Como adquirir certificado

eu aprendi a programar shellscript,pascal,c , c++ e java estou aprendendo , porem nao tenho nenhum certificado pois aprendi por conta propia como faco para realizar uma proeficiencia ou algo do tipo para ganhar certificado

Depende da certificação que vc pretende tirar…

Diferente das demais certificações da Oracle, as certificações de java não tem necessidade de cursos presenciais, portanto vc pode estudar em casa e se preparar para os exames.

O primeiro exame de certificação de java é o OCJA (Oracle Certified Java Associate). Ele é o mais básico e requer que você saiba o básico da linguagem e de conceitos de OO.

O segundo exame é o OCJP (Oracle Certified Jaba Programmer). Pra vc tirar essa certificação vc ñ precisa ter a certificação OCJA, mas para tirar as demais certificações (com exceção de arquiteto) vc deverá ter a OCJP. Como a OCJP ñ tem a OCJA como pré-requisito, aconselho vc estudar para tirar a OCJP direto. Leia o livro de SCJP (Sun Certified Java Programmer, antigo nome da certificação antes da Oracle comprar a Sun) da Kathy Sierra, é o melhor guia de estudo q tem.

Como vc ta postando na área de java ME, acredito q vc queira certificações dessa tecnologia, portanto depois da OCJP vc pode tirar a OCMAD (Oracle Certified Mobile Application Developer).

Existem diversos tópicos no fórum com os passos para comprar o voucher para fazer as provas de certificação, só dar uma procurada :wink:

Faço do kamikase_x, minhas palavras :smiley: