Celular como detector de obstáculos

Gostaria de saber se não existe alguma forma (utilizando Irda ou Bluetooth ou até mesmo outro periférico associado a um cel ou pda) de medir a distância de um celular em relação a algum objeto (uma parede por exemplo), tipo seria mais ou menos assim: o celular envia um sinal ou onda (infravermelho por exemplo) e o celular descobre quando o sinal foi barrado por conta de uma parede por exemplo e apartir dai calcula a distância percorrida pelo sinal ou onda.
Já andei lendo sobre o Marge, Bluecove e outros mas pelo que entendi eles auxiliam na conexão com outros dispositivos, quando na verdade eu quero fazer do celular uma espécie de detector de obstáculos.

Qualquer idéia por mais doida que seja será muito bem vinda.

resumindo:
vc quer algo que simule o sistema de ecolocacao de um morcego
na minha ideia acho que isso pode ser possível sim via bluetooth mas acho que deve ser bem dificio!

acho melhor 1º fazer pesquisas de como implementar ecolocacao independente de tecnologia

Bluetooth pelo que sei teria sido criado para trafegar dados por aí, essa história de usar ele para criar uma espécie de radar me parece uma idéia bem doida. Penso a mesma coisa sobre o IrDA. Acho que a parte do radar teria que ser feita através de um dispositivo específico para esse fim e depois você usa USB, wifi, IrDA ou bluetooth para integrar o radar ao celular. Se eu precisasse fazer algo do tipo, pensaria em fazer desse jeito.

Inté.

Você quer pôr um sensor de estacionamento no seu celular? Ou um radar mesmo?

Você precisa do hardware adequado. Não dá para usar só o hardware existente no seu celular.

Um sensor infravermelho (IrDA) não é adequado para isso - ele só consegue obter dados digitais e não é possível obter temporização adequada para medir distâncias, já que a velocidade da luz é muito grande para você conseguir obter um atraso significativo para conseguir detectar alguma coisa pelo microprocessador do celular; você precisaria, por exemplo, de algo semelhante ao hardware de uma trena laser (que consegue medir distâncias, mas tem de ser apontado para o objeto cuja distância deve ser obtida, e além disso funciona de forma diferente de um sensor infravermelho) ou então de um sensor de estacionamento (um emissor e receptor ultra-sônico).

Da mesma forma, não é possível usar Bluetooth (uma onda de rádio de 2.5GHz aproximadamente) para servir de radar. Ele teria de ser pulsado - para poder medir o tempo decorrido para a reflexão do pulso - e isso não é o que ocorre na modulação típica do Bluetooth, que pode ser vista em um osciloscópio como um “ruído branco”.

[quote=enantiomero]Você quer pôr um sensor de estacionamento no seu celular? Ou um radar mesmo?

Você precisa do hardware adequado. Não dá para usar só o hardware existente no seu celular.

Um sensor infravermelho (IrDA) não é adequado para isso - ele só consegue obter dados digitais e não é possível obter temporização adequada para medir distâncias, já que a velocidade da luz é muito grande para você conseguir obter um atraso significativo para conseguir detectar alguma coisa pelo microprocessador do celular; você precisaria, por exemplo, de algo semelhante ao hardware de uma trena laser (que consegue medir distâncias, mas tem de ser apontado para o objeto cuja distância deve ser obtida, e além disso funciona de forma diferente de um sensor infravermelho) ou então de um sensor de estacionamento (um emissor e receptor ultra-sônico).
[/quote]
Nesse caso utilizando uma trena lase eu poderia colocar algum software desenvolvido em JavaME? Ou eu teria que descer do “tamanco” e programar em C? Tem alguma marca de trena laser para indicar? Pensei no celular por que hoje em dia é um aparelho que está muito difundido e por isso de acesso mais fácil.

Desde já grato a todos que opinaram.

Não é por nada não, mas esses equipamentos são bem bitolados mesmo - você provavelmente não consegue reprogramar uma trena a laser do jeito que você quer, porque o firmware dessas coisas é feito de tal modo que se usa o mínimo de memória programável possível, para poder deixar os custos mais baratos possíveis. Mesmo escrevendo em Assembly talvez você não consiga fazer caber nesse tanto de memória os recursos adicionais que você quer implantar.

Eu estava pesquisando e encontrei esse sonar http://www.tato.ind.br/detalhesproduto.asp?id=39 e tava pensando em pegar a saida dele e mandar para uma porta usb dessa forma poderiamos ter um periférico que geraria dados que ai poderiam ser tratados pelo celular, sendo que nesse caso o aplicativo java estaria lendo na porta USB.
A minha dúvida é: Isso é possível? Tem como eu manipular um sensor de tal forma que eu consiga mandar seus dados de saída para uma porta USB?

PRA QUE SERVE UM DETECTOR DE OBSTÁCULO AMIGO?

Não sei se te atende, mas ja pesquisou sobre Arduino? uma placa de arduino + sensor ultrasonico faz isso bemmmm de barbada e é facil de aprender.