Carregar dll no J2ME para CDC

Pessoal,

Alguém sabe se a plataforma J2ME para CDC suporta o carregamento de bibliotecas nativas (.dll ou .so)?

[]'s

JNI te serve?

Existe mesmo a necessidade de usar uma .dll ou .so no j2me? Quem manja disso é o boone mas ele diz que é muitooooo complicado e talz eu sempre consegui evitar qualquer necessidade disso.

Att
Ricoldi

Pois eh, eu não vou precisar do JNI pois esta DLL já está preparada para conversar com o Java. Ela é a integração entre o Java e a biblioteca que preciso utilizar que é escrita em C.

Só não sei se dá para fazer isso no J2me, mas esta mesma dll funcionou num teste em desktop.

[quote=kelly_hayashi]Pois eh, eu não vou precisar do JNI pois esta DLL já está preparada para conversar com o Java. Ela é a integração entre o Java e a biblioteca que preciso utilizar que é escrita em C.

Só não sei se dá para fazer isso no J2me, mas esta mesma dll funcionou num teste em desktop.

[/quote]

No desktop sua DLL JNI deve funcionar apenas em Windows-32 bits e para o processador Intel (x86).

No JavaME muito provavelmente sua DLL JNI (que funcionou perfeitamente no desktop) não irá funcionar porque:
JavaME normalmente não roda sob Windows-32 bits mas sim em Pocket PC Windows ou alguma outra plataforma (por exemplo, Symbian) que não usa um processador Intel (x86), mas sim ARM ou MIPS ou ainda alguma outra coisa.
A probabilidade de não funcionar, usando apenas os arquivos que você tem, é de 99,9%.
Seria possível ver se há algum equivalente dessa biblioteca mas compilado para a arquitetura da máquina (celular ou Pocket PC) que você vai usar?

Isso eu não sei se é possível, pois o meu cliente precisa que um programa em java fale com um dispositivo periférico. E somente com DLL JNI para realizar isso. Porém a plataforma que é suportado pela máquina do cliente é J2ME.

Por isso estou questionando.

Se a dll não é feita para aquele sistema operacional onde vai rodar o programa, obviamente, sem chance de funcionar de jeito algum. O entanglement falou tudo…

Disso eu sei, só queria saber se é possível o java carregar a dll ou o .so, ou seja, a lib necessária pelo J2ME para CDC. Eu sei que pelo MIDP, não é possível.