Captura de audio J2ME

1 resposta
B

Ola!!! Sou novo neste fórum e também em programação J2ME. Estou fazendo meu trabalho de conclusão no curso de Ciências da Computação, e estou tentando capturar audio em dispositivos móveis (telefones). Estou usando um exemplo do próprio NetBeans_5.5 o “MMAPIExample - para MIDP 2.0 CLDC 1.0”, e o telefone que estou testando é um MOTOROLA_C650. O problema é que quando tento rodar o programa no meu telefone da esse erro “createPlayer() failed. No PitchControl!”, no emulador do próprio aparelho e no meu PC o programa funciona… Será que existem bloqueios e/ou restrições a este tipo de recurso? Alguém pode me ajudar???

1 Resposta

B
<blockquote><div class="quote-author">“Bazotti”:</div></blockquote>

Desisti do exemplo do Netbeans, tava muito complicado, e parti para um que encontrei no site da sun <a href="http://java.sun.com/javame/reference/apis/jsr135/index.html?javax/microedition/media/Manager.html">http://java.sun.com/javame/reference/apis/jsr135/index.html?javax/microedition/media/Manager.html</a>”, Ali fala tudo sobre esta api, não consegui ler tudo ainda, mas, tentei este código é este:

try {

System.out.println(“Capturando Audio”);

// Crie um DataSource que captura audio ao vivo.

//Player p = Manager.createPlayer(“capture://audio”); //default

Player p = Manager.createPlayer(“capture://audio?encoding=gsm&rate=96000&bits=8&Channels=1”);

p.realize();

// Adquira o RecordControl, fixe o local de registro, e

// comece o Jogador e registre durante 5 segundos.

//RecordControl rc = (RecordControl)p.getControl(“RecordControl”);

<a href="//rc.setRecordLocation">//rc.setRecordLocation</a>(“file:/audio/audio.amr”); //(“file:/tmp/audio.wav”);

<a href="//rc.startRecord">//rc.startRecord</a>();

p.start();

Thread.currentThread().sleep(5000);

p.stop();

<a href="//rc.stopRecord">//rc.stopRecord</a>();

<a href="//rc.commit">//rc.commit</a>();

}catch (IOException ioe) {

}catch (MediaException me) {

}catch (InterruptedException e) {}

Pelo que eu li no Manager.createPlayer() deverá conter uma especificação de coleta de dados do aparelho, no meu caso o Motorola C650, e é onde esta dando o erro, também esta dando erro no uso do RecordControl, mas, acho que deve ser a implementação que falta alguma coisa…

Alguém saberia quais são os parâmetro que devo usar no Manager.createPlayer() para capturar audio no MOTOROLA_C650???

:arrow: Descobri recentemente que os parâmetros que falei acima talvez não seja tão importantes e que o código como esta acima funciona, mas, o que realmente impede o uso do "createPlayer(“capture://audio); e do RecordControl” em dispositivos reais é uma proteção da API… E seria necessário para funcionar a criação de uma assinatura digital…

Alguém sabe como fazer isso usando o netbeans???

Obrigado!!!

Ezequiel Bazotti… ([email removido])

Criado 13 de março de 2007
Ultima resposta 14 de mar. de 2007
Respostas 1
Participantes 1