Change level de games

olá pessoal,
estou fazendo um jogo de nave dakeles tipo 1942, ikaruga etc…
estou tendo alguns problemas na hora de trocar o cenário, pq 1º não sei o melhor modo fazer isso antes quando o jogador chegava no final da daze eu chamava uma classe loading que dormia segundos e eu fazia mas modificações na classe q extends gamecanvas, modificações do tipo: mudar inimegos de lugar e colocar ele visiveis denovo, pq quando o jogador acerta o inigimo eu dou um .setVisible(false); pq eu vi q se eu remover do layermaneger depois nao posso dar append denovo pq o sprite nao aparece isso e um dos problemas q estou tendo outro e pq tenho inimigos q ficam se moviemntando na tela, mas quando vou colocalos visiveis denovo eles nao aparem isso so esta acontecendo com os q ficam se movimentando. Depois tive a ideia de fazer o segundo em outra classe mais nao deu certo eu recebi duas exessoes Uncaught exception java/lang/NullPointerException.e Uncaught exception java/lang/OutOfMemory. oq seria essa Uncaught exception java/lang/NullPointerException? acho q a outra e pq nao teve memoria para instaciar a classe nao e isso? depois tive a ideia da calsse no nivel 2 herdar o classe do nivel 1 funcinou com 2 problemas continua dando o Uncaught exception java/lang/NullPointerException e os sprites que se movimentam nao aparecem tb.alguma ideia?
Grato.

Então cara acho q vc ta tendo mesmo um problema de arquitetura no seu game… da uma olhadinha nesse site ele é bem interessante da uma ideia bem ampla para games do tipo q vc esta fazendo, além de disponibilizar os códigos é uma engine bem fácil de programar .

Esse link vai direto pro turorial do level editor mas aconselho q vc leia ele todo.

http://www.javacooperation.gmxhome.de/LeveleditorEng.html :smiley: