Pessoal,
Sei que é um assunto meio batido na lista, mas não achei a resposta nas mensagem anteriores.
Quero começar a desenvolver para celulares c/ Java e estou procurando um celular para usar no desenvolvimento. Qual vocês recomendam? Os requisitos são:
- Que seja possível instalar facilmente os aplicativos pelo PC (USB);
- Que seja o mais barato possível (a idéia é usar o programa em aplicações comerciais, por isso tem que ser barato, vou precisar de vários);
Eu estava pensando em comprar o MC60, da Siemens. Está custando por volta de R$ 350 nas americanas. Alguém sabe se dá prá instalar programas pelo cabo, se vem bloqueado, se tem alguma limitação desse tipo?
Também gostaria de uma dica de um celular com IrDA e/ou BT com preço baixo e que não venha travado. Dicas?
Obrigado,
Luciano
Cara,
pelas pesquisas que eu fiz, os celulares da SIEMENS são os mais baratos e sem trava(operadoras claro e oi).
A inserção dos aplicativos é facinha e pode ser pelo cabo serial ou USB.
Tenho um SIEMENS C65(da CLARO), e ele veio sem NENHUMA trava.
Ele tem Irda, Camera e MIDP2.
Custou 399,00 no plano de 35 Reais/mes.
Sinceramente, apesar dos bugs da KVM, ele me atende muito bem.
Caso queira saber sobre travas e aparelhos e tal, acesse o site da siemens(www.my-siemens.com.br) que lá tem um Atendimento OnLine que os caras ajudam bastate!
Um abraço!
Eu já trabalhei com o MC60 ele bem fácil para instalar a
aplicações via cabo porque é uma interface tipo o explorer.
Eu tenho o CX 65 da Siemens e posso lhe falar que ele é muito bom. Inclusive tem tuda na versão 2.0. Porém o cabo de dados dele tá na faixa de 250,00 e eu achei um pouco puxado só o cabo dele neste valor.
Se quiser fazer este investimento é um bom aparelho.
Bem,
qnd eu comprei o C65, a vendedora disse que somente o cabo USB que ia funcionar nele.
Mas eu já tinha o cabo serial(que veio num outro celular da SIEMENS que eu tinha, C55) e resolvi testa-lo e tudo funcionou mil maravilhas!
Acredito que isso se aplica para todos os modelos SIEMENS.
Acho que o cabo serial é bem mais barato que o USB.
Muito obrigado pelas dicas! Fiquei realmente pendendo para os celulares da Siemens. Vocês sabem me dizer onde posso comprar o cabo serial do MC60? Eu até prefiro que seja serial o cabo, já que a idéia é ligar o celular a uma impressora.
Luciano
Como assim?
E pra que :?:
A idéia é usar o celular para receber pedidos via GPRS e imprimir um ticket. Por isso tenho que ter um jeito de ligar o celular à uma impressora. Claro, estou supondo é é possível acessar a porta serial pelo programa.
Luciano
Caraca,
acho que não da pra fazer isso não…
Acredito que o máximo que da pra fazer é fazer a comunicação do celular com uma app em um Computador e a app do computador imprimir na impressora… Ligar direto o celu na impressora(e funcionar) tem q ser ninja
!
Mesmo assim tem que ver o celular tem API para acessar a porta do cabo de comunicação.
Boa sorte!
Se não der, vou fazer um manifesto "Java suckz" e divulgar na Internet. até o fim dos meus dias. :-)
Falando sério, não sei se é possível, mas espero que seja. Seria muito decepcionante ter um dispositivo programável e não conseguir acessar os recursos do celular. É um disperdício ter o raio do celular com todos os recursos que eu preciso para o meu produto e não conseguir usar porque a linguagem/api não permite.
Luciano
Concordo com vc, mas ai a culpa é do TELEFONE.
O fabricante pode ou não implementar isso. É interessante vc fazer uma pesquisa para saber qual modelo te atende(ou atende sua aplicação).
Porém, Java(J2ME) oferece outras soluções, como o que eu falei: faça uma app Servidora que receba os “Tickers” via OTA e imprima logo em seguida!
Pensa só: é até mais interessante do que com o cabo! Pois via OTA vc pode mandar imprimir de qualquer lugar que vc tiver(o servidor pode estar no japão e vc aqui!). O único porém é que assim(via OTA) vc vai pagar alguns centavos pela conexão…
Um Abraço!
Sim, concordo contigo. Mas a idéia é justamente ter um dispositivo portátil, móvel, de baixo custo e que possa receber texto pela internet e imprimir localmente.
wobble, deixa eu ver se entendi: vc quer que o seu celular seja uma especie de “servidor”, e receba solicitacoes de impressao de tickets via GPRS de outros celulares?
Nao entendo muito de J2ME nao, mas acho que para vc fazer isso, seu celular deve ter um IP fixo, para que os outros possam “encontra-lo”. Tem um topico sobre utilizacao de IP fixo aqui no forum… parece que não é muito facil conseguir isso hj em dia ainda nao.
Agora, se vc deseja simplesmente imprimir arquivos que estao no celular em uma impressora utilizando a porta serial, imagino que o seu programa de impressao teria que ter a capacidade de enviar dados usando a interface que a impressora espera. Seria algo como criar um driver para a impressora, mas ao inves desse driver residir em um micro, ele residiria no seu celular… (será que estou viajando demais??)
Eu sei que existem impressoras que utilizam Bluetooth. Será que nao seria possivel utilizar esse tipo de conexao entre o celular e a impressora? (se sim, o custo seria R$ 0,00 ).
Opa galera, sou novato na lista 
Vi o tópico e to achando que pro wobble fazer isso ele tem que abrir mão ou da conexão direta com a impressora - e fazer isso com um server, ou então de custo.
Uma sugestão é que tem impressoras que suportam Bluetooth e daria pra fazer com um celular que suporta a tecnologia.
Aí fica a cargo de SMS ou MMS + uma aplicação J2ME pra fazer a mudança pro formato que você quer… Mas caiu no mundo Bluetooth via Java, esqueça celulares + simples… Se Deus quiser vai ficar comum num futuro próximo 
[]'s
Vou explicar melhor a aplicação. Imaginem uma rede de pizzarias espalhadas pela cidade que tem um único serviço de teleatendimento. A central recebe os pedidos e encaminha para a pizzaria mais próxima. Só que as pizzarias da rede não necessariamente tem um computador. Aí que entra o celular. Ao invés de colocar um computador em cada loja, coloco um celular conectado a internet. Quando a central manda um pedido, ele imprime um ticket e dispara um alarme para avisar que chegou um pedido.
A aplicação não é exatamente esta, mas é por aí. Antes que perguntem, a impressão do ticket é parte fundamental do negócio, por isso a minha insistência com a impressora. Quanto ao IP válido, isso não é um problema. Se não der para rodar o 'servidor' no celular, eu rodo ele no computador da central de atendimento e todos os celulares conectam a ele. Simples.
Quanto a imprimir num impressora BT, o problema é o custo mesmo. O celular vai ficar mais caro, a impressora vai ficar (muito) mais cara... se der prá fazer via serial, muito melhor.
Obrigado pelas dicas, é a primeira vez que participo deste grupo e fiquei impressionado com a quantidade e qualidade das mensagens. Valeu mesmo!
Luciano
Luciano,
agora ficou claro para mim o que vc está precisando fazer. Mas acho que existem alguns pontos importantes a serem levantados:
-
hoje em dia, o preco da conexao internet de um celular nao é muito baixo, por isso, mante-lo conectado continuamente (esperando que a central envie um pedido) talvez seja uma solucao muito cara!
-
Acredito que voce deve avaliar com cautela e muita pesquisa essa alternativa que vc está pretendendo utilizar… [size=18] Talvez[/size] a melhor alternativa seja mesmo exigir que os pontos de venda possuam um computador ligado a internet… Afinal, se o sistema que precisa ser feito tem a capacidade de ser utilizado por um celular, entao as exigencias de hardware provavelmente sao muito baixas… aproveite, tire a poeira, instale um linux enxuto e use aquele pentium MMX 233 com 32 de RAM que está encostado no armario

-
nesse pouquissimo tempo que estou me aventurando pelo mundo J2ME, ainda nao encontrei ninguem que desejasse conectar o celular diretamente a uma impressora… talvez as dificuldades que vc tenha para realizar essa tarefa sejam grandes… vale lembrar que, mesmo tendo uma linguagem poderosa como Java em maos, vc pode esbarrar nas limitacoes do aparelho telefonico, ou da API fornecida pelo fabricante (como disse o renandpf em msg anterior)…
A não ser que utilizar um celular seja uma exigencia, talvez a solucao de ter um computador seja a mais viavel ($$$$) para resolver o seu problema!
Espero ter ajudado…
[quote]Luciano,
agora ficou claro para mim o que vc está precisando fazer. Mas acho que existem alguns pontos importantes a serem levantados:
- hoje em dia, o preco da conexao internet de um celular nao é muito baixo, por isso, mante-lo conectado continuamente (esperando que a central envie um pedido) talvez seja uma solucao muito cara!
[/quote]
Não, GPRS é pago por quantidade de tráfego transferido. Logo, enquanto a conexão ficar em idle, não tem custo nenhum.
Esse é o plano B. :-)
Mas imagine só, são dezenas de pontos, vou precisar de dezenas de computadores, dezenas de modens ADSL (afinal, tenho que estar conectado o tempo todo), dezenas de placas de rede, dezenas de monitores, dezenas de assinaturas ADSL...
É, eu sei. O problema é a API do celular liberar o uso da porta serial, o resto eu dou um jeito. :-)
Bom, eu ainda acredito que se tudo der certo, posso conseguir um conjunto celular + impressora serial por R$ 1.000,00 e um custo mensal na faixa de R$ 10,00 (2 megabytes). Tudo isso num produto minúsculo. Seria a solução ideal para o meu problema. Se não der, paciência, vou pro plano B.
Valeu!
Luciano
Não entendo muito de J2ME, mas pelo que vc descreveu, se trocar esse celular por um computador funciona perfeitamente, afinal, voce so precisa de um servidor que receba e entenda os pedidos, seja ele um 386, pentium 4 HT, Mac ou celular…
Tenta imaginar como seria se no lugar do celular com impressora voce tivesse um servidor.
De quebra pode servir como server pra um site da pizzaria.
Boa tarde pessoal !
Estou ficando louco a procura de um smartphone que possa imprimir, já até testei alguns, como o nokia e61 e e62.
Instalei uma impressora com comunicação bluetooth no nokia e61.
O Nokia E61 possui por exemplo um editor de texto, então entrei digitei uma frase e mandei imprimir, funcionou perfeitamente.
Pensei é isto que preciso, mas infelismente a aplicação que fiz com páginas html que fica no servidor não imprimi.
Nesta aplicação eu uso comandos javascrip que qualquer browser funciona, inclusive eu acesso de qualquer PC e funciona perfeitamente, mas neste aparelho (Nokia E61) quando mando imprimir pelo comando javascript não funciona.
Ai então tentei imprimir pelo próprio browser tipo Arquivo/Imprimir, e por incrível que pareça a impressora imprime o cabeçalho (pàgina 1/1) e o rodapé (http://xxxyyy), mas o conteúdo da página não imprime.
Algum de vcs sabe como faço para resolver tal problema.
Desde já agradeço a todos…
Abraços: ibcruz
[quote=wobble]
Vou explicar melhor a aplicação. Imaginem uma rede de pizzarias espalhadas pela cidade que tem um único serviço de teleatendimento. A central recebe os pedidos e encaminha para a pizzaria mais próxima. Só que as pizzarias da rede não necessariamente tem um computador. Aí que entra o celular. Ao invés de colocar um computador em cada loja, coloco um celular conectado a internet. Quando a central manda um pedido, ele imprime um ticket e dispara um alarme para avisar que chegou um pedido.
A aplicação não é exatamente esta, mas é por aí. Antes que perguntem, a impressão do ticket é parte fundamental do negócio, por isso a minha insistência com a impressora. Quanto ao IP válido, isso não é um problema. Se não der para rodar o ‘servidor’ no celular, eu rodo ele no computador da central de atendimento e todos os celulares conectam a ele. Simples.
Quanto a imprimir num impressora BT, o problema é o custo mesmo. O celular vai ficar mais caro, a impressora vai ficar (muito) mais cara… se der prá fazer via serial, muito melhor.
Obrigado pelas dicas, é a primeira vez que participo deste grupo e fiquei impressionado com a quantidade e qualidade das mensagens. Valeu mesmo!
Luciano[/quote]
sugetsao, não seria mais facil fazer em sms ?!