Como aplicação Flutter poderá popular dados de um banco diferente do Firebase?

Boa tarde, prezados. Podem tirar uma dúvida, e se possível orientar sobre as questões abaixo.

Estou fazendo um curso de Flutter onde é ensinado popular um banco pelo Firebase, e nele já tem os Endpoints/Urls para poder consumir as requisições em REST para popular o banco.

Como seria se utilizasse o Docker para ter uma infraestrutura num VPS dedicado. Teria que ter então um back-end em outra linguagem que provesse um serviço REST para fazer a inserção dos dados consumindo pela aplicação no Flutter?

E a parte da criação dos models/entidades como tabelas no banco por exemplo SqlServer, teria de ser feito via query no acesso interativo ao banco?

Agradeço de coração a atenção e desde já pela respostas :heart:

Abraço.

At. te, Robert Caetano.

Sim. Isso mesmo.

Quando esse serviço que será utilizado pelo app for criado, a modelagem do banco assim como as entidades jah seriam implementadas no backend e ficariam prontas para apenas serem utilizadas pelo app via API, por exemplo.

1 curtida

Boa tarde, @Lucas_Camara .

Muito obrigado pela sua resposta. :pray:t3:

No caso esse back-end poderia ser feito em Dart ou PHP?

Caso sim, como seria a execução desse back-end numa Infraestrutura conteinerizada em Dart?

Eu sei que no PHP meu container teria que ter o Apache para executar esse código back-end em PHP.

E no caso do Dart?

Agradeço a atenção.

At. te, Robert Caetano.

Em PHP, pode sim. Em dart, confesso que soh usei essa linguagem para escrever um app em flutter até hoje =D. Teria que ver se ele tem alguma implementação de servidor http onde fosse possível vc criar uma API para ser consumida pelo app, ou alguma outra forma que ele forneça.

A questão de usar container, é simplesmente um detalhe onde basta vc configurar o projeto para ser “empacotado” numa imagem para ser executada num ambiente desse tipo. Vc teria um Dockerfile que seria responsável por buildar e criar a imagem da sua aplicação para deixar pronta para ser publicada.

Essa é uma boa pergunta. Seria necessário uma pesquisa para ver o que o dart oferece, se ele possui algum implementação de servidor http para vc usar. Confesso que não sei.

1 curtida

Talvez esse vídeo ajude:

1 curtida

Muito obigado @Lucas_Camara!

Essa é uma boa pergunta. Seria necessário uma pesquisa para ver o que o dart oferece, se ele possui algum implementação de servidor http para vc usar. Confesso que não sei.

Vou dar uma pesquisada, já que seria uma mão na roda já entrar com essa parte do back-end em Dart também, sem a necessidade de se aprofundar numa 2ª linguagem.

Abraço! :grinning:

@rodriguesabner obrigado amigo!

Aí no caso ela está usando o MongoDb como database né, só trocaria o SGBD então?

Bem provável que o Dart tenha alguma biblioteca também que crie essa modelagem do banco com base na orientação das classes, não é mesmo?

Abraço! :pray:t3: