eu aprendi a programar shellscript,pascal,c , c++ e java estou aprendendo , porem nao tenho nenhum certificado pois aprendi por conta propia como faco para realizar uma proeficiencia ou algo do tipo para ganhar certificado
Como adquirir certificado
2 Respostas
Depende da certificação que vc pretende tirar…
Diferente das demais certificações da Oracle, as certificações de java não tem necessidade de cursos presenciais, portanto vc pode estudar em casa e se preparar para os exames.
O primeiro exame de certificação de java é o OCJA (Oracle Certified Java Associate). Ele é o mais básico e requer que você saiba o básico da linguagem e de conceitos de OO.
O segundo exame é o OCJP (Oracle Certified Jaba Programmer). Pra vc tirar essa certificação vc ñ precisa ter a certificação OCJA, mas para tirar as demais certificações (com exceção de arquiteto) vc deverá ter a OCJP. Como a OCJP ñ tem a OCJA como pré-requisito, aconselho vc estudar para tirar a OCJP direto. Leia o livro de SCJP (Sun Certified Java Programmer, antigo nome da certificação antes da Oracle comprar a Sun) da Kathy Sierra, é o melhor guia de estudo q tem.
Como vc ta postando na área de java ME, acredito q vc queira certificações dessa tecnologia, portanto depois da OCJP vc pode tirar a OCMAD (Oracle Certified Mobile Application Developer).
Existem diversos tópicos no fórum com os passos para comprar o voucher para fazer as provas de certificação, só dar uma procurada 
Faço do kamikase_x, minhas palavras
…