Celulares com tecnologia BREW que rodam aplicações Java

Olah amigos do GUJ

Andei pesquisando sobre a tecnologia BREW e java. Meu celular eh um kyocera soho kx1, mas naum obtive informações que esclarece minhas dúvidas em relação ao celular ter tecnologia BREW e rodar jogos e aplicações Java… Navegando aí pela internet encontrei um artigo na IBM “Tips & tricks: BREWing Java code” (http://www-106.ibm.com/developerworks/library/wi-tip21.html?dwzone=wireless) onde fala que a ibm desenvolveu uma forma de desenvolver em java para rodar em brew…soh que meu ingles eh falho e não entendi direito isso… A ibm desenvolveu um compilador ou uma virtual machine para rodar as aplicações java? Como poderia uma aplicação desenvolvida com uma certa configuração do MIDP rodar numa virtual machine maluca? Ou o código java é compilado e transformado em código de máquina? Acho que o artigo naum fala sobre isso… mas e ai… Agradeço se alguma alma puder me esclarecer.

Sim, isto é possivel!! A tecnologia BREW na qual hoje em dia 99% das aplicação são desenvolvidas em C/C++ não é presa a uma linguagem (teoricamente). A aplicação BREW tem um arquivo .mif (que inicia a aplicação e contem seu id), um .bar (ou outros!!) que contem as imagens e strings e um mod, que é o codigo compilado, então se existir um compilador que compile um codigo J2ME neste padrão, isto é possivel!

So que eu nunca vi!!! Mas ja li sobre isto quando trabalhava com BREW

Dohko,
acho que em 2001 a IBM colocou no mercado uma JVM que roda em celulares que contém BREW.
Com isso, o que a IBM fez foi permitir que celulares que rodam BREW, pudessem tbm rodar J2ME (bastaria instalar a JVM dela).

Ou seja: colocou-se no mercado uma aplicação que permite usar BREW e Java ao mesmo tempo!!! Usou-se BREW para desenvolver a JVM, e usa-se J2ME para desenvolver o aplicativo para o usuário final (dono do celular).

Achei uma noticia no site da qualcomm (dona do BREW). Talvez ajude a esclarecer a duvida (tá em Inglês):
http://brew.qualcomm.com/brew/en/developer/resources/news/archives/2001/november_2001.html