Como evitar a pirataria de aplicativos JME? (se é q tem como)

10 respostas
Jaison

Alguém ja conseguiu implementar algo pra evitar a pirataria de aplicativos JME? (CLDC)

já vi que validar uma aplicação pelo IMEI do celular num rola!

Alguém tem alguma outra idéia?

10 Respostas

P

o q vc manda pro celualr eh o JAR, portanto o cara nao tem acesso ao fonte…

nao entendi mto bem a sua duvida…

Jaison

pardal_nb:
o q vc manda pro celualr eh o JAR, portanto o cara nao tem acesso ao fonte…

nao entendi mto bem a sua duvida…

mais ele pode transferir esse .jar pra varios outros celulares sem pagar pra mim, saca? :wink:

P

ah ta…entendi…

cara, um tempo atras qnd esta dando uma estudada sobre JME eu lembro q tinha como vc pegar dados do celular(identificacao do aparelho msm, nao lembro como)…

pede pro cara assim q instalar o programa acessar a net e fazer uma autenticacao …dps disso o acesso dele ta liberado…

tente encontrar uma solucao +/- assim dessa forma…obrigando o cara enviar info pra net de tempos em tempos

P

Jaison:
Alguém ja conseguiu implementar algo pra evitar a pirataria de aplicativos JME? (CLDC)

Se funfasse, com certeza estas produtoras de jogos para celular já teriam implementado isto…

Desconheço qualquer forma efetiva de haver esta proteção.

O que sei é que vc talvez consiga impedir ele de transmitir (Bluetooth,Infra,SMS) de celular para celular usando DRM. Procure por foward-lock. Acredito que seja possível.Lógico, o celular onde está a aplicação tem que suportar DRM, pois é ele que irá impedir a aplicação de sair do aparelho…vários da Nokia eu sei que suportam o DRM.

Pelo que me lembro vc tem que gerar um arquivo DM (?) que conteria informações sobre a aplicação. Ele apontaria para onde está o JAD e só daí o download do JAR se iniciaria.Bem, é um assunto longo e como eu disse, compete vc estudar se lhe interessa.

Jaison

pardal_nb:
ah ta…entendi…

cara, um tempo atras qnd esta dando uma estudada sobre JME eu lembro q tinha como vc pegar dados do celular(identificacao do aparelho msm, nao lembro como)…

pede pro cara assim q instalar o programa acessar a net e fazer uma autenticacao …dps disso o acesso dele ta liberado…

tente encontrar uma solucao +/- assim dessa forma…obrigando o cara enviar info pra net de tempos em tempos

a identificação do aparelho que vc falou deve ser o getProperty(). Mas eu particularmente não achei viável essa maneira pq cada fabricante tem uma restrinção o que torna dificil o uso do getProperty().

Quando a sua idéia de usar internet, acho que não é tão viável no momento… até porque o acesso a internet (via celular) ainda não é uma realidade no brasil…

mais valeu pela dica pardal_nb!!!

abraço!

Jaison

boone:
Jaison:

Se funfasse, com certeza estas produtoras de jogos para celular já teriam implementado isto…

Desconheço qualquer forma efetiva de haver esta proteção.

O que sei é que vc talvez consiga impedir ele de transmitir (Bluetooth,Infra,SMS) de celular para celular usando DRM. Procure por foward-lock. Acredito que seja possível.Lógico, o celular onde está a aplicação tem que suportar DRM, pois é ele que irá impedir a aplicação de sair do aparelho…vários da Nokia eu sei que suportam o DRM.

Pelo que me lembro vc tem que gerar um arquivo DM (?) que conteria informações sobre a aplicação. Ele apontaria para onde está o JAD e só daí o download do JAR se iniciaria.Bem, é um assunto longo e como eu disse, compete vc estudar se lhe interessa.

Pois é boone, eu ja estou à algumas semanas pesquisando uma maneira eficaz para evitar o compartilhamento de aplicativo em aparelhos não licenciados, mas minhas pesquisas estão sendo em vão!

vc colocou um assunto interessante e novo pra mim (DRM) não conheço nada sobre isso, mais vou da uma pesquisada…

valeu por responder…

até mais “Rambo” rssss :lol:

Luca

Olá

Os meios indicados me pareceram bons mas vou tecer mais algumas considerações.

A proteção deveria ser feita pelo modelo de negócio. O aplicativo “deveria” ser vendido para uma prestadora de serviço e esta teria condições de verificar se o aparelho está habilitado.

Coloquei “deveria” entre aspas porque nunca foi fácil convencer uma prestadora de serviço de que era bom negócio para ela disponibilizar os aplicativos. E agora com os celulares super poderosos, se abre um mercado para tentar vender aplicativos diretamente ao usuário final.

Um dos modos de se defender é já vender o celular com uma modificação no firmware como alguns celulares para fazer transações de cartão de crédito. Outro meio é fazer um bom contrato com o comprador.

[]s
Luca

Jaison

Luca:
Olá

Os meios indicados me pareceram bons mas vou tecer mais algumas considerações.

A proteção deveria ser feita pelo modelo de negócio. O aplicativo “deveria” ser vendido para uma prestadora de serviço e esta teria condições de verificar se o aparelho está habilitado.

Coloquei “deveria” entre aspas porque nunca foi fácil convencer uma prestadora de serviço de que era bom negócio para ela disponibilizar os aplicativos. E agora com os celulares super poderosos, se abre um mercado para tentar vender aplicativos diretamente ao usuário final.

Um dos modos de se defender é já vender o celular com uma modificação no firmware como alguns celulares para fazer transações de cartão de crédito. Outro meio é fazer um bom contrato com o comprador.

[]s
Luca

Luca desculpa a ignorância, mas vc poderia me dar um exemplo de uma prestadora de serviço? (o nome dela)

Obrigado… sua resposta foi importante!

abraço!

Luca

Olá

Vivo, Oi, Tim, Claro, etc. Se a gente conseguisse vender para eles, o que é muito difícil e poucos conseguiram, eles cuidariam da instalação dos aplicativos e do controle das cópias.

[]s
Luca

Jaison

Luca:
Olá

Vivo, Oi, Tim, Claro, etc. Se a gente conseguisse vender para eles, o que é muito difícil e poucos conseguiram, eles cuidariam da instalação dos aplicativos e do controle das cópias.

[]s
Luca

mais de que forma?

num era mais facil pra motorola, nokia, samsung, LG etc… controlar a instalação? (obviamente não é facil convence-las)

como as operadoras de telefonia móvel podem controlar a instalação dos aplicativos nos aparelhos?

abraço Luca!

Criado 4 de dezembro de 2007
Ultima resposta 5 de dez. de 2007
Respostas 10
Participantes 4