estou começando os meus estudos com JME e já consego construir alguns menus, inserir imagens, etc etc
Eu queria começar a testar isso no celular, XD , mas eu só achei 1 tutorial que fala sobre como instalar em MOTOROLAS, e por sorte o meu é motorola XD, mas o modelo C350 não suporta java…
Bom, vamos à pergunta,
Qual deve ser o meu nível de preocupação com o modelo do celular que a aplicação vai rodar?
Eu só achei material sobre Motorla…
Mas e ser for Ericson?
LG?
ou quaquer outra??
vou conseguir facilmente instalar em quaquer uma ?,
E outra pergunta…
vale à pena usar os JDK que a motorola disponibiliza? que vantagens eu terei ?
Esse ponto é semelhante à uma aplicação web, vc desenvolve sua aplicação no firefox, mas será que vai funcionar perfeitamente no ie ou no opera? A única forma de saber é testando mesmo. Teoricamente vai funcionar em qq um, mas é bem possível que uma coisa ou outra fique diferente.
Mas já que vc está estudando, não se preocupe com isso, utilize o simulador que vem com o pacote e se vc vier à trabalhar com isso, é bem provável que vão te disponibilizar diversos aparelhos para testar.
Eu tive problemas quando fiz um joguinho de forca. No celular de uma amiga minha deu legal, mas quando fui testar em um outro celular com o display maior, ficou tudo troncho.
Como nosso colega falou aí em cima, você precisa levar em conta as características daquele conjunto de aparelhos em que sua aplicação irá rodar.
Cada caso é um caso, entao cada celular é um celular :?
Muda display ja da diferença na tua aplicação, eu acho vantagem vc baixa o sdk da motorola da sony pq dae vc vai conseguir testar sua aplicação nos mais diversos aparelhos e displays.
Claro que se algum dia tu for trabalhar com isso , certamente a empresa que ira adotar sua aplicação tera que padronizar o celular , Ex: todo usarão V3 , dae vc baixa o sdk da motorola e faz sua aplicação para o display do V3.
Obs: Estou pegando por base a empresa em que trabalho que pedem aos seus clientes padronização de celular, pda , smartphone, pois isso não só a empresa que fornece o software irá ganhar, mas tbem sim o cliente pois evitará transtornos.