uma vez valeu Boone!

to ressussitando a thread pq to precisando acessar o ponto em uma canvas q eu uso para rodar um ambiente virtual, portanto nao tenho como correr.
como eu faria tal coisa ???
os metodos pointer sao void enao implementao eventos, como funciona ???
obrigado

No www.devmobile.blog.br tem um artigo que responde sua dúvida.

Ejukas… ao que parece tu ja fez os botoes utilizando canvas… to entrando agora em J2ME e Canvas… e estou precisando criar um botao… tu tem o codigo pra disponibilizar… ou algum tutorial…sobre botoes com Canvas…

agradeço !!!

Muca

Por favor, como implementar isso em Palm? J’a tentei usar o pointerPressed e o pointerReleased, mas nada feito! =T

Caros,

Aguem tem exemplo de como desenhar atraves do toque da tela, pois pesquisei e nao achei muita coisa!!!

Abraços
Fico no aguardo!