Boa tarde amigos, nunca desenvolvi para ipod. Tenho um sisteminha bem sismples, só para testes mesmo desenvolvido com java SE.
Como posso colocar ele no ipod? É somente pelo itunes?
Obrigado…
Os produtos da Apple não rodam Java SE, na verdade nenhum dispositivo do mercado roda, alguns mais antigos rodam Java ME apenas.
[]s
Mas como eu poderia desenvolver um aplicativo para um ipod ou ipad? somente com java EE?
obrigado…
[quote=nykel]Mas como eu poderia desenvolver um aplicativo para um ipod ou ipad? somente com java EE?
obrigado…[/quote]
Não pode!
Tem que utilizar Objective-C com a plataforma de desenvolvimento da Apple.
Nossa, nem conheço Objective-C…
Isso não java certo…
Mas com Java EE posso fazer isso?certo?
Usando Opera Mini…
[quote=nykel]Nossa, nem conheço Objective-C…
Isso não java certo…
Usando Opera Mini…[/quote]
Sim, você pode fazer uma aplicação web usando Java EE ou qualquer outra tecnologia de servidor. Neste caso vai rodar no iPhone ou qualquer outro aparelho que rodar um navegador.
[quote=nykel]Nossa, nem conheço Objective-C…
Isso não java certo…
Usando Opera Mini…[/quote]
Opera Mini é um browser pra dispositivos moveis.
Se você quer desenvolver um aplicativo para produtos Apple,é somente com Objective-C e na plataforma da Apple, mas se você quer desenvolver um site para dispositivos moveis, que rode em qualquer browser movel, pode desenvolver com java, php, asp, ruby,xhtml, html, etc…
Aplicativos nativos são completamente diferentes de sistemas web, precisa começar entendendo isso.
Com Java vc não vai fazer nada nativo para nenhuma plataforma móvel, seja Apple ou Android.
Pode ter um sistema web desenvolvido com Java EE e que seja acessível via iPad/iPhone/Android, via acesso web normal.
Opera Mini é browser de celulares antigos, como os Nokia N95… sugiro vc dar uma reciclada nos conceitos de desenvolvimento mobile e tecnologias usadas atualmente pra isso.
[]s
[quote=Luiz Aguiar]Aplicativos nativos são completamente diferentes de sistemas web, precisa começar entendendo isso.
Com Java vc não vai fazer nada nativo para nenhuma plataforma móvel, seja Apple ou Android.
Pode ter um sistema web desenvolvido com Java EE e que seja acessível via iPad/iPhone/Android, via acesso web normal.
Opera Mini é browser de celulares antigos, como os Nokia N95… sugiro vc dar uma reciclada nos conceitos de desenvolvimento mobile e tecnologias usadas atualmente pra isso.
[]s[/quote]
Pode explicar melhor esse “nativo”, afinal, eu programo para Android e uso java, tudo bem que tem algumas particularidades, mas é java.
Em se tratando de aplicativos web, opera mini não é a melhor alternativa?
obrigado
Bem acho ue estou fazendo confusão com o Opera Mini…
Então um ipod ou ipad usaria safari como um browser normal, então eu teria que fazer o aplictivo para web em geral e assim acessar via safari é isso?
[quote=JoaoBluSCBR]
Pode explicar melhor esse “nativo”, afinal, eu programo para Android e uso java, tudo bem que tem algumas particularidades, mas é java. [/quote]
Não. Você apenas programa em Java. Android roda outra coisa, não Java.
[quote=nykel]Bem acho ue estou fazendo confusão com o Opera Mini…
Então um ipod ou ipad usaria safari como um browser normal, então eu teria que fazer o aplictivo para web em geral e assim acessar via safari é isso?
[/quote]
Tem Opera Mini na AppStore, mas sim, é isso mesmo, safari é o browser padrão no iOS.
Nativo é quando se usa o próprio SDK da plataforma para desenvolver, pra Android vc usa o Android SDK e não o JDK da Oracle para desenvolver.
[quote=nykel]Então um ipod ou ipad usaria safari como um browser normal, então eu teria que fazer o aplictivo para web em geral e assim acessar via safari é isso?
[/quote]
Exato!
Lembrando que um app web não vai utilizar os recursos que o SDK disponibiliza, dependendo do tipo de aplicativo web não é uma opção viável.
[]s
[quote=Luiz Aguiar][quote=nykel]Então um ipod ou ipad usaria safari como um browser normal, então eu teria que fazer o aplictivo para web em geral e assim acessar via safari é isso?
[/quote]
Exato!
Lembrando que um app web não vai utilizar os recursos que o SDK disponibiliza, dependendo do tipo de aplicativo web não é uma opção viável.
[]s[/quote]
Apenas uma correção:
Aplicações nativas pro Android são aquelas que são criadas em C++ com o NDK e cujo bytecode é usado DIRETAMENTE pelo processador do smartphone.
Aplicações não nativas, são aquelas que são criadas com o SDK (usam uma JVM para traduzir o bytecode genérico para o bytecode do processador) ou outra ferramenta autoral.
Pequena correção: o Nokia N900 roda programas desenvolvidos em Java SE. E está no mercado.
Mas como é um aparelho sem futuro, é apenas uma pequena correção mesmo… 
obrigado pelos esclarecimentos Luiz…
[quote=boone]
Apenas uma correção:
Aplicações nativas pro Android são aquelas que são criadas em C++ com o NDK e cujo bytecode é usado DIRETAMENTE pelo processador do smartphone.
Aplicações não nativas, são aquelas que são criadas com o SDK (usam uma JVM para traduzir o bytecode genérico para o bytecode do processador) ou outra ferramenta autoral.[/quote]
Não faz muita diferença. Ambos são nativos para fins práticos que é criar apps. Agora você escreveu besteira, Android não usa JVM (pelo menos foi o que a Google disse para a Oracle).
Só esclarecendo: Desenvolvimento apple (iphone,ipod touch,ipad) , vc precisa de um sistema operacional Mac OS pra rodar a ferramenta de desenvolvimento da Apple, o XCode e programar em objective-C. Pra poder testar o seu App no seu aparelho e para publica-lo voce vai precisar da licença de desenvolvedor da Apple. Se não me engano saindo a U$ 99 Obamas por ano.
Best Regards.