Como é criado um app mobile para vários paises?

Olá, eu realmente estou curioso em saber, como é feito um app android para vários paises, exemplo: o aplicativo Uber, o fundador criou apenas um App para vários paises ou simplesmente tirou cópias do código e alterou o idioma, gostaria de saber como funciona, espero que entenda minha pergunta.

1 curtida

Obs.: As informações abaixo servem para o desenvolvimento nativo usando um projeto no formato gerado pelo Android Studio. Eu não saberia dizer qual tecnologia o Uber usa e nem como é feito em tecnologias alternativas como Flutter ou React Native, por exemplo.

Usa-se apenas um aplicativo.

Quando vc cria um projeto Android haverá uma pasta chamada res.

Dentro desta pasta vc colocará (dentro de suas respectivas subpastas) diversos tipos de recursos usados pelo seu app.

Alguns exemplos de recursos são imagens para icones e arquivos XML (onde vc pode definir layouts, menus, cores, strings entre outras coisas que vc pode ver aqui).

Cada subpasta de recurso pode conter um complemento em seu nome que pode indicar várias coisas, desde recursos especificos para certos tamanhos de telas até conteúdo especificos para certos idiomas.

Por exemplo as strings. As boas práticas do desenvolvimento Android recomendam que vc não escreva strings diretamente em código, mas sim, as declare em um arquivo chamado res/values/strings.xml.

Ao declarar uma string ali, vc dá a ela um nome. Algo assim:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<resources>
    <string name="app_name">My Amazing App</string>
</resources>

Sempre que precisar daquela string, vc apenas a referencia pelo seu name.

Bom, acontece que se vc quiser suportar os idiomas inglês e português, vc teria 2 arquivos de strings, um para cada idioma.

  • res/values-en/strings.xml
  • res/values-pt/strings.xml

No caso, o conteúdo de res/values-pt/strings.xml seria:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<resources>
    <string name="app_name">Meu Maravilhoso App</string>
</resources>

Para saber mais, veja os links abaixo:

1 curtida

Entendi, obrigado por compartilhar esse conhecimento e esse site, foi muito generoso da sua parte mim responder, muito obrigado.

1 curtida