Bom dia a todos.
Graças aos colegas aqui do fórum, consegui desenvolver uma pequena aplicação em J2ME que consome um Web Service instalado em Um TomCat 5.0.28. Tudo rodando perfeitamentre no simulador do NetBeans 5.5.1.
Agora vem o próximo passo, como posso fazer para esta aplicação rodar do meu Nokia e consumir o Web service instalado em um PC, ou seja, como fazer para os dois se comunicarem, uma vez que o meu Tomcat é um servidor local e não na Web ?
Existe alguma forma do meu celular acessar a rede local ? Como se faz isso ? Wireless, Infra-vermelho ou Bluetooth ?
Grato pela atenção.
[quote=Turbo_Drive] Bom dia a todos.
Graças aos colegas aqui do fórum, consegui desenvolver uma pequena aplicação em J2ME que consome um Web Service instalado em Um TomCat 5.0.28. Tudo rodando perfeitamentre no simulador do NetBeans 5.5.1.
Agora vem o próximo passo, como posso fazer para esta aplicação rodar do meu Nokia e consumir o Web service instalado em um PC, ou seja, como fazer para os dois se comunicarem, uma vez que o meu Tomcat é um servidor local e não na Web ?
Existe alguma forma do meu celular acessar a rede local ? Como se faz isso ? Wireless, Infra-vermelho ou Bluetooth ?
Grato pela atenção.[/quote]
Cria num destes serviços de DNS de IP dinâmico, um nome de máquina para vc e codifique na aplicação a URL que o serviço vai te dar (Ex: minhamaquina.dyndns.com).
Vc terá que rodar na sua máquina o software que eles vão te dar, que sempre que vc se conectar, postará o seu IP para eles guardaram, para que quando alguem acessar este seu endereco minhamaquina.dyndns.com, eles sabem qual é o teu IP e a conexão gerada pelo celular seja roteada corretamente.
Sobre o Bluetooth acho que vc teria que comprar um adaptador bluetooth para o PC (R$ 40,00) e rezar para o software que vem com ele possibilitar que o seu celular ganhe um IP e possa ser possível esta conexão.
Te falo isto pois o meu dongle (adaptador) suporte o perfil bluetooth para isto, onde eu uma vez o meu celular conectado ao PC, é criada uma rede e ganho um IP para “conversar” com o PC, dentre outras funções. O software que veio no meu dongle é o BlueSoleil, pelo sinal, muito popular por aí.
Acho que daí é só colocar este IP que o desktop atribuiu ao seu celular, no código da aplicação e voilá! deve funfar…
Enfim, é isto aí.
Grande boone, sempre na ativa. Eu possuo esse adaptador, só que ao tentar ativar a opção de “Serviço de acesso à Lan Bluetooth”, apareceu um lance, tipo como se estivesse reconhecendo algum Hardware, porém não consegui instalá-lo.
Sobre esse outro serviço ao qual vc comentou inicialmente, não há uma forma de os PDA’s funcionarem em uma rede local sem a necessidade de estarem conectados a Internet ?
Grato pela atenção.
[quote=Turbo_Drive] Grande boone, sempre na ativa. Eu possuo esse adaptador, só que ao tentar ativar a opção de “Serviço de acesso à Lan Bluetooth”, apareceu um lance, tipo como se estivesse reconhecendo algum Hardware, porém não consegui instalá-lo.
Sobre esse outro serviço ao qual vc comentou inicialmente, não há uma forma de os PDA’s funcionarem em uma rede local sem a necessidade de estarem conectados a Internet ?
Grato pela atenção.[/quote]
Como opções de conectividade basicamente vc pode ver se o seu PDA tem:
:arrow:Bluetooth
Rede de curto alcance, alcança 10 metros
:arrow:Wi-Fi ou 802.11
Rede de médio alcance, alcança algumas centenas de metros. Depende da compra de access point
Complementando…
http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=265
Podería até citar o WiMax mas acho que é muito recente para ser considerado.